Na 1° edição do Concurso de Receitas, realizada em 2024, buscamos valorizar as comidas típicas de todo estado de São Paulo, ficando a cargo de cada escola o envio das receitas populares de suas respectivas regiões ou suas receitas de família.
As cozinheiras das 83 receitas ganhadoras foram homenageadas em cerimônia de premiação na SEDUC,
onde em parceria com o SENAC, foram sorteadas bolsas de estudo para cursos técnicos e livres.
Além disso, cozinheiras das 10 melhores receitas foram premiadas com um encontro exclusivo
com os chefs Olivier Anquier, Gil Gondim e Danilo Rolim.
Dentre as várias receitas típicas de todo Estado de São Paulo, tivemos algumas com história ligada à origem da região, outras como receitas de família e até mesmo algumas utilizaram da EAN (Educação Alimentar e Nutricional) para elaborar atividades pedagógicas com a participação de alunos, professores, cozinheiras e os demais funcionários que compõem a escola. Veja abaixo algumas delas!
“A tilápia, protagonista dessa receita, tem uma história interessante no Brasil. Originária do continente africano, foi aqui introduzida na década de 1950 para controle de algas em açudes. Hoje, é um dos peixes mais cultivados, graças à adaptação a águas doces e sabor versátil. Em cidades como Presidente Epitácio, a tilápia foi incorporada com sucesso à culinária local, refletindo a cultura e a economia ribeirinhas.”
texto de Ana Carolina Viotti
Peixe com batatas
ao modo ribeirinho
Município: Presidente Epitácio
URE: Santo Anastácio
Escola: EE 18 de Junho
Torta Saudade de Mãe
Município: Cananéia
URE: Registro
Escola: EE Dinorah Silva dos Santos Professora
“Entre tantas delícias que minha mãe preparava, essa torta era uma delas, como ela não está mais aqui, quando a saudade aperta, faço essa torta, por isso esse nome.”
Comparecemos nas salas onde foi apresentado a receita contando um pouco da história partindo do lado afetivo para tradição da família.
“Feijão tropeiro com carne de porco suculenta, couve picada e bastante tempero era sempre presença garantida nos almoços da família da cozinheira Ana Carla, e a dona da receita tradicional era sua avó. Foi por causa dessa lembrança que surgiu uma adaptação do prato feita com os ingredientes disponíveis na escola.”
Clique aqui para acessar o material elaborado pela escola sobre essa receita.
Feijão Tropeiro Alambariense
Município: Alambari
URE: Itapetininga
Escola: EE Eduardo Soares Prof