Àquelas equipes que completarem TODAS as etapas do concurso receberão um Certificado de Menção Honrosa, como forma de agradecimento à essa jornada de empenho, dedicação e carinho que vocês cozinheiras(os) depositaram ao se inscreverem e elaborarem as receitas ao concurso!
1º Lugar - Experiência Ecoturística
A equipe que conquistar o primeiro lugar vai viver uma experiência que vai muito além de um simples prêmio:
uma experiência eco turística incrível, repleta de atividades conectadas à natureza e à sustentabilidade.
O destino ainda é surpresa! Mas já podemos adiantar: será em um lugar especial no estado de São Paulo.
Tudo será cuidado com carinho para que vocês só se preocupem em aproveitar.
E tem mais: cada integrante poderá levar um acompanhante para compartilhar cada momento dessa aventura única!
Como parte da premiação, a SEDUC dará às 10 melhores equipes de cozinheiras uma aula show exclusiva
com a primeira ganhadora do MasterChef Brasil: a chef Elisa Fernandes!
Local: São Paulo Capital
Data: entre fevereiro e março de 2026
Ganhou notoriedade nacional ao se tornar campeã da primeira temporada do MasterChefBrasil, em 2014. Com a oportunidade, passou a se dedicar à gastronomia estudando na renomada escola Le Cordon Bleu Paris, na França, a maior do segmento de culinárias no mundo. Com a especialização, trabalhou em restaurantes consagrados, se consolidando como cozinheira profissional através da experiência adquirida na culinária francesa.
Desde então, cria experiências gastronômicas exclusivas, como jantares harmonizados e eventos privativos. Sua trajetória inclui participação em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nas redes sociais, une culinária com entretenimento, produzindo quadros e conteúdos para os amantes da gastronomia. Seu trabalho é marcado por pratos delicados que refletem influências da culinária francesa, com foco em molhos, vegetais e ingredientes brasileiros. Elisa se identifica com a abordagem "bistronomique", na qual tradição e modernidade se encontram para valorizar sabores autênticos e reconfortantes.
Às equipes que concluírem todas as etapas, terá uma premiação na SEDUC, assim como foi na última edição do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares!
Na premiação, serão entregues medalhas às equipes participantes e troféus para as escolas ganhadoras!!
Na cerimônia de premiação, que acontecerá na SEDUC, além da entrega das medalhas, teremos um momento de pura expectativa e alegria: serão ofertados ingressos¹ para eventos, exposições e peças de teatro em parceria com a Secretaria da Cultura.
Uma forma de celebrar não só a conquista, mas também de abrir novas portas para experiências culturais inesquecíveis!
¹ A disponibilização dos ingressos está condicionada à quantidade ofertada pelos parceiros culturais e será realizada de acordo com a pontuação final obtida pelas equipes, observando-se os critérios de classificação estabelecidos.
As 91 receitas vencedoras vão muito além da cozinha: elas serão a base para a criação de uma revista infanto-juvenil sobre alimentação sustentável.
Esse material será pensado especialmente para os estudantes da Rede Estadual de Educação, e servirá como uma ferramenta pedagógica, ajudando a levar a Educação Alimentar e Nutricional para dentro das salas de aula!
Das 91 receitas vencedoras, 30 serão selecionadas para fazer parte de um e-book especial, que será lançado em 2026.
A escolha não será baseada na pontuação final, mas sim feita pela equipe técnica da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SEDUC-SP, levando em conta o quanto cada receita se relaciona com os temas do material de apoio “Alimentação e Sustentabilidade”.
Além das receitas, o e-book vai trazer conteúdos sobre alimentação sustentável, fotos das preparações, o nome dos(as) cozinheiros(as) que criaram cada prato e, para deixar tudo ainda mais especial, depoimentos daqueles que quiserem compartilhar suas histórias e inspirações na cozinha.