A nossa Newletter de dezembro 2025 já se encontra disponível
Espécie: Erinaceus europaeus; A- 10,5 cm; C- 25 cm; L- 13,5 cm;
Espécime taxidermizado, utilizado como material didático no ensino das Ciências Naturais, para estudo de características morfológicas. Este exemplar encontra-se colocado sobre uma base de madeira retangular. O animal está em posição de alerta. Trata-se de um ouriço-cacheiro. Tem o dorso coberto por espinhos curtos e lisos, de cinza claro a castanho, a restante parte do corpo é coberta por pelos cinza claros, os olhos são castanho escuros em vidro simulando o aspeto natural.
Consta um exemplar de ouriço-cacheiro no inventário de 1895, arquivado na Torre do Tombo. Consta a descrição de um exemplar de: "Um ouriço" na "Relação dos exemplares de vertebrados que foram remetidos, pela Universidade de Coimbra, a 4 de junho de 1898 ao Lyceu Central de Braga". Constam dois exemplares de ouriço-cacheiro, no inventário de 1901, com os números 4a e 4b, publicado nesse ano no Lyceu Central de Braga, sobre a forma de Catálogo e, que se encontra arquivado na nossa Biblioteca. Constam dois exemplares de ouriço-cacheiro, quer no inventário de 1906 quer no de 1920, arquivados na Torre do Tombo. Constam também dois exemplares, desta espécie, no inventário sem data do Liceu Sá de Miranda, com os n.ºs 5 e 6, arquivados na nossa Escola.
Classificação científica - Reino: Animalia; Filo: Chordata; Classe: Mammalia; Ordem: Erinaceomorpha; Família: Erinaceidae; Género: Erinaceus; Espécie: Erinaceus europaeus;