A nossa Newletter de novembro 2025 já se encontra disponível
Material didático que servia para estudo e observação da anatomia dos corais nas aulas de Ciências Naturais. Está exposto, permanentemente, no Museu, na parede. Sob um fundo preto, retangular, é apresentado um corte longitudinal de uma haste de Coral (Corallium rubrum) com dois pólipos. Este modelo, altamente ampliado está fixado e legendado em francês. Faz parte do catálogo de 1908 da Les Fils D'Émile Deyrolle, Paris. Sabe-se qual é a espécie, através da consulta do catálogo que o refere, expressamente. Já fazia parte do espólio do Colégio Espírito Santo (encerrou em outubro de 1910).
Tradução para Português da Legenda:
"1- Pólipo; 2- Corte longitudinal de Pólipo; 3- Pólipo retraído coberto pelo cálice; 4- Tentáculos; 5- Abertura bucal; 6- Cavidade Gastral; 7- Diafragma; 8- Filamentos mesentéricos; 9- Gónadas; 10- Hidrantes; 11- Sarcosome (não traduzido); 12- Calice sarcosomique (não traduzido); 13- Vasos irregulares; 14- Orifícios dos vasos irregulares das cavidades dos pólipos; 15- Vasos longitudinais; 16- Pólipos."
Classificação científica: Reino: Animalia; Filo: Cnidaria; Classe: Anthozoa; Ordem: Alcyonacea; Família: Coralliidae; Género: Corallium; Espécie: Corallium rubrum;
Modelo anatómico em gesso e cerâmica da Casa Émile Deyrolle - Paris.
Modelo tridimensional de corte transversal de caule de monocotiledónea.
Proveniência: Casa Les Fils d’Émile Deyrolle, Paris.
Modelo tridimensional de corte transversal de caule de dicotiledóneo com três anos de crescimento.
Proveniência: Casa Les Fils d’Émile Deyrolle, Paris.
Modelo anatómico de olho humano e estruturas adjacentes (músculos, vasos sanguíneos, nervos e parte óssea da órbita). O modelo é desmontável para observação detalhada das diferentes partes.
Modelo anatómico do ouvido humano, representando as estruturas do ouvido externo, médio e interno, incluindo o pavilhão auricular, o canal auditivo, os ossículos, a cóclea e o labirinto. O modelo é desmontável , permitindo a observação detalhada das diferentes partes.
Modelo tridimensional desmontável do encéfalo humano, evidenciando o cérebro (lobos frontal, parietal, temporal e occipital identificáveis), o tronco encefálico (com o bolbo raquidiano destacável) e o cerebelo, incluindo a arbor vitae (“árvore da vida”) e as tonsilas cerebelosas. No interior do cérebro são visíveis estruturas como o corpo caloso, o fórnix, o tálamo, o hipotálamo, o sistema ventricular e a continuidade do tronco encefálico.