A conquista da América e as formas de organização política dos indígenas e europeus: conflitos, dominação e conciliação.
Habilidade: (EF07HI08) Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista com vistas à compreensão dos mecanismos de alianças, trocas comerciais, confrontos e resistências. / (EF07HI09) Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência.
OBJETIVO: Descrever as formas de organização das sociedades americanas no tempo da conquista européia; Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as principais formas de resistência
ANOTE: ONDE O IMPÉRIO INCA SE DESENVOLVEU?
Nas montanhas dos Andes (conjunto de montanhas que passa por toda costa oeste da América do Sul), instalou-se um IMPÉRIO. Os incas dominavam uma vasta área, chamada de “Império das Quatro Direções”, cujos domínios estendiam-se do atual Equador, ao Norte, até o Chile, ao Sul.
Os incas instalaram-se inicialmente no Vale de Cuzco, por volta de 1200 d.C, mas apenas no século XV (por volta de 1470 d.C.) começaram a estender seus domínios sobre outros territórios e povos da região andina, incorporando e cobrando tributos de centenas de grupos étnicos (povos com culturas diferentes).
O MAPA DEMONSTRA OS DOMÍNIOS DO IMPÉRIO INCA NO ANO DE 1500 d.C., antes dos espanhóis invadirem.
ANOTE EM SEU CADERNO: INCA, POR QUE INCA?
OS INCAS ACREDITAVAM QUE SEU IMPERADOR FOSSE O descendente do deus-sol Inti Raymi, o imperador era o principal guardião de todos os bens pertencentes ao Estado, incluindo a propriedade das terras. INCA SIGNIFICA FILHO DO DEUS-SOL
OS VÍDEOS:
O desenho A NOVA ONDA DO IMPERADOR, retrata um INCA que perde seus domínios e vê como vive a sua população.
O filme Vale Sagrado dos Incas, mostra um pouco no que acreditavam e como viviam os INCAS.
A RELIGIÃO DOS INCAS
ANOTE EM SEU CADERNO:
POR QUE OS INCAS FAZIAM SACRIFÍCIOS?
Os incas eram extremamente religiosos.Decisões importantes eram precedidas de súplicas aos deuses, fossem para pedir sua bênção para as campanhas militares ou para a próxima colheita.
O Sol regulava o calendário e, a cada ano, o dia de dezembro em que o Sol estivesse mais ao sul do Equador marcava o início do calendário inca.
O sacrifício de animais era uma parte fundamental dos rituais religiosos.
Para grandes acontecimentos como uma coroação ou a perigosa decisão de ir à guerra, exigia-se o sacrifício humano. Crianças de 10 a 15 anos, por serem consideradas mais puras que os adultos, geralmente eram as escolhidas. Para os pais, a escolha de seu filho era vista como uma honra.
A imagem acima refere-se a uma menina inca, Seu cadáver congelado foi encontrado juntamente com os de outras duas crianças a mais de 7 mil metros de altitude, no cume do vulcão Llullaillaco, situado na atual Argentina, devido as condições climáticas dos locais (muito frio e seco) onde os incas sacrificavam, os corpos ficaram preservados, sendo mumificados naturalmente.
ANOTE EM SEU CADERNO: COMO INCAS PRODUZIAM COMIDA NO MEIO DAS MONTANHAS???
Imagine um povoado nativo construído na serra andina a uma altitude de aproximadamente 3.000 metros, capaz de produzir basicamente milho e batata.
Assim, uma parte da comunidade deslocava-se de tempos em tempos para explorar os recursos de pastagens localizadas em outro “piso” das montanhas, a uma altitude de 4.000 metros.
ESSA ERA FOI A FORMA COMO OS INCAS ENCONTRARAM PARA PRODUZIR COMIDA NAS MONTANHAS: CRIAR PISOS NAS MONTANHAS!
ANOTE EM SEU CADERNO: O QUE FOI: Machu Picchu: A INCRÍVEL CIDADE CONSTRUÍDA NO ALTO DA CORDILHEIRA DOS ANDES?
Reconhecida como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, chama a atenção por suas impressionantes construções levantadas no coração da cordilheira dos Andes - ficam bem no alto de uma imensa montanha, com uma vista panorâmica da floresta verde. Foi construída no século XV (1438-1471), sob as ordens de Pachacuti.
Para a historiadora peruana Maritza Villavicencio, o complexo de Machu Picchu (que significa "velha montanha") "foi um centro de pesquisa agrícola", e também local de observação astronômica.
ANOTE EM SEU CADERNO: COMO OS ESPANHÓIS CONQUISTARAM OS INCAS?
Quando chegou à região do Peru,em 1532, o espanhol Francisco Pizarro encontrou um império mergulhado em grave agitação política. A morte do Sapa Inca Huayna Capac e de seu herdeiro direto, ambos vitimados pela varíola, desencadeou uma disputa pelo poder entre outros dois filhos do imperador, Atahualpa e Huáscar. O conflito acabou convertendo-se em uma guerra civil, que dividiu o povo e provocou morte e destruição. As doenças trazidas pelos espanhóis se espalham e matam milhares.
Os Incas não sabiam nada sobre o que tinha acontecido aos astecas, aproveitando-se da situação, Pizarro dirigiu-se à cidade de Cajamarca. Encontrou-se com Atahualpa – que havia ordenado a morte do irmão – e o aprisionou. Grandes quantidades de ouro e prata foram entregues aos espanhóis como resgate pelo Sapa Inca, mas mesmo assim Pizarro ordenou a sua morte. A cidade de Cuzco foi tomada e, aos poucos, os espanhóis se impuseram aos povos do Império.
Desenho da época demonstrando a morte do último imperador inca TUPAC AMARU pelos espanhóis em 1572.
A LÍNGUA DOS INCAS ESTA VIVA: O QUÉCHUA
Acima imagem de povos nativos do Peru com lhamas, animais característicos da Região. A segunda língua mais falada no Peru é o quéchua, a língua dos antigos Incas.
Especialmente em Cusco, a antiga capital Inca, podemos presenciar muitos eventos que nos leva de volta à era Inca. O exemplo mais famoso provavelmente é o festival Inti Raymi em junho, quando o deus do sol Inti da cultura Inca é honrado em uma expressiva procissão.
AGORA QUE VOCÊ JÁ ESTUDOU UM POUCO SOBRE OS INCAS... ENTRE NESSE LINK E JOGUE PARA TREINAR!