Habilidade: (EF06HI11) Caracterizar o processo de formação da Roma Antiga e suas configurações sociais e políticas nos períodos monárquico e Domínios e expansão das culturas grega e romana; Significados do conceito de “império” e as lógicas de conquista, conflito e negociação dessa forma de organização política. As diferentes formas de organização política na África: reinos, impérios, cidades-estados e sociedades linhageiras ou aldeias.
Objetivos: Compreender as diferentes formas de explicação da criação cidade de Roma (explicação mitológica e a histórica); Compreender as mudanças na forma de governo em Roma: Da Monarquia para a República; Compreender as principais diferenças entre Monarquia e República.
ANOTE EM SEU CADERNO:
1) Pesquise O QUE É UM MITO e faça um pequeno resumo sobre o que você entendeu.
2) Pesquise e explique a mitologia de criação de Roma (Rômulo e Remo).
Olá, eu sou Virgílio, eu vivi em Roma no séc. I a.C., eu escrevi um livro, a Eneida contando como os gregos criaram Roma, escrevi esse livro inspirado no Homero que vocês conheceram nas aulas anteriores!
Assim como os gregos, os romanos também criaram MITOLOGIAS (lendas) para explicar a criação da sua cidade! Os romanos diziam que a cidade tinha sido criada por Rômulo e Remo (que estão abaixo representados com a Loba) que era descendente de um grego. Assim os ROMANOS diziam que eram DESCENDENTES de GREGOS! Os gregos influenciaram muito os romanos!
ANOTE EM SEU CADERNO:
3) Qual é a explicação histórica para o surgimento da cidade de Roma?
Como Roma foi realmente criada: a explicação Histórica
O Império Romanoé considerado o maior império civilização da história ocidental abrangendo quase toda a Europa, e ele começou em Roma, que foi uma pequena cidade que se transformou em um gigantesco Império. Mas como a cidade de Roma foi criada?
A data da fundação da cidade de Roma édesconhecida, embora autores digam que teria sido no século VIII a.C., c. 800 a.C. Sabemos através de estudos arqueológicos, que os primeiros povos a chegarem à península foram, provavelmente, os itálicos, entre os quais estavam os latinos e os sabinos. Mais tarde, vieram os etruscos, um povo de comerciantes e navegadores. Depois, então, foi a vez dos gregos, que se estabeleceram no sul da península e na Sicília. Portanto, itálicos, etruscos e gregos foram os principais povoadores da Península Itálica (onde se localiza Roma, e é atualmente a Itália).
Como os romanos criaram um Império tão grandioso?
O Império Romano ocupava lugares como de países como a Alemanha, França, Inglaterra, Egito, Palestina, Espanha Portugal, Itália, Suíça. Croácia, Sérvia, Grécia, Turquia e muitos outros: Todos esses territórios pintados no mapa de amarelo e verde foram dominados pelos romanos! ! Roma (que fica naquela região pintadinha de rosa) utilizou o seu poderoso exército para conquistar outros povos!
Mas o Império Romano não existe hoje, certo? Isso porque ele deixou de existir no ano de 476 d.C. Veremos com calma como isso aconteceu.
ANOTE EM SEU CADERNO:
4) Leia as explicações abaixo e FAÇA UMA COMPARAÇÃO ENTRE QUEM MANDAVA EM ROMA NA ÉPOCA DA MONARQUIA E QUEM MANDAVA EM ROMANA NA ÉPOCA DA REPÚBLICA.
A MONARQUIA ROMANA
Vimos há algumas aulas atrás o significado de Monarquia,(governo de um só, geralmente chamado de REI).
Nos primeiros tempos da Monarquia (753 a.C.-509 a.C.), o rei era a maior autoridade da cidade, mas não a governava sozinho. Além dele, havia o Senado (formado pelos chefes das principais famílias patrícias) e uma Assembleia (composta de soldados com até 45 anos).
Na Roma antiga, o cargo de rei não passava de pai para filho; quando um rei morria, o Senado escolhia quem iria sucedê-lo e a Assembleia se manifestava contra a escolha ou a favor dela. Portanto, o rei tinha o seu poder limitado pelo Senado e pela Assembleia.
Os patrícios (que eram os nobres romanos, donos de muitas terras e de gado e os únicos a possuir direitos de participar da política), controlavam o Senado romano e em 509 a.C., tiraram do poder o rei etrusco Tarquínio, o Soberbo, e fundaram a República (que no latim, língua dos romanos, significa RES PUBLICA: COISA PÚBLICA).
A REPÚBLICA ROMANA
Com a proclamação da República em 509 a.C., os patrícios passaram a controlar o poder, reservando para si os mais altos cargos do governo. A República Romana passou a ser governada por magistrados, pelo Senado e pelas Assembleias.
A REPÚBLICA, COMO OS ROMANOS INFLUENCIARAM NOSSA FORMA DE GOVERNAR!
MUITOS PAÍSES ATUALMENTE UTILIZAM A REPÚBLICA COMO FORMA DE GOVERNO!
Inicialmente, a República seria um regime de governo onde todos os cidadãos estavam chamados a participar e dar sua contribuição para o bem comum. Na República, aquele que está no poder (nos exemplos atuais, presidente, governadores, prefeitos), ficam apenas determinado tempo no comando, cedendo espaço para outros que são escolhidos (atualmente utilizamos os votos para escolher quem ficará no poder) e o poder também é dividido (não é uma pessoa apenas que manda em tudo). O que é diferente na Monarquia, onde o rei fica no poder até o fim da sua vida.
ANOTE EM SEU CADERNO.
5) Como era inicialmente a republica romana?
6) Qual a diferença entre Monarquia e República?
7) Analise o mapa abaixo e dê Exemplos de países que atualmente são repúblicas.