Riqueza vai, o prejuízo fica

    GARIMPO NO BRASIL

A prática da garimpagem é antiga, no Brasil teve início ainda no período colonial, desempenhando um importante papel na formação econômica e social do país. Nos anos de 1700 e 1800, o ouro era minado principalmente em Minas Gerais e em Mato Grosso, o que afetou diretamente a formação econômica dos estados.

Com a instituição da República, no final do século XIX, o garimpo foi regulamentado, fato que dividiu as opiniões, pois enquanto alguns perceberam a oportunidade de progresso, outros temiam seus impactos ao meio ambiente. 

Em meados dos anos 80, o garimpo ganhou força na Amazônia e em outras regiões do país. Porém, a atividade passou a ser uma das principais preocupações ambientais do país, principalmente devido aos danos que ele causa ao meio ambiente e à saúde das pessoas. A atividade também está associada a problemas sociais e conflitos fundiários.

Após a sanção da Lei de Proteção da Mata Atlântica (Lei nº 12.651, de 31 de agosto de 2012), o garimpo na região tem sido mais restrito e a sua legalização tem sido debatida pelo governo federal e por organizações ambientalistas.


Disponível em: https://jpimg.com.br/uploads/2021/08/mapbiomas1-1-768x852.jpg 

Foto Mapa 01

Por ser uma terra rica em minérios, o potencial extrativista coloca o território brasileiro em destaque no cenário mundial. Nesse contexto, é possível observar que a área explorada no país saltou de 31 mil hectares, em 1985, para 206 mil hectares, em 2020. Fato é que a garimpagem está associada a uma série de questões complexas, como desmatamento, poluição de rios e degradação dos solos, devido às técnicas de extração. 

O problema maior se dá quando entendemos que o aumento na produção da mineração industrial, licenciada, não seguiu o mesmo índice do aumento nacional, sendo assim, é possível constatar um aumento considerável da prática do garimpo ilegal

Disponível em:  https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/24/Terra_Ind%C3%ADgena_Tenharim_do_Igarap%C3%A9_Preto%2C_Amazonas_%2841737915024%29.jpg/800px-Terra_Ind%C3%ADgena_Tenharim_do_Igarap%C3%A9_Preto%2C_Amazonas_%2841737915024%29.jpg


Foto Garimpo 01

Disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcThWuoUytHBSgbMRmEbS-JOMxpnY79OmlaGTt2g3wEvm2nxK6Ug

Foto Garimpo 02


Disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRn9XJ5F4MKZXpt2MNTQgzROg_-UHinKchWbsWAyagYaMfRVIcc


Foto Garimpo 03

GARIMPO ILEGal

O garimpo ilegal é uma das principais preocupações relacionadas à exploração mineral no Brasil, especialmente em regiões protegidas e em territórios indígenas, gerando tensões entre garimpeiros e locais, além de problemas ambientais. Isso porque é uma prática que não segue as leis, dessa forma não se sabe a quantidade de ouro retirada, também não há restrições quanto ao tamanho da área explorada, além de não haver nenhum tipo de fiscalização, então o impacto é enorme. 

Essa prática é especialmente grave na Amazônia, com uma série de impactos ambientais, como a contaminação das águas dos rios, prejudicando a vida aquática; destruição da vegetação natural, devastada para achar os minérios; erosão, pois durante a mineração, acontece a remoção da primeira camada do solo, levando à degradação; poluição do ar gerada pelo uso de maquinaria pesada e explosivos poluentes, afetando a qualidade do ar e a saúde humana.

Além dos impactos ambientais citados, há também prejuízos sociais como o deslocamento forçado das comunidades locais, muitas vezes obrigadas a deixar áreas tomadas ilegalmente para extração. O êxodo traz consigo o aumento da pobreza e da marginalização. Outra questão importante que deve ser avaliada é o fato de que a ilegalidade é a causa da exploração dos trabalhadores, que atuam em condições precárias, recebendo baixos salários, mesmo se sujeitando a trabalhos perigosos. 

Além de todas as consequências negativas elencadas, esse crime está associado a outras práticas ilegais, como a grilagem de terras, a exploração ilegal de madeira e a caça furtiva.

Disponível em:  https://www.greenpeace.org/brasil/blog/garimpo-ilegal-quais-sao-os-impactos-e-prejuizos-deste-crime/

Foto garimpo 04


Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/garimpo-ilegal-aproveita-falta-de-fiscalizacao-do-governo-brasileiro-para-expandir-atividades/

Foto garimpo 05

Regulamentar o garimpo e combater a extração ilegal tem sido uma prioridade do governo federal, visando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o respeito aos direitos das comunidades indígenas e locais. No entanto, a luta contra essa atividade continua a ser um desafio, devido a diversas dificuldades, como a extensão territorial em que acontece e o envolvimento de grupos criminosos.