No dia 20 de março o prefeito Rodrigo Massulo recebeu, no seu gabinete, a presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, Rosalva Rocha, o Diretor Administrativo e Financeiro, Rafael Barcela e o arquiteto William Xavier, da empresa Patrimonium Arquitetura e Restauro LTDA, de Porto Alegre. Na ocasião, eles entregaram ao prefeito o projeto de restauro do Museu, bem como o documento de aprovação do mesmo junto ao IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.
Agora, com o projeto aprovado pelo IPHAE, a entidade pode buscar recursos para as obras de restauração através de Leis de Incentivo e patrocínios diretos. A aprovação pelo Instituto era necessária devido o prédio do Museu ser tombado pelo Estado desde 2013.
“Uma obra como essa precisa ser feita com bastante planejamento e dentro de rigorosos critérios técnicos. Agora, vamos à busca dos recursos para viabilizar todo o processo e, finalmente, iniciar de fato as obras para que o município possa fazer a entrega do Museu repaginado para a população e visitantes”, acrescentou Rosalva Rocha.
O projeto pretende solucionar as necessidades de conservação e preservação do prédio. Para isso, conta com vasta documentação, proposta formal e técnica, dentro dos parâmetros de qualidade mínima para uma obra de conservação em um bem tombado, bem como o cumprimento de todas as normas técnicas necessárias.
“As ações previstas no projeto visam garantir a integridade do patrimônio histórico tombado, tornando o espaço mais adequado para ações museológicas e de atividades educativas e culturais, bem como as ações de acessibilidade, tendo como foco a preservação do bem público e a segurança de seus frequentadores”, ressaltou o prefeito.
Já o arquiteto William Xavier parabenizou a equipe do Museu e creditou essa qualidade documental ao empenho da diretoria e servidores da instituição que, de acordo com ele, foram incansáveis no fornecimento de informações para a elaboração do projeto.
Também acompanharam o ato de entrega, o secretário interino do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Sandro Souza; o representando do secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Fernando Lauck, assim como o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Arthur Sessin da Rosa Amaral; o engenheiro Willian da Silva Machado; arquiteta Thais Gobbi Soares; e a assessora da ASCOM, Jassira Castro.
Texto: ASCOM/Rafael Barcela
Fotos: Arthur Cunha - ASCOM