“Resgatando Memórias - Comunidades”
“Resgatando Memórias - Comunidades”
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - COMUNIDADES
PINHEIRINHOS - X EDIÇÃO
Gravação - 10.09.2024
Exibição em episódio único - 15.05.2025
Memórias de Pinheirinhos são contadas por moradore
da localidade em mais uma edição do projeto
Jorge Mendes de Oliveira (Jorge Lau), 95 anos de idade, Luiz Carlos Machado, 62 anos de idade e Sirlei Teresinha de Oliveira, 59 anos de idade contaram as histórias e os fatos mais marcantes da localidade de Pinheirinhos, 4º Distrito, interior de Santo Antônio da Patrulha.
A exibição do episódio aconteceu na quinta-feira, dia 15 de maio de 2025, dentro da programação da 23ª Semana Nacional de Museus. A transmissão ocorreu pelas redes sociais da prefeitura, no Facebook (@prefasap) e no YouTube (@prefeiturasantoantoniodapa6435).
Além do bate-papo, das histórias e causos, as pessoas fizeram uma verdadeira viagem pela localidade, pois foram feitas gravações do distrito, suas paisagens, a Igreja e o Salão Comunitário Nossa Senhora Aparecida, a capela mortuária e os cemitérios locais, as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental Abentulino Ramos e José Martins Correa Filho, a praça de pedágio da EGR na Rodovia ERS-474 e o Campo do Esporte Clube Pinheirinhos.
Para o Presidente interino da Fundação, Rafael Barcela este é um projeto que o internauta poderá conhecer um pouco mais ou encontrar informações sobre Santo Antônio da Patrulha de ontem e de hoje, aprofundando-se nas belas histórias com personagens que ajudaram no desenvolvimento da cidade e do povo patrulhense, “Preservando o passado, o Museu Caldas Júnior inspira o presente e constrói um futuro mais conectado com sua comunidade”, disse ele.
A 10ª edição do projeto foi gravada na sombra de uma figueira, na propriedade do senhor Jorge Lau, no dia 10 de setembro de 2024 e contou com a participação da equipe do Museu: Rosalva Rocha, Rafael Barcela e Carla Cunha, além do profissional Daniel Ricardo.
Os vídeos dos compartilhamentos dessas memórias e afetos são amplamente divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e no site do Museu Caldas Júnior no endereço eletrônico: bit.ly/museusap. Lá você já pode assistir a 1ª edição do projeto em Monjolo (5º distrito); a 2ª edição na AGASA (1º distrito); a 3ª edição em Catanduva Grande (3º distrito); a 4ª edição em Canto dos Guilhermes (4º distrito); a 5ª edição na Costa da Miraguaia (2º distrito); a 6ª edição em Tapumes (6º distrito); a 7ª edição em Montenegro (1º distrito); 8ª edição em Vila Palmeira (2º distrito); 9ª edição em Arroio da Madeira (3º distrito) e a 10ª edição em Pinheirinhos (4º distrito), assim como as edições especiais: 1ª) Técnicas Artesanais Antigas, 2ª) Ex-prefeitos de Santo Antônio da Patrulha; 3ª) Re-Conhecendo a História da Casa do Museu; 4ª) Servidores Públicos Municipais Aposentados e a 5ª) Dia Internacional das Mulheres com as Ex-Vereadoras. Além disso, todas as gravações estão à disposição em DVD para empréstimo. Os materiais produzidos, desde o lançamento do projeto em setembro de 2021, passam a compor o acervo do Museu.
Você assistirá lindas e emocionantes histórias, além de muitas e boas risadas!
Fotos: Daniel Ricardo.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - COMUNIDADES
ARROIO DA MADEIRA - IX EDIÇÃO
Gravação - 23.07.2024
Exibição - 18 a 20.03.2025
Equipe do Museu visita novamente o 3º Distrito para
gravação do Resgatando Memórias - Comunidades
Uma viagem no tempo para resgatar memórias e criar um sentimento maior de pertencimento às localidades do interior do município. Com esse objetivo, a equipe do Museu pegou à estrada na terça-feira, dia 23 de julho de 2024, rumo ao 3º distrito, chegando à localidade de Arroio da Madeira para gravação da 9ª edição do Resgatando Memórias - Comunidades.
A nona edição do projeto foi conduzida pela Presidente Rosalva Rocha e o Diretor Administrativo e Financeiro Rafael Barcela. A gravação e captação de imagens foram feitas pelo profissional Daniel Ricardo e aconteceu no Salão Comunitário de Arroio da Madeira.
Os episódios marcantes com o resgate das memórias contadas por moradores de Arroio da Madeira foram divulgados a partir do dia 18 de março de 2025, às 20 horas pelo Facebook da prefeitura:/prefasap. Na quarta (19) foi exibida a segunda parte e na quinta-feira (20), o terceiro e último episódio.
Para Rosalva Rocha, a finalidade do projeto é destacar a história dos distritos, buscando valorizar as paisagens naturais, além das atividades locais e suas fontes de economia. “Além do resgate da nossa memória, temos o compromisso com a difusão do conhecimento da história local para essa e as futuras gerações, bem como compartilhar conhecimento e salvaguardar os relatos orais dos moradores das mais diversas localidades. Esse tem sido o compromisso do Museu Caldas Júnior”.
As histórias e os fatos da localidade de Arroio da Madeira foram contados pelo senhor Daiçon Maciel da Silva, 78 anos de idade e pelas senhoras Juraci Cardoso Gomes, 87 anos de idade, Terezinha de Jesus Gomes Rodrigues, 87 anos de idade e Zilma Martins Chaves, 66 anos de idade. Entre os locais visitados estão o Salão Comunitário, a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o campo do Esporte Clube Flor da Serra e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Machado dos Santos.
Os vídeos dos compartilhamentos dessas memórias e afetos são amplamente divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e no site do Museu Caldas Júnior no endereço eletrônico: bit.ly/museusap. Lá você já pode assistir a 1ª edição do projeto em Monjolo (5º distrito); a 2ª edição na AGASA (1º distrito); a 3ª edição em Catanduva Grande (3º distrito); a 4ª edição em Canto dos Guilhermes (4º distrito); a 5ª edição na Costa da Miraguaia (2º distrito); a 6ª edição em Tapumes (6º distrito); a 7ª edição em Montenegro (1º distrito); 8ª edição em Vila Palmeira (2º distrito) e a 9ª edição em Arroio da Madeira (3º distrito), assim como as edições especiais: 1ª) Técnicas Artesanais Antigas, 2ª) Ex-prefeitos de Santo Antônio da Patrulha; 3ª) Re-Conhecendo a História da Casa do Museu; 4ª) Servidores Públicos Municipais Aposentados e a 5ª) Dia Internacional das Mulheres com as Ex-Vereadoras. Além disso, todas as gravações estão à disposição em DVD para empréstimo. Os materiais produzidos, desde o lançamento do projeto em setembro de 2021, passam a compor o acervo do Museu.
Você assistirá lindas e emocionantes histórias, além de muitas e boas risadas!
Texto: Rafael Barcela
Fotos: Daniel Ricardo
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - COMUNIDADES
VILA PALMEIRA - VIII EDIÇÃO
Gravação - 28.05.2024
Exibição - 11 a 13.12.2024
Museu chega à Vila Palmeira com o Projeto
Resgatando Memórias - Comunidades
A equipe do Museu Caldas Júnior mais uma vez pegou a estrada, porém desta vez, rumo ao 2º distrito, chegando à localidade de Vila Palmeira para gravação da oitava edição do Resgatando Memórias - Comunidades.
Os fatos e lembranças da Vila Palmeira foram contados pelas senhoras Ana Maria Cardoso Santos (70 anos), Edith Borba da Silveira (83 anos) e Marina Castilhos da Silveira (86 anos) e pelo senhor Renato Nunes Ramos, Seu Renato Chácara (84 anos). Entre as imagens captadas por drone estão a RS-030; o Salão Paroquial e a Igreja Católica Santa Teresinha; a Escola Estadual Professor Cândido de Barros; a Escola Municipal de Educação Infantil Algodão Doce; o Posto de Saúde e o Estádio Vovó Lavina do Grêmio Esportivo Liberdade.
A oitava edição do projeto contou com a condução da equipe do Museu formada pela Presidente Rosalva Rocha, Rafael Barcela e Carla Cunha. O Museu agradece a colaboração de Márcia Guimarães e Cristiano dos Santos Carvalho. A gravação e captação de imagens foram feitas pelo profissional Daniel Ricardo e aconteceu na Sede Social do Grêmio Esportivo Liberdade em 28 de maio, dia de frio intenso e período em que o povo gaúcho vivia a catástrofe climática que assolou todo o Rio Grande do Sul.
A estreia dos episódios aconteceu na quarta-feira, dia 11 de dezembro de 2024, às 20 horas pelo Facebook da prefeitura:/prefasap. Na quinta (12) foi exibida a segunda parte e na sexta-feira (13), o terceiro e último episódio.
Os vídeos dos compartilhamentos destas memórias e afetos são amplamente divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e aqui em nosso site (bit.ly/museusap). Logo abaixo você pode assistir também a 1ª edição do projeto em Monjolo (5º distrito); a 2ª edição na AGASA (1º distrito); a 3ª edição em Catanduva Grande (3º distrito); a 4ª edição em Canto dos Guilhermes (4º distrito); a 5ª edição na Costa da Miraguaia (2º distrito); a 6ª edição em Tapumes (6º distrito) e a 7ª edição em Montenegro (1º distrito), assim como as edições especiais: 1ª) Técnicas Artesanais Antigas, 2ª) Ex-prefeitos de Santo Antônio da Patrulha; 3ª) Re-Conhecendo a História da Casa do Museu e a 4ª) Servidores Públicos Municipais Aposentados. Além disso, todas as gravações estão à disposição em DVD para empréstimo.
Você assistirá lindas e emocionantes histórias, além de muitas e boas risadas!
Texto: Rafael Barcela.
Imagens: Daniel Ricardo.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - IV EDIÇÃO ESPECIAL
SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS APOSENTADOS
Gravação - 09.10.2024
Exibição - 28 a 31.10.2024
Com quatro episódios, Projeto Resgatando Memórias presta homenagens aos servidores públicos municipais aposentados
O Projeto Resgatando Memórias, promovido pelo Museu Caldas Júnior há mais de três anos, teve sua quarta edição especial gravada na tarde de quarta-feira, dia 9 de outubro de 2024, com o Resgatando Memórias - Servidores Públicos Municipais Aposentados.
Angelita Borges Cardoso, Darlene Bestetti, Iara Suzana da Costa, Luiz Cezar Castro Pereira, Luiz Paulo da Luz e Mareci Teresinha da Silva narraram histórias, curiosidades, dificuldades e os fatos mais marcantes vividos por eles em tempos diferentes do funcionalismo público municipal de Santo Antônio da Patrulha. Numa descontraída conversa, os servidores públicos municipais relembraram seus períodos e suas experiências.
A estreia aconteceu no Dia do Servidor, na segunda-feira, dia 28 de outubro, às 20 horas pelo Facebook da prefeitura: /prefasap. Na terça (29) foi exibida a segunda parte, na quarta (30) a terceira e na quinta-feira (31), o quarto e último episódio.
Participaram da gravação especial pelo Museu Caldas Júnior: Rosalva Rocha, Rafael Barcela, Carla Cunha e Isabel Bestetti; pela Unidade Gestora do RPPS: Simone Lorence Fraga, Diego de Oliveira Ferreira e Raika Eduarda da Silva Portal (Estagiária do FAPS); representantes dos aposentados no Conselho Municipal de Previdência: Lídia Elóa Sileiro Braga e Roseli Maria da Silva Argenti; pelos aposentados municipais: Angelita Borges Cardoso, Darlene Bestetti, Iara Suzana da Costa, Luiz Cezar Castro Pereira, Luiz Paulo da Luz e Mareci Teresinha da Silva; pelos representantes dos ativos: Ilton Sidnei de Borba e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais: Marco Aurélio Fraga Bicca, Presidente do SSPM. A gravação foi de Daniel Ricardo e a captação de imagens Daniel Ricardo e Arthur Fraga, da ASCOM.
Os vídeos dos compartilhamentos destas memórias e afetos são amplamente divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e aqui em nosso site (gg.gg/museusap). Logo abaixo você pode assistir também a 1ª edição do projeto em Monjolo (5º distrito), a 2ª edição na AGASA (1º distrito), a 3ª edição em Catanduva Grande (3º distrito), a 4ª edição em Canto dos Guilhermes (4º distrito), a 5ª edição na Costa da Miraguaia (2º distrito) a 6ª edição em Tapumes (6º distrito) e a 7ª edição em Montenegro (1º distrito), assim como as edições especiais: I) Técnicas Artesanais Antigas, II) Ex-prefeitos de Santo Antônio da Patrulha e III) Re-Conhecendo a História da Casa do Museu. Além disso, todas as gravações estão à disposição em DVD para empréstimo.
Você assistirá lindas e emocionantes histórias, além de muitas e boas risadas!
Texto: Rafael Barcela
Fotos: Daniel Ricardo e Arthur Fraga
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - MONTENEGRO
Edição VII - 02.04.2024
Com três episódios, Resgatando Memórias -
Comunidades chega à localidade de Montenegro
Com o intuito de compartilhar conhecimento e salvaguardar a memória oral, a equipe do Museu Caldas Júnior, formada por Rosalva Rocha, Rafael Barcela e Carla Cunha, na tarde do dia 02 de abril de 2024 pegou à estrada rumo ao 1º Distrito para a gravação da 7ª Edição do Projeto “Resgatando Memórias - Comunidades”.
O anfitrião Antônio Carlos Gomes, 64 anos, Antônio Dias da Silveira, 88 anos, João Luís Goulart Gomes, 72 anos e Manoel Dias da Costa (Seu Maneca), 91 anos contaram as histórias e os fatos mais marcantes da localidade de Montenegro, 1º Distrito, interior de Santo Antônio da Patrulha.
A estreia aconteceu na segunda-feira, dia 17 de junho, às 20 horas pelo Facebook da prefeitura: /prefasap. Na terça (18) foi exibida a segunda parte e na quarta-feira (19), o terceiro e último episódio. Imperdível.
Além do bate-papo, das histórias e causos, as pessoas poderão fazer uma viagem pela localidade, pois foram feitas gravações do distrito e de suas paisagens, da Igreja Nossa Senhora das Graças e Salão Comunitário, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Anchieta e de parte do trecho do Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela, além do casario antigo, do cultivo de cana-de-açúcar, de alambique, dos muros de taipa e da vista da Lagoa dos Barros na descida de Montenegro até a ERS-030.
Os vídeos dos compartilhamentos destas memórias e afetos são amplamente divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e aqui em nosso site (gg.gg/museusap). Logo acima você já pode assistir a 1ª edição do projeto em Monjolo (5º distrito), a 2ª edição na AGASA (1º distrito), a 3ª edição em Catanduva Grande (3º distrito), a 4ª edição em Canto dos Guilhermes (4º distrito), a 5ª edição na Costa da Miraguaia (2º distrito) e a 6ª edição em Tapumes (6º distrito), assim como as edições especiais: Técnicas Artesanais Antigas, Ex-prefeitos de Santo Antônio da Patrulha e Re-Conhecendo a História da Casa do Museu. Além disso, todas as gravações estão à disposição em DVD para empréstimo.
Você assistirá lindas e emocionantes histórias, além de muitas e boas risadas!
Texto: Rafael Barcela
Fotos: Daniel Ricardo
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - TAPUMES
Gravação - 18.01.2024
Exibição - 25 e 27.03.2024
Museu percorre os seis distritos do município
resgatando histórias
O Museu Caldas Júnior vem levando o Resgatando Memórias - Comunidades aos Distritos de Santo Antônio da Patrulha. O Projeto iniciou em 21 de setembro de 2021, percorrendo várias localidades e, agora em janeiro de 2024, chegou ao 6º Distrito na localidade de Tapumes. O acervo da Fundação conta agora com episódios do 1º ao 6º Distrito.
Dalmo Morem Gomes e Pedro Leocadio Gomes contaram as histórias e os fatos mais marcantes da localidade de Tapumes, 6º Distrito, interior de Santo Antônio da Patrulha.
São dois episódios imperdíveis. Você assistirá lindas e emocionantes histórias, além de boas risadas!
Além do bate-papo, das histórias e causos, os internautas viajarão pela localidade, pois foram feitas gravações da entrada do Distrito e de suas paisagens, da Igreja e do Salão Paroquial Nossa Senhora das Graças e da desativada Escola Estadual de 1º Grau Incompleto Pedro Santos, além de lavouras de arroz e fazendas com criações de gado.
Todo o material produzido faz parte do acervo do Museu. Os vídeos de compartilhamento destas memórias e afetos são amplamente divulgados para o conhecimento da comunidade em geral. Aqui, os internautas já podem assistir a 1ª Edição do Projeto em Monjolo (5º Distrito), a 2ª Edição na AGASA (1º Distrito), a 3ª Edição em Catanduva Grande (3º Distrito), a 4ª Edição em Canto dos Guilhermes (4º Distrito) e a 5ª Edição na Costa da Miraguaia (2º Distrito), além das Edições Especiais: Técnicas Artesanais Antigas, Ex-prefeitos de Santo Antônio da Patrulha e Re-Conhecendo a História da Casa do Museu.
Texto: Rafael Barcela
Foto: Daniel Ricardo
EPISÓDIO RE-CONHECENDO A HISTÓRIA DA CASA DO MUSEU
Gravação - 11.05.2023
Exibição - 17.10.2023
Últimas moradoras da casa levam você a uma viagem pelo
local que hoje abriga o Museu
Para marcar a data comemorativa de 41 anos de abertura do Museu Caldas Júnior, foi exibido um episódio contando um pouco sobre determinada época da casa que hoje abriga o Museu, mas que, ao longo de sua existência, teve inúmeros moradores e hóspedes ilustres.
Ao assistir, o público poderá fazer uma verdadeira viagem pelos cômodos da casa, além de conhecer detalhes e curiosidades contadas pelas senhoras Eunice Teixeira Renck, 83 anos, Ruth Allgayer, 77 anos e Léa Teixeira Ramos, 74 anos, filhas do último dono da residência, o dentista João Batista Teixeira.
A casa que abriga o Museu foi construída por volta de 1820, perto do marco inicial da cidade e tem arquitetura tipicamente luso-açoriana.
O primeiro morador da casa foi o Alferes Francisco Xavier da Luz. Como casa do Presidente da Câmara de Vereadores hospedou o Imperador D. Pedro I, em 1826. Na década de 1870, foi moradia da família do Juiz Francisco Antônio Viera Caldas, pai de Caldas Júnior, fundador do jornal Correio do Povo, que ali viveu dos 04 aos 12 anos de idade.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - EDIÇÃO ESPECIAL
EX-PREFEITOS DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA
Gravação - 20.03.2023
Exibição - 27 a 31.08.2023
Encontro de ex-prefeitos é inédito e, histórias de mais de 40 anos de
gestões são contadas por eles
Episódios fizeram parte da programação da Semana de Aniversário do Município
O projeto Resgatando Memórias, do Museu Caldas Júnior, teve uma edição muito especial gravada na noite de segunda-feira, dia 20 de março de 2023. Sob a mediação do prefeito Rodrigo Massulo, participaram cinco ex-prefeitos. Em uma descontraída conversa, eles relembraram seus períodos à frente da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.
E para marcar a data comemorativa de 263 anos de povoamento do Município, o Museu Caldas Júnior, em parceria com a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha exibiu de 27 a 31 de agosto de 2023 uma verdadeira viagem ao tempo com histórias que aconteceram em 46 anos, iniciando em 1977 até dezembro de 2020. Fatos de nove administrações e seus cinco prefeitos foram revelados.
Muito à vontade na sala de estar do Gabinete do atual Chefe do Executivo Municipal, Ferúlio Tedesco Neto, Sílvio Miguel Fofonka, Paulo Roberto Bier, José Francisco Ferreira da Luz (Zezo) e Daiçon Maciel da Silva contaram histórias, deram boas risadas e rememoraram os desafios enfrentados em suas épocas.
Massulo avaliou o encontro como um acontecimento de grande importância para o registro da história política da cidade. “Agradeço à presidente do Museu, Rosalva Rocha, por confiar a mim a condução dessa edição do Resgatando Memórias. Minha trajetória política conta, de alguma maneira, com a contribuição de cada um desses líderes, que dedicaram suas vidas para o desenvolvimento de nosso Município. Sinto-me honrado em sucedê-los, também escrevendo as páginas da minha gestão nessa história”, concluiu o prefeito.
“O que vivemos nesse encontro foi maravilhoso. É a história contada através de algumas pessoas que vivenciaram marcantes momentos políticos, históricos e culturais, num legítimo processo de evolução do território patrulhense. Esses depoimentos vão nos ajudar a entender melhor a nossa cidade e suas dinâmicas, além de deixar um legado importante para as próximas gerações de patrulhenses. Nós do Museu estamos muito felizes em poder deixar um pouco dessa história bonita de Santo Antônio da Patrulha”, disse Rosalva Rocha.
Também participaram do encontro pelo Museu: Rafael Barcela, Carla Cunha e Isaura Peixoto. A gravação ficou por conta de Daniel Ricardo e captação de imagens com Jassira Castro.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - COSTA DA MIRAGUAIA
Edição V - 26.05.2023
Costa da Miraguaia recebe quinta edição do Projeto
Resgatando Memórias - Comunidades
Antônio Tadeu das Neves, Carmelindo Gomes de Freitas e Manoel Deodoro da Silveira contaram as histórias e os fatos mais marcantes da localidade de Costa da Miraguaia, 2º Distrito, interior de Santo Antônio da Patrulha.
São três episódios imperdíveis. Você assistirá lindas e emocionantes histórias, além de boas risadas!
Além do bate-papo, das histórias e causos, os internautas viajarão pela localidade, pois foram feitas gravações da entrada do Distrito e de suas paisagens, da Igreja, da Sede Social e do Campo da Associação Recreativa Alvorada, das empresas de rapaduras e doces, assim como da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jovelino Theodoro.
Todo o material produzido faz parte do acervo do Museu. Os vídeos de compartilhamento destas memórias e afetos são amplamente divulgados para o conhecimento da comunidade em geral. Aqui, os internautas já podem assistir a 1ª Edição do Projeto em Monjolo (5º Distrito), a 2ª Edição na AGASA (1º Distrito), a 3ª Edição em Catanduva Grande (3º Distrito), a 4ª Edição em Canto dos Guilhermes (4º Distrito) e a Edição Especial do Projeto Técnicas Artesanais Antigas.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - CANTO DOS GUILHERMES
Edição IV - 01.12.2022
Canto dos Guilhermes recebe equipe do Museu para gravação da 4ª edição do Resgatando Memórias Comunidades
“A menina dos olhos” do Museu Caldas Júnior tem sido o Projeto “Resgatando Memórias - Comunidades”, lançado no segundo semestre de 2021, que atingiu o seu ápice nesse ano. “O objetivo do projeto é compartilhar conhecimento e salvaguardar a memória oral dos moradores das mais diversas comunidades dos nossos distritos”, revela Rosalva Rocha.
Na quinta-feira, dia 1º de dezembro, a presidente do Museu Rosalva Rocha e o diretor administrativo e financeiro Rafael Barcela, juntamente com o profissional Daniel Ricardo, editor de imagens e áudios, pegaram à estrada rumo ao 4º distrito para a gravação da 4ª edição do Projeto “Resgatando Memórias Comunidades”, que aconteceu na residência do casal Edilso Machado de Borba e Sílvia Maria Santos de Borba.
A história e os fatos da localidade de Canto dos Guilhermes, interior de Santo Antônio da Patrulha foram contados pelos casais Edilso e Sílvia, Mário Silva dos Santos e Natalira da Silva Santos, e Altemir Pinheiro da Silva e Evanir Beatriz Correia da Silva. Lindas e emocionantes histórias, além de boas risadas!
Além do bate-papo, das histórias e causos, as pessoas podem fazer uma viagem pela localidade, pois foram feitas gravações da entrada do distrito, suas paisagens, a Igreja do Senhor Bom Jesus, o Salão Comunitário, a Capela Mortuária e o Cemitério, a praça e a Escola Municipal Hilda Lopes da Luz.
Texto: Rafael Barcela
Imagens e Edição: Daniel Ricardo.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - TÉCNICAS ARTESANAIS ANTIGAS
Edição Especial - 27.10.2022
O Projeto Resgatando Memórias ganhou uma versão especial com o resgate de técnicas artesanais antigas. O Museu Caldas Júnior, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes promoveu um encontro com mais de quinze artesãs reconhecidas na cidade.
“O objetivo foi a demonstração das suas técnicas e a interação para, juntas, formarem uma ‘rede de resgate’, uma vez que muitas das técnicas estão se perdendo ao longo dos anos. Paralelo ao resgate, acabamos valorizando também a arte açoriana patrulhense. Tudo foi gravado e registrado”, contou a presidente do Museu, Rosalva Rocha.
O encontro aconteceu nas dependências do Museu Caldas Júnior e foi conduzido pela equipe diretiva da Fundação e pelo servidor Fernando Rocha Lauck, lotado no Departamento da Cultura e Turismo e contou com a presença do prefeito Rodrigo Massulo, do vice-prefeito Marcelo Santos da Silva, do secretário da Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Airoldi, do vereador Gabriel Menezes Diedrich e da jornalista Odília Machado (Informações e Notícias). Participaram também as artesãs convidadas: Berenici Marques Rocha, Ciglia Bemfica de Limas, Daecí Peixoto, Delfina Zilá Santos Silva, Delsa Engelmann, Eva Cerini, Gleci Message, Iracema Cardoso Beck, Junko Okada, Lucy Migliavacca, Magda Luz, Mari Ester Ramos, Maria Arlinda dos Santos, Nedi Pilotti, Rosa Maria Gil Gomes e Vera Castilhos.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - COMUNIDADES
Edição III - Catanduva Grande - 15.09.2022
A história e os fatos da localidade de Catanduva Grande, interior de Santo Antônio da Patrulha foram contados pelo casal Paulo Merzol Machado e Terezinha Neli Rosa Machado e por Lauri Ritter.
Com o intuito de compartilhar conhecimento e salvaguardar a memória oral, a equipe do Museu Caldas Júnior, formada por Rosalva Rocha, Rafael Barcela e Carla Cunha, na tarde do dia 15 de setembro pegaram à estrada rumo ao 3º Distrito para a gravação da 3ª Edição do Projeto “Resgatando Memórias - Comunidades”, que aconteceu na residência do casal Merzol e Terezinha Machado. Lindas e emocionantes histórias, além de boas risadas!
Além do bate-papo, das histórias e causos, as pessoas poderão fazer uma viagem pela localidade, pois foram feitas gravações da entrada do distrito, suas paisagens, a igreja, a capela e a Escola Estadual Doze de Outubro.
Todo o material produzido fará parte do acervo do Museu. Os vídeos do compartilhamento destas memórias e afetos de Paulo Merzol, Terezinha Machado e Lauri Ritter, em breve serão amplamente divulgados no site do Museu (gg.gg/museusap) e redes sociais para o conhecimento da comunidade em geral. Lá, os internautas já podem assistir a 1ª edição do projeto em Monjolo e a 2ª Edição na AGASA.
Texto: Rafael Barcela
Imagens e Edição: Daniel Ricardo.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS
Museu - 40 anos - 14/10/2022
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - COMUNIDADES
Edição II - Agasa - 02/06/2022
A história e os fatos da localidade de AGASA, 1º Distrito de Santo Antônio da Patrulha foram contados pelos Senhores Olmiro Cardoso da Silva, de 82 anos de idade e Roldão Almeida, de 83 anos, no dia 02 de junho de 2022.
Com o objetivo de compartilhar conhecimentos e salvaguardar as memórias orais, o Museu Caldas Júnior há um ano vem promovendo gravações do Projeto “Resgatando Memórias - Comunidades”.
A live da II edição aconteceu na quinta-feira, dia 22 de setembro de 2022, às 20 horas, pelo Facebook da prefeitura de Santo Antônio da Patrulha (prefasap) e pelos meios de comunicação do Museu: Facebook (fundacaomuseuantropologicocaldasjunior) e Instagram (museucaldasjunior).
Por meio de uma interação informal, conduzida pela Presidente Rosalva Rocha e pela servidora Carla Cunha, foram exploradas lembranças dos ilustres convidados, como a vida na comunidade de AGASA, com foco nos aspectos religiosos, comunitários, festivos, educacionais e comerciais, trabalho, estilo de vida e a importância da AGASA, além, é claro, das memórias afetivas de cada participante.
“Trata-se de um projeto para resgatar a memória e a cultura de Santo Antônio da Patrulha, contada por cidadãos que viveram e ajudaram no desenvolvimento do povo patrulhense. Todos os materiais produzidos passam a compor o acervo do Museu. Os conteúdos também servirão para pesquisas de alunos, bem como da população de maneira geral”, lembrou a Presidente Rosalva Rocha, que completou “é possível saber um pouco mais sobre os distritos ou encontrar informações sobre a Santo Antônio da Patrulha de ontem e de hoje”.
A primeira edição do Projeto “Resgatando Memórias - Comunidades” foi na localidade de Monjolo, 5º Distrito e encontra-se no site do Museu gg.gg/museusap para visualização. Já a terceira edição foi gravada na quinta-feira, dia 15 de setembro, na localidade de Catanduva Grande, 3º Distrito e deve ter sua estreia anunciada nos próximos meses. Em novembro, a equipe do Museu pega à estrada rumo ao Canto dos Guilhermes.
Texto e foto: Divulgação.
PROJETO RESGATANDO MEMÓRIAS - COMUNIDADES
Edição I - Monjolo - 21.09.2021
“Um projeto para resgatar a memória e cultura de Santo Antônio da Patrulha, contada por cidadãos que viveram e ajudaram no desenvolvimento do povo patrulhense”. Essa foi a ideia do Museu Caldas Júnior, com o “Resgatando Memórias - Comunidades”.
Na tarde do dia 21 de setembro de 2021, a equipe do Museu Caldas Júnior, formada por Rosalva Rocha, Rafael Barcela e Carla Cunha, acompanhada de Arthur Cunha, da Assessoria da Comunicação pegaram à estrada rumo ao 5º Distrito.
A primeira edição do projeto aconteceu na localidade de Monjolo, na residência da Senhora Maria Arlinda dos Santos, que contou ainda com participações especiais das Senhoras Alice Selistre e Ivana Edit Knevitz dos Santos e do Senhor Donaldo Oliveira.
Por meio de uma interação informal, conduzida pela equipe do Museu, foram exploradas lembranças dos ilustres convidados, como a vida na comunidade de Monjolo, com foco nos aspectos religiosos, comunitários, educacionais e comerciais, as enchentes do Rio dos Sinos, além, é claro, das memórias afetivas de cada participante.
Todo o material produzido fará parte do acervo do Museu.
Os vídeos do compartilhamento destas memórias e afetos da Dona Arlinda, da Dona Alice, da Dona Edit e do Seu Donaldo, em breve serão amplamente divulgados no site e redes sociais para o conhecimento da comunidade em geral. Além do bate-papo, das histórias e causos, as pessoas poderão fazer uma viagem pela localidade, pois foram feitas gravações da entrada do distrito, especialmente o Rio dos Sinos, inclusive sua enchente, a praça, a igreja, o salão comunitário, a Escola Felisberto Luís de Oliveira, bem como a retratação de objetos e outros cenários.
Este projeto também servirá como forma de pesquisa para alunos de todos os estabelecimentos de ensino, bem como da população de maneira geral. Em seu conteúdo, será possível saber um pouco mais sobre os distritos ou encontrar informações sobre a Santo Antônio da Patrulha de ontem e de hoje.
E em breve seguiremos com outro distrito...
Rafael Barcela, Rosalva Rocha, Maria Arlinda dos Santos, Carla Cunha, Donaldo Oliveira, Alice Selistre e Ivana Edit Knevitz dos Santos.