O prefeito Rodrigo Massulo e a presidente do Museu Caldas Rosalva Rocha, acompanhada do diretor administrativo e financeiro, Rafael Barcela se reuniram na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha - ACISAP com a presidente da entidade, Andreia Peixoto, a 1ª secretária, Ana Clara Maciel e a gerente administrativa, Maria Beatriz Marques.
A reunião aconteceu na segunda-feira, dia 08 de maio, para discutir o projeto executivo de restauração da casa que abriga o Museu Caldas Júnior. O prefeito ressaltou o trabalho conjunto com os empresários nos últimos anos em parcerias pela cidade e explicou a importância da obra de restauração predial do Museu para a preservação da história e cultura local. “O município pretende dar celeridade para que obra comece nos próximos meses. Temos hoje, um projeto de total modernização, que contempla em sua plenitude a questão das normas ambientais e de acessibilidade em nosso Museu”, disse ele.
Já a presidente do Museu, Rosalva Rocha falou sobre o processo de interdição do prédio, da contratação da empresa especializada e dos investimentos nesta etapa, da conclusão do projeto arquitetônico e sua aprovação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, bem como do contato recente com a Secretária de Estado da Cultura, Bia Araujo e o Diretor do IPHAE, Renato Savoldi.
Na ocasião foi apresentado o cronograma físico-orçamentário, bem como o vídeo institucional produzido pelo Museu, a fim de sensibilizar a todos no engajamento da causa que se demonstra de suma importância.
Andrea Peixoto, presidente da ACISAP, se colocou à disposição para que a entidade seja um elo de comunicação entre o Poder Executivo e a Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, junto ao empresariado patrulhense.
O próximo passo será a apresentação aos empresários do Município do projeto de restauração da casa sede bicentenária que abriga o Museu Caldas Júnior. O encontro acontecerá no próximo dia 30 de maio, às 18h30min, no Plenário Euzébio Barth, da Câmara de Vereadores e deverá contar com a presença do arquiteto da Patrimonium, William Xavier e da produtora cultural Roberta Araujo Manaa.
Texto: Rafael Barcela
Fotos: Ana Laura da Costa Terra