O MUSEU

Introdução

Falar na FUNDAÇÃO MUSEU ANTROPOLÓGICO CALDAS JUNIOR é falar na cultura como um todo, dentro de um município carregado de histórias e um dos primeiros do Rio Grande do Sul. 

A casa que abriga o Museu foi construída por volta de 1820 e tem arquitetura tipicamente luso-açoriana.

Ao fundo o Museu abriga o Jardim do Imperador, um espaço agradável e convidativo. Possui exemplares de diversas árvores nativas da região. Local ideal para receber grupos e realizar atividades educativas a céu aberto. Em destaque a majestosa “Palmeira Imperial”. Conta-nos a lenda que essa espécie com mais de 20 metros de altura foi presente do Imperador D. Pedro I que teria plantado a palmeira como símbolo de sua passagem por Santo Antônio da Patrulha. 

Projeto de restauração do Museu Caldas Júnior é apresentado à comunidade 

Próxima etapa é viabilizar recursos via LIC - Lei de incentivo à Cultura

O projeto executivo de arquitetura e engenharia para a restauração do Museu Caldas Júnior foi apresentado para empresários e comunidade patrulhense, na noite de terça-feira, dia 30 de maio, no Plenário Euzébio Barth, da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha.

A Presidente do Museu, Rosalva Rocha lembrou que o processo de restauração será algo único na história da cidade. Ela explicou ao público todo o processo desde a interdição no ano de 2021 até a conclusão do projeto em março deste ano. “É um projeto audacioso que poderá ser concebido com a participação ativa do empresariado e da comunidade patrulhense. Estamos otimistas, temos que obter quatro milhões, esse é o nosso objetivo agora e confio que vamos alcançar”, disse Rosalva Rocha.

Logo após o pronunciamento da Presidente da Fundação, foi exibido o vídeo intitulado "Museu pede socorro”, produzido pela ASCOM - Assessoria de Comunicação Social da prefeitura e que contou com a participação de Gustavo Henrique dos Santos, que interpretou Caldas Júnior na infância. Os presentes conheceram o projeto por meio de uma maquete digital, dando o real significado ao futuro do Museu.

Para o Diretor do IPHAE, arquiteto Renato Savoldi responsável pela aprovação da proposta de restauro do prédio tombado pelo Estado no ano de 2013, devolver o acesso ao Museu e, principalmente, ao acervo que ele abriga é de suma importância. “O Museu Caldas Júnior tem um conteúdo riquíssimo, que permeia a história da cidade e da comunicação no Rio Grande do Sul”, ressaltou Savoldi.

Na oportunidade, Rodrigo Massulo destacou a importância da valorização de patrimônios históricos e culturais locais. “Essas ações nos orgulham. O restauro do Museu é um exemplo claro deste sentimento”, disse o prefeito.

“Quando se fala em cultura, em Santo Antônio da Patrulha, sabemos que podemos contar com a parceria do nosso empresariado, que sempre é grande apoiador dos eventos como a FENACAN e a Moenda da Canção. Acreditamos que não será diferente com a restauração do Museu Caldas Júnior, um dos patrimônios mais importantes não apenas de nosso município, do estado e do país”, enfatizou Rodrigo Massulo.

Na ocasião, o arquiteto William Cezar Pavão Xavier da empresa Patrimonium Arquitetura e Restauro responsável pelo projeto, assim como a produtora cultural Roberta Araujo Manaa, da empresa Ato Produção Cultura, responderam a questionamentos e dúvidas do público que atentamente assistiu deslumbrado como ficará a casa bicentenária que abriga o Museu, após a readequação e restauro total.

“O projeto será apresentado na LIC, pela qual as empresas contribuintes do ICMS/RS que não aderiram ao simples podem optar em destinar parte do seu imposto a pagar o patrocínio incentivado de projetos culturais por meio do PRÓ-CULTURA. A capacidade de aporte é calculada com base no valor recolhido a título de ICMS próprio no exercício anual imediatamente anterior. A empresa fará uma contrapartida de 5% do valor investido no projeto”, explicou Roberta Manna.

Ao término do encontro as empresas DaColônia Alimentos Naturais e Massulo Comércio e Beneficiamento de Arroz já manifestaram o interesse de firmar parceria no projeto. Representantes das empresas Argos Guindastes e Doces Santo Antônio também se fizeram presentes.

Também participaram da apresentação, o Presidente da Câmara, Ezequiel Peixoto e o vereador Gilberto Ferreira de Souza, a Presidente da ACISAP - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha, Andreia Peixoto dos Santos e a 1ª Secretária, Dra. Ana Clara Maciel, os secretários municipais da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, e do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Katiane Costa, o Procurador Geral do Município, Dr. Igor Oliveira, o Diretor de Finanças, Rudinei Ubirajara dos Santos, representando a Secretaria da Administração e Finanças, a Diretora de Turismo, Carmen Terezinha Alminhana Monteiro, o Diretor Administrativo e Financeiro do Museu, Rafael Barcela e a servidora Carla Cunha.

Nas próximas semanas, a Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha e o Museu Caldas Júnior devem anunciar mais novidades sobre o andamento do projeto e captação de recursos.

Texto: Divulgação

Fotos: Gregório Reis - ASCOM

Secretária de Estado e Diretor do IPHAE recebem comitiva patrulhense e tratam sobre a restauração do Museu

À tarde de terça-feira, dia 18 de abril, foi reservada para tratar sobre a restauração predial do Museu Caldas Júnior de Santo Antônio da Patrulha. A busca por apoio para a execução do projeto arquitetônico foi pauta no 10º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.


Com o objetivo de dar início ao processo de captação de recursos para as reformas na casa bicentenária que abriga o Museu Caldas Júnior, uma comitiva do município formada pelo prefeito Rodrigo Massulo, presidente da Fundação Museu Antropológico, Rosalva Rocha e diretor administrativo e financeiro, Rafael Barcela, reuniu-se com a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo; com o Diretor do IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, arquiteto Renato Savoldi e com o Diretor de Fomento da SEDAC, Rafael Balle. O arquiteto William Cezar Pavão Xavier, da empresa Patrimonium Arquitetura e Restauro LTDA, responsável pelo projeto, também acompanhou o encontro.


Antes da apresentação do vídeo institucional, o prefeito afirmou para a Secretária da SEDAC que é grande a preocupação com o patrimônio histórico e cultural do município, do qual o Museu Caldas Júnior é muito representativo. “Por toda a simbologia que esta casa carrega consigo, temos certeza de que seu restauro e sua conservação são essenciais para a preservação de nossa identidade cultural”.


Em relação ao projeto, tanto o diretor do IPHAE como o diretor da Patrimonium afirmaram que estão sendo observadas e respeitadas as leis de preservação ao patrimônio histórico já que o Museu Caldas Júnior é tombado desde o ano de 2013, e também levados em consideração pontos fundamentais como a sustentabilidade e a acessibilidade a este monumento.


A secretária Bia Araujo, acompanhada do diretor de Fomento, Rafael Balle destacou que “o trabalho que está sendo desenvolvido é de grande importância para a preservação da memória histórica de nosso Estado. Com certeza faremos o que for possível para auxiliar no processo, no que se refere à orientação técnica necessária a esta habilitação na LIC - Lei de Incentivo à Cultura”.


Os próximos passos serão a busca de recursos por meio da LIC, já que o projeto deverá ser inscrito em breve e terá uma tramitação rápida, por ser um monumento tombado pelo Estado. Em relação à outra metade dos recursos poderá ser captada por meio da Lei Rouanet ou através de editais com estas finalidades.


Com orçamento total de R$ 3.861.758,25, a obra de revitalização deverá contar com parte do aporte viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Os apoiadores do projeto terão o valor deduzido do Imposto Sobre Comércio de Mercadorias e Serviços (ICMS). “Estamos buscando parcerias e temos importantes passos já definidos para até o final da primeira quinzena de maio. Devidamente cadastrado e aprovado na LIC, o Executivo Municipal, o Museu e seus Conselhos e todos que quiserem ajudar a escrever esta parte da nova história poderão se engajar”, comentou Rosalva Rocha, que também destacou a importância dos esclarecimentos necessários às empresas locais sobre o abatimento fiscal do governo do Estado.


Texto: Rafael Barcela


Fotos: Rafael Varela (SEDAC) e Rafael Barcela

Projeto para restauração do Museu é entregue ao prefeito Rodrigo Massulo

No dia 20 de março o prefeito Rodrigo Massulo recebeu, no seu gabinete, a presidente da Fundação Museu Antropológico Caldas Júnior, Rosalva Rocha, o Diretor Administrativo e Financeiro, Rafael Barcela e o arquiteto William Xavier, da empresa Patrimonium Arquitetura e Restauro LTDA, de Porto Alegre. Na ocasião, eles entregaram ao prefeito o projeto de restauro do Museu, bem como o documento de aprovação do mesmo junto ao IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado.


Agora, com o projeto aprovado pelo IPHAE, a entidade pode buscar recursos para as obras de restauração através de Leis de Incentivo e patrocínios diretos. A aprovação pelo Instituto era necessária devido o prédio do Museu ser tombado pelo Estado desde 2013.


“Uma obra como essa precisa ser feita com bastante planejamento e dentro de rigorosos critérios técnicos. Agora, vamos à busca dos recursos para viabilizar todo o processo e, finalmente, iniciar de fato as obras para que o município possa fazer a entrega do Museu repaginado para a população e visitantes”, acrescentou Rosalva Rocha.


O projeto pretende solucionar as necessidades de conservação e preservação do prédio. Para isso, conta com vasta documentação, proposta formal e técnica, dentro dos parâmetros de qualidade mínima para uma obra de conservação em um bem tombado, bem como o cumprimento de todas as normas técnicas necessárias.


“As ações previstas no projeto visam garantir a integridade do patrimônio histórico tombado, tornando o espaço mais adequado para ações museológicas e de atividades educativas e culturais, bem como as ações de acessibilidade, tendo como foco a preservação do bem público e a segurança de seus frequentadores”, ressaltou o prefeito.


Já o arquiteto William Xavier parabenizou a equipe do Museu e creditou essa qualidade documental ao empenho da diretoria e servidores da instituição que, de acordo com ele, foram incansáveis no fornecimento de informações para a elaboração do projeto.


Também acompanharam o ato de entrega, o secretário interino do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Sandro Souza; o representando do secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Fernando Lauck, assim como o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Arthur Sessin da Rosa Amaral; o engenheiro Willian da Silva Machado; arquiteta Thais Gobbi Soares; e a assessora da ASCOM, Jassira Castro.


Texto: ASCOM/Rafael Barcela


Fotos: Arthur Cunha - ASCOM