SE VOCÊ TÊM INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE ESSE
IMÓVEL FAÇA CONTATO PELOS SEGUINTES CANAIS:
CASA MACIEL DA BORGES
“O prédio de nº 591 da Avenida Borges de Medeiros, hoje da minha filha Véra Lucia, até começos dos anos 1930 era constituída de duas pequenas casas geminadas. O terreno faz frente com a Avenida Borges de Medeiros e fundos na Rua Cel. Maciel.
Leopoldo Gonçalves, conhecido por Leopoldo Padeiro, adquirindo as duas casinhas, que comprou dos herdeiros de Basílio Nunes Vieira, família radicada no Passo do Sabiá, as demoliu e mandou construir a atual casa que ficou pronta em 1935.
Leopoldo vendeu a casa ao José Fofonka, e em 1945 comprei dos herdeiros de José Fofonka, por 30 contos de réis.
“Minha filha, agora em 1985, já realizou algumas obras de recuperação da casa, pois os cupins não dão descanso”. *
* Depoimento do Senhor Juca Maciel, historiador, em janeiro de 1986.
“Adendos da casa da Borges:”
Nesta casa residiu com a família, e teve gabinete dentário, o Sr. Bruno Wolgemuth.
Também abrigou a Relojoaria Lavina e foi residência da família do Sr. Adelino Renck, sendo sua esposa, Dona Eugênia, uma costureira, ficando sua sala, na lateral direita da fachada do prédio. Entrava-se por uma porta lateral, através do hall, que existe até hoje, do lado da antiga Casa Ramos.
Em 1987, a casa recebeu algumas obras, já como propriedade da Véra Lucia Maciel Barroso, recebida por herança, por falecimento de seu pai.
Posteriormente, a casa abrigou o Cartório de Registro Civil, tendo como titular a Sra. Cecília Emerim, até mais ou menos o ano de 1998.
Na sequência, já no século XXI, a casa passou por obras estruturais, que duraram alguns anos.
Prontas às obras, por curto período ela foi sede da Clínica Médica Maciel, enquanto seu prédio passava por obras de conservação e restauro.
Posteriormente, ela foi alugada por Francisco Selistre, que juntamente com seu irmão Antônio Selistre (Toninho) teve escritório de advocacia, aos quais se juntaram outros advogados.
No momento, ela está sendo revitalizada com pintura geral externa e interna. (2025).
Transcrição de texto do Sr. José Maciel.
Texto complementar da Professora Doutora Véra Lúcia Maciel Barroso, proprietária do imóvel.