Redes de Cabeamento Estruturado

O Técnico em Redes de Cabeamento constrói a infraestrutura das redes de telecomunicação e instala o cabeamento para empresas e usuários domésticos em serviços como banda larga, TV a cabo, telefone e dispositivos wireless.

É um trabalho altamente técnico e que requer conhecimentos especializados para projetar e instalar redes independentes que atendam às necessidades dos clientes e que estejam em conformidade com os padrões reconhecidos da indústria.

Redes de comunicações robustas e confiáveis são fundamentais para o sucesso dos negócios e para manter o alto nível de conectividade exigido hoje em dia no mundo. As informações normalmente são transferidas de um dispositivo de rede para outro por meio de uma rede de cabeamento estruturado. No caso das redes wireless (Wi-Fi), as informações são transmitidas por cabos, e entre os dispositivos por intermédio do meio ambiente. Os dados não são enviados diretamente ao destino. Em outras palavras, todas as mensagens e dados da conexão estão “no ar”, com acesso protegido por senhas.


Habilidades necessárias

O profissional que trabalha com desenho mecânico em CAD (Desenho Assistido por Computador) precisa desenvolver diversas habilidades para desempenhar suas funções de maneira eficaz. Abaixo estão algumas das habilidades necessárias:

 


Capacidades técnicas trabalhadas (WSOS)


Na competição

 

Na primeira parte, temos o módulo de cabeamento óptico, no qual o aluno assume a responsabilidade por toda a montagem da infraestrutura de rede óptica. Sua função abrange a passagem e organização de todo o backbone, além do planejamento integral do projeto da rede.

Na segunda parte, o competidor assume a responsabilidade pela infraestrutura metálica, conduzindo a passagem de cabos de telefonia, cabos das categorias 5e, 6 e 6A, e a montagem de tomadas. Além disso, ele simula estações de trabalho, áreas de trabalho e um DATA CENTER.

Na terceira parte, encontramos o módulo residencial, no qual o competidor participa de uma simulação de instalação em uma residência. Suas atividades envolvem a instalação de câmeras IP, botões de emergência, botões de controle de entrada e saída, instalação e configuração da rede WiFi, tomadas coaxiais, e automação residencial com sensores inteligentes e tomadas.

Na quarta parte do módulo, o competidor enfrenta o desafio de uma prova de velocidade. Nesse cenário, ele tem 30 minutos para realizar 48 fusões de fibra óptica e 15 minutos para certificar e gerar relatórios de todas as fusões efetuadas.

Na quinta parte do módulo, ocorre a prova de Troubleshooting. Nesse cenário, o competidor encara diversos defeitos, utilizando um certificador para gerar relatórios que detalham a causa e a resolução de cada problema.