Treinamento e ocupações

O treinamento


Treinar, qualificar e competir na Competição WorldSkills equivale entre 4 e 5 anos de treinamento profissional. Durante o processo de treinamento o competidor constrói caráter, confiança, comprometimento e autoestima.

O desafio de uma competição traz elementos divertidos e emocionantes ao ensino e ao treinamento. Fornece a validação de que o domínio de uma habilidade requer aprendizado prático e treinamento ao longo do tempo.

Ao contrário de caminhos mais teóricos baseados em conceitos abstratos, os competidores são expostos a treinamentos e lições construídas em torno de insights práticos do setor. A metodologia de treinamento ensina aos alunos habilidades para a vida, como comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos e profissionalismo, bem como habilidades técnicas essenciais baseadas em estudos acadêmicos, ajudando-os a entrar com confiança em um mercado de trabalho que está em constante mudança.

O treinamento dos competidores que se preparam para as seletivas nacionais da WorldSkills Brasil no SENAI PE abrange três esferas: hardskills, softskills e a inteligência emocional.

Desenvolver as hard skills é fundamental para nossos competidores. As hard skills são habilidades técnicas cruciais que fornece a base para a execução de tarefas específicas dentro de cada ocupação, necessárias a resolução dos projetos teste. Além disso, o desenvolvimento contínuo dessas habilidades permite que os profissionais se mantenham atualizados em suas áreas de atuação, aumentando sua performance e tornando-os referências para o mercado de trabalho . 

Uma das razões pelas quais nossos competidores se destacam nesse programa de treinamento é porque esses alunos chegam até o mercado de trabalho, não apenas com habilidades técnicas, mas também com fortes habilidades pessoais e de trabalho. Essa combinação realmente os diferencia como líderes prontos para a carreira em qualquer empresa em que atuem. Isso se deve ao fato de seu currículo e de seus especialistas estarem tão focados em habilidades para o mundo real. 

Em competições, a inteligência emocional é crucial para manter a calma sob pressão, manter o foco nos objetivos e lidar com vitórias e derrotas de maneira saudável. Além disso, a inteligência emocional ajuda a desenvolver a resiliência, a capacidade de se adaptar e se recuperar de situações adversas, que é uma habilidade valiosa tanto no trabalho quanto em competições. 

Nossos competidores passam por mentorias com o apoio do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) para desenvolver essa habilidade.


Clique abaixo e saiba mais sobre cada uma das ocupações que o SENAI PE participa