SENAI PE na Worldskills

Logo da Olimpíada de Conhecimento 

História da olimpíada do conhecimento 

Desde 2001, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial reúne os melhores alunos da educação profissional de todo o país para participarem da Olimpíada do Conhecimento.

Na competição, os jovens mostram habilidades técnicas e pessoais em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos.

A competição tem como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos. Realizada bianualmente, nos anos pares, o evento teve início em 2001, reunindo estudantes do SENAI e, desde 2008, do SENAC.

Os melhores colocados eram selecionados para competir na WorldSkills Competition, a olimpíada mundial das profissões. Em 2015 a delegação brasileira foi consagrada como a melhor do mundo.

Sai a Olimpíada do Conhecimento e entra a WorldSkills Brasil

Em 2020 com a pandemia, a fase nacional da competição que seleciona candidatos a vagas na equipe brasileira que participa do Torneio Internacional de Educação Profissional (WorldSkills), promovido pelo WorldSkills Competition, foi adiada passando por muitos desafios e reformulações, sendo realizada nos anos de 2021 e 2022. 

Em 2023, uma nova roupagem foi dada a competição, deixando de ser Olimpíada do Conhecimento e passando ser chamada de WorldSkills Brasil, com ocupações sendo realizadas nos formatos presencial, híbrido e online com foco nos padrões internacionais da competição.

Um dos principais legados das Competições WorldSkills é dar visibilidade e importância à educação profissional, como uma das verdadeiras ferramentas de transformação socioeconômica.

Logo da Worldskills Brasil

Por que o SENAI Pernambuco participa? 

Treinar, qualificar e competir na Competição WorldSkills equivale entre 4 e 5 anos de treinamento profissional. Durante o processo de treinamento o competidor constrói caráter, confiança, comprometimento e autoestima.

Para a instituição, a participação ajuda a alinhar e aumentar a qualidade dos padrões exigidos nos sistemas de formação profissional e educacional e ajuda a comparar o sistema de formação educacional com a indústria, a procura pública e além-fronteiras. 

O desafio de uma competição traz elementos divertidos e emocionantes ao ensino e ao treinamento. Fornece a validação de que o domínio de uma habilidade requer aprendizado prático e treinamento ao longo do tempo.


Assista os vídeos e conheça uma pouco mais sobre a WorldSkills