História do Logotipo do IM

Por Marco Aurélio Palumbo Cabral,

Professor Associado do Instituto de Matemática da UFRJ.

A sequência de figuras abaixo é um resumo da história do logotipo do IM que apresentaremos. Muitos pensam que a origem do logotipo do IM é a imagem estilizada de um urubu, destes que nos recepcionam na entrada da ilha do fundão :-). De fato o logotipo é conhecido carinhosamente como urubu entre vários docentes. No início também era conhecido como terceiro sargento, pela semelhança com a insígnia utilizada no ombro dos terceiro sargentos.

3700 A.C.: "original" egípcio.

1948: Livro do Struik. 

1973: Regimento do IM. 

2018: Nossa Versão 

O logotipo do IM foi criado em torno de 1971 por Guilherme de La Penha, então diretor do IM-UFRJ, baseado em padrões geométricos utilizados para decorar vasos egípcios da era pré-dinástica de 4000 A.C. a 3400 A.C. Guilherme viu estes padrões no livro "A Concise History of Mathematics" de Dirk Struik, cuja página com estes padrões são reproduzidos na figura ao lado, onde aparecem para ilustrar o uso da Matemática em decoração de objetos de povos da antiguidade. Struik faleceu em 2000 e não sei se soube que seu livro serviu de inspiração para o logotipo do Instituto de Matemática da UFRJ.

Pode-se ver que o logotipo escolhido possui as iniciais do Instituto de Matemática (IM) sobrepostas uma sobre a outra. Assim o logotipo é basicamente a sobreposição do "I" com o "M" de forma estilizada.

Vaso egípcio da era pré-dinástica, Naqada I, 3700 A.C a 3650 A.C. do Metropolitan Museum of Art de Nova York. 

Struik indica em seu livro que o padrão foi retirado do vaso egípcio que aparece no livro de David Smith; History of Mathematics Vol 1; Dover (1958) (1a edição de 1923). Este vaso, cuja foto reproduzimos na figura ao lado (comparando cuidadosamente esta foto com a que aparece no livro de David Smith notamos que são de faces opostas do vaso, ambas retratando o "urubu" mas diferentes entre si), está hoje em exibição permanente no Metropolitan Museum of Art em Nova York, EUA. Este vaso veio da coleção do reverendo Chauncey Murch, falecido em 1907. Foi coletada entre 1883 e 1906 quando Murch era um missionário no Egito. A coleção foi comprada por Helen Miller Gould e doada em 1910 para o museu. Esta história está no livro The Murch collection of Egyptian antiquities; Metropolitan Museum of Art (New York, N.Y.)

Logotipo do IM em sua versão "original" egípcia de 3700 A.C.

Partindo da imagem do vaso acima e processando-a (utilizamos o Gimp), obtemos o logo do IM em sua versão "original" egípcia:

A cor (barro) das publicações e catálogos do IM foi escolha de Guilherme de La Penha também. A ideia era aproximar a cor de terracota do vasos, como aparece na figura acima. Para um exemplo do uso desta cor veja o Programa de Iniciação Científica de 1985.

Cartoon da história do logotipo do IM

Em 2018, nosso colega Bernardo Felzenszwalb, contemporâneo do Guilherme de La Penha, produziu o cartoon retratando a "verdadeira" história do logotipo do IM.

Reproduzindo o Logotipo Original de 1973

Decidimos reproduzir, com a perfeição técnica proporcionada pelo pacote TikZ do LaTeX, o logotipo conforme seu design original. Nos baseamos para isso nos logotipos do IM-UFRJ que aparecem:

Coordenadas do Logotipo

Após análise notamos que ambos são idênticos e, como o logotipo foi criado em torno de 1971 podemos considerar que o logotipo que aparece no regimento do IM em 1973 é fonte fidedigna.

Com auxílio de software (utilizamos o XFig) importamos os logotipos originais (de 1973 e 1979) e determinamos as coordenadas (veja figura ao lado) de cada ponto do logotipo. 

Além disso buscamos reproduzir as espessuras variáveis de cada um dos traços do logotipo. Note (ver figura abaixo) que a espessura da asa, de cima para baixo, vai aumentando. As bases onde estão afixadas as asas não possuem a mesma espessura, com a base do lado esquerdo mais grossa, tão grossa quanto a asa inferior (a mais grossa) e a base da direita o traço mais fino de todo o logotipo. Detalhe final são as extremidades das linhas das asas, que formam angulo de 45 graus com a direção das linhas. 

As coordenadas de cada ponto do logotipo bem como a espessura de cada traço estão, com ampla documentação, no Código LaTeX do Logotipo do IM.

1979: Catálogo de Cursos.

2018: Do código LaTeX

Downloads