Literatura

Universidade na Bélgica lança curso de Literatura para analisar músicas de Taylor Swift

A Universidade de Ghent, na Bélgica, lançou, recentemente, um curso de literatura que visa analisar as composições da cantora americana Taylor Swift. Nomeado “Literature: Taylor’s Version”, em referência aos títulos dos álbuns regravados pela artista nos últimos anos, o programa tem como público-alvo os alunos da instituição e contará com a curadoria da professora assistente lly McCausland.

“Usando o trabalho de Swift como trampolim, exploraremos, entre outros tópicos, feminismo literário, ecocrítica, estudos de fãs e alegorias como o anti-herói”, relatou a professora.

O curso tem como objetivo “pensar criticamente” o trabalho de Taylor, de forma a “usar a popularidade de sua música como uma ‘entrada’ para um corpus de literatura que pode ter moldado seu trabalho”, de acordo com McClausland.

Os alunos matriculados serão avaliados a partir de um “relatório de reflexão” e uma redação de 4.000 palavras. Esse era um desejo que McClausland já tinha há tempos, porém que só foi colocado em prática após o lançamento do último álbum de Taylor, "Midnights", em outubro do ano passado.

“Há uma música chamada ‘The Great War’, que usa a Primeira Guerra Mundial como uma analogia para o desgosto… Isso me fez pensar no poema de Sylvia Plath, ‘Daddy’, no qual ela usa o Holocausto para discutir seu relacionamento conturbado com o pai”, explicou McCausland. “Com essa apropriação da dor histórica e da guerra como uma metáfora (para o amor e a perda), comecei a pensar em outros paralelos literários e foi daí que surgiu o curso.”

Os refrãos da cantora americana já haviam chamado a atenção de outras universidades, especialmente daquelas situadas nos Estados Unidos, berço da artista. O módulo de Stanford definiu a cantora como “O Último Grande Compositor Americano”, ao passo que a New York University, a Arizona State University, a Berklee College of Music e a Rice University em Houston apresentam programas de aulas que analisam desde a evolução lírica de Taylor até questões relacionadas ao estudo de gênero e ao nacionalismo americano.

Redatora: Mariana Ferreira (8B).