São Bento do Sul SC

Ao final da leitura do relato confira o vídeo do passeio!

30 de abril de 2021

Outono! Sem dúvida a melhor época do ano para passeios de moto. Manhãs e final do dia bem fresquinho, tempo mais seco e tons perfeitos nas paisagens dessa nossa bela Santa Catarina.

Mi me convidou para um passeio, algum lugar friozinho com lareira, um vinho, boa comida e claro: moto.

Primeira ideia foi Urubici, na serra, mas tínhamos compromisso sábado meio-dia então teria que ser algo mais perto. Lembrei então que fiquei uma vez em um hotel muito legal em São Bento do Sul, e a cidade me agradou demais.

Saímos na sexta as 14h e seguimos sentido norte do estado. Optei pelo sempre agradável caminho de Pomerode, passando por Timbó, um cantinho de Rodeio, Benedito Novo e uma parada para café na La Cafeteria em Doutor Pedrinho, já nos 530m de altitude.

La Cafeteria, em Doutor Pedrinho

Seguimos subindo... uma primeira ideia era parar nas cachoeiras Véu da Noiva e cachoeira do Índio que ficavam no caminho, mas iria ficar muito corrido pois tem trecho de caminhada, e o passeio realmente era para curtir uma preguiça.

Então fiz uma parada, daquelas surpresas boas de passeio, na beira da Represa Volta Grande na localidade de Cerro Azul pertencente a Rio Negrinho. Lugar para passar de novo e explorar por completo.

Próxima parada foi já em São Bento do Sul as 17h, já bem friozinho. Em 2016 numa das minhas rotas do projeto Abraçando SC fiquei hospedado no Hotel Stelter.

O hotel tem dois prédios um construído em 1919 e o outro na década de 60. A família Stelter que gerencia a três gerações desde a década de 40 quando vieram da Alemanha para o Brasil e compraram o hotel. Tudo novo e perfeito, decoração idêntica aos hotéis alpinos, muito bom gosto. Atendimento de primeira e café da manhã farto e diferenciado

Clique para conhecer

São Bento do Sul SC

Município catarinense do Planalto Norte, fundada em 1873 mas já conhecida pela rota dos Espanhóis para o Paraguai em 1541. Tem hoje 85 mil habitantes e fica a 840m de altitude.

Colonização predominante Alemã e Polonesa.

Depois de um bom banho fomos jantar no Alpenbier, recomendação do gerente Flávio do Stelter. Uber e 99 sem chance, nenhum para nos atender, então pedimos um taxi, apesar de perto estava bem frio.

O restaurante era inicialmente uma cervejaria, mas depois fizeram uma parceria com a Decanter vinhos e criaram uma linda adega. Comida típica sensacional, pratos muito bem servidos e saborosos.

Pedimos de entrada Gravilax e depois um eisbein e um schnitzel, acompanhado de um vinho tinto malbec, tudo muito gostoso. o Eisbein pode ser cozido ou assado, só escolher o que mais agrada.

Ah, ainda teve uma gentileza do pessoal em nos levar até o hotel!

Que dia agradável!

Acordamos cedo e fomos apreciar o delicioso café da manhã do hotel, fartura de delícias.

Depois pegamos estrada para a volta, mas tínhamos um ponto de parada bem interessante, a Chiasetta Alpina.

Tentei subir até ela quando a estrada ainda era terra, não consegui com a GS1200, o caminho era muito acidentado, íngreme e com curvas mito fechadas. Agora está concretado, o que facilitou muito, mas mesmo assim exige atenção.

A Chiesetta foi inspirada na igreja milenar de São Simão Apóstolo, localizada em Vallada Agordina, na província de Belluno, na Itália. É consagrada ao Cristo dos Alpes.

Vista do Vale do Itapocu e sua Mata Atlântica a quase 600 metros de altitude.

Sempre tem um... essa era uma menina, se divertindo demais ali pela área.

Uma garoa fortinha pra variar em Pomerode, e chegamos em casa 11h30 do sábado.
Agora é agendar a próxima...