Um marco na história do Hospital das Clínicas da FMUSP

Com a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), o Complexo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) iniciou, em janeiro de 2020, uma grande mobilização coletiva, sob coordenação do Comitê de Crise criado especialmente para o enfrentamento da pandemia, e com a missão de articular ações entre as áreas assistenciais e administrativas para preparar a instituição e suas equipes de saúde para o cenário calamitoso em saúde pública projetado para o Brasil (e para o mundo) pela Organização Mundial de Saúde.

A operação e estrutura de guerra à pandemia, considerada um marco para a história do HCFMUSP, foi posta em prática no início do mês de março de 2020, com o isolamento de seu maior instituto, o Instituto Central, para atender exclusivamente casos de COVID-19, o que exigiu a transferência de cerca de 400 pacientes internados que não apresentavam suspeita ou confirmação do novo coronavírus para outros serviços do Complexo. Assim, nesta primeira fase, 900 leitos, sendo 200 de UTI, foram liberados, aumentando a capacidade e qualidade do atendimento do Hospital das Clínicas aos pacientes da pandemia.



Ao mesmo tempo, o isolamento do Instituto Central permitiu que cerca de seis mil colaboradores atuassem unicamente na linha de frente de combate à COVID-19, minimizando o risco de contágio cruzado para outros pacientes e funcionários.

No período em que vigorou o Comitê de Crise, como aporte de recursos humanos, insumos e equipamentos, o Hospital das Clínicas contou com reforços importantes, incluindo a parceria com instituições hospitalares particulares, com o trabalho voluntário de profissionais de saúde e com doações da iniciativa privada e da sociedade de modo geral.



Em setembro de 2020, com a desmobilização do “covidário” – como ficou conhecido o Instituto Central –, o Comitê de Crise do HCFMUSP encerrou sua operação. A partir da adoção de rigorosos protocolos de segurança e higienização hospitalar, houve a retomada progressiva das atividades antes suspensas, como consultas e cirurgias eletivas. E progressivamente, todos os institutos do complexo passaram a adotar uma estrutura planejada, com fluxos especiais, para atendimento dos casos suspeitos e confirmados de pacientes com COVID-19.

Hospital das Clínicas.mp4


"A única certeza é que entramos juntos e vamos sair juntos"

“Quem poderia imaginar que uma só doença transformaria tanto o funcionamento do nosso hospital?”. Confira, nesse vídeo institucional, como foi a operação de combate do Hospital das Clínicas contra o novo coronavírus em 2020. Uma mudança significativa não só no funcionamento da instituição, mas na vida e nos hábitos dos profissionais de saúde.


Uma homenagem aos colaboradores do HCFMUSP

O Comitê de Crise do Hospital das Clínicas agradece, nesse vídeo-homenagem, a participação e compromisso de cada um dos colaboradores na força coletiva e solidária no combate à pandemia da COVID-19, um marco na história do HCFMUSP e na vida de tantas pessoas.

Vídeo (última versão).mp4

Aqui, neste portal, você encontra conteúdos que apresentam o retrato de como foi o enfrentamento da COVID-19 no ano de 2020 pelo HCFMUSP, bem como fatos e artigos relevantes da pandemia.


PERGUNTAS FREQUENTES

FATO X FAKE

HUMANIZAÇÃO NO HC

QUERO AJUDAR!

HISTÓRIAS INSPIRADORAS E
AGRADECIMENTOS

ARTE DE CUIDAR

ORIENTAÇÕES PARA
PROFISSIONAIS DA SAÚDE

CIÊNCIA DA PANDEMIA


Conheça cada um dos voluntários que atuaram no combate à COVID-19 no Instituto Central, clique aqui.


Informações gerais relacionadas aos pacientes do Hospital das Clínicas, acesse o HC Comunica.


Boletim COVID-19

Principais notícias científicas divulgadas por veículos oficiais

Aplicativo COMVC ajuda a monitorar a saúde mental dos alunos de graduação

Os estudantes de graduação da USP já podem contar com uma nova ferramenta para ajudar a manter a saúde mental em dia. Está disponível gratuitamente, para smartphones com sistema Android e iOS, o aplicativo COMVC.

O app oferece mais de 60 vídeos educativos sobre saúde mental, abordando temas como depressão, ansiedade, estresse, raiva, meditação, relaxamento, mudanças de hábitos, alimentação e resolução de problemas.

Além dos vídeos, o estudante também pode responder a um questionário com perguntas sobre mudanças de humor, ansiedade, burnout, sono e saúde. As informações obtidas servem de base para recomendações de vídeos específicos ou para um eventual encaminhamento a uma consulta. (...)

Notícia publicada em 27/10 pelo Jornal da USP. Veja matéria completa clicando aqui. (Crédito da imagem: Divulgação)

Estudo pode dar origem a teste capaz de prever se paciente com COVID-19 precisará ser hospitalizado

Uma metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) permite prever, com um simples exame de sangue, o risco de um paciente diagnosticado com COVID-19 vir a desenvolver complicações e precisar ser hospitalizado.

A técnica consiste em analisar o conjunto de proteínas presentes no plasma sanguíneo para descobrir se corresponde a um padrão classificado pelos autores como de “alto risco”. Os detalhes do trabalho, que contou com apoio da FAPESP, foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo ainda sem revisão por pares. (...)

Notícia publicada em 27/10 pela Agência Fapesp. Veja matéria completa clicando aqui. (Crédito da imagen: Chokniti Khongchum/Pixabay)

Hábitos para prevenir COVID-19 resultaram em atitudes mais saudáveis

O professor José Carlos Farah traz a discussão para os novos hábitos que farão parte da vida em sociedade após o período da pandemia. A seu ver, assim como outras doenças que se alastraram pelos continentes no passado influenciaram o modo de vida das pessoas, as novas medidas adotadas para proteção contra a covid-19, sobretudo as de cuidados com a higiene e a da valorização da prática regular de atividade física, são positivas e ajudarão as pessoas a viver melhor.

Notícia publicada em 26/10 pelo Jornal da USP. Veja matéria completa clicando aqui.