Humanização no HC

Humanização se refere a um conjunto de valores que promovem a construção coletiva de compromissos éticos e de práticas que melhoram as relações entre as pessoas na atenção à saúde, no ensino e na gestão dos serviços.

No Hospital das Clínicas, a humanização ganhou protagonismo institucional com a criação da Rede Humaniza FMUSPHC em 2010 e a criação do Núcleo Técnico e Científico de Humanização em 2012. Na Faculdade de Medicina da USP, é um dos eixos estratégicos de desenvolvimento.

As ações, projetos, pesquisas e realizações de humanização em âmbito institucional podem ser vistas nesta página.

Cuidar de Todos

Desenvolvido pelo Núcleo Técnico e Científico de Humanização e pelo Comitê de Crise da Diretoria Clínica, o programa Cuidar de Todos apresenta ações integradas para o cuidado às pessoas, equipes e instituição.

Aqui você conhecerá as atividades de humanização que o Hospital das Clínicas está desenvolvendo para o combate à COVID-19 e seus efeitos.

Arte de Cuidar

Este espaço apresenta ações para o cuidado humanizado com a contribuição de instituições parceiras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Cuidar com Arte (clique aqui) reúne materiais audiovisuais artísticos produzidos especialmente para os pacientes e colaboradores do HCFMUSP. Já Conforto Religioso e Espiritual (clique aqui), em parceria com o Comitê de Assistência Religiosa, traz conteúdos de sentido religioso ou espiritual direcionados aos pacientes e colaboradores do hospital.



Imagens do Cuidado

Neste espaço (clique aqui), você irá conferir os registros fotográficos da atuação das equipes de saúde do Hospital das Clínicas que estão na linha de frente do combate à pandemia da COVID-19, projeto realizado por meio da parceria entre Núcleo Técnico e Científico de Humanização e ImageMagica.


Histórias inspiradoras no Hospital das Clínicas

Confira (clique aqui) os emocionantes depoimentos dos pacientes do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP sobre a experiência da COVID-19.