Conforto religioso e espiritualidade

Dentro da proposta do cuidado humanizado, voluntários oferecem conforto espiritual e emocional respeitando as diferentes perspectivas de religiosidade e espiritualidade das pessoas. Nesse espaço, é possível ter acesso a orações, cânticos, bênçãos, salmos, além de outros materiais de sentido espiritual.

Em respeito ao Comitê de Assistência Religiosa (CARE) do Hospital das Clínicas, todos os materiais de cunho religioso e espiritual são previamente submetidos para deliberação sobre os conteúdos.

Comitê de Assistência Religiosa do HCFMUSP

Bela e Ana Paula Praxedes, Pr. Jorge Chávez e Viviane Félix promovem um momento de reflexão religiosa voltada ao público infantil a partir da contação de histórias. Elas integram o Comitê de Assistência Religiosa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, parceiro do Núcleo Técnico e Científico de Humanização.

Comitê de Assistência Religiosa do HCFMUSP (6).mp4
Comitê de Assistência Religiosa do HCFMUSP (7).mp4
Comitê de Assistência Religiosa do HCFMUSP (8).mp4

Além da compreensão

Confira a canção Além da compreensão, escrita pela terapeuta e compositora do Canto Sagrado, Viviane Querino, para os colaboradores e pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), a convite do Instituto Kairós, parceiro do Núcleo Técnico e Científico de Humanização do HCFMUSP.

(Vídeo publicado em 13/7)

Meditação

Viviane Querino apresenta uma meditação guiada para iniciar bem o dia ou a jornada de trabalho, voltada especialmente aos profissionais do HCFMUSP, a convite do Instituto Kairós, parceiro do NTH.

Já no segundo vídeo Onde há amor, não há medo, Viviane traz uma meditação que conduz calma e tranquilidade.

(Vídeo publicado em 17/7)
(Vídeo publicado em 28/7)

Viva e Deixe Viver

Confira a leitura adaptada da obra de Ivani de Oliveira e Mário Meireles, Histórias para encantar, realizada especialmente aos pacientes e colaboradores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A contadora de histórias responsável pelo vídeo, Elaine Fiore, é voluntária da Associação Viva e Deixe Viver, parceira do HCFMUSP e do Núcleo Técnico e Científico de Humanização.

Associação Viva e Deixe Viver [Para Deus nada é impossível].mp4
Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino.mp4

Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino

A mãe de santo Maria Elise Rivas, também chamada Íyá Bê Ty Ogodô no candomblé e Mestra Yamaracyê na umbanda, traz palavras de fé e força ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a convite da Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD), parceira do Núcleo Técnico e Científico de Humanização.

Os conteúdos apresentados são de inteira responsabilidade das instituições/pessoas que os produziram.