Boletim COVID-19

Principais notícias científicas divulgadas por veículos oficiais


Ações de universidades públicas evidenciam importância da ciência no combate à COVID

Um mapeamento realizado por pesquisadores do Projeto Ciência Popular, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, registrou mais de 2 mil ações realizadas pelas universidades e institutos federais brasileiros para combater os efeitos da pandemia da covid-19 em todo o Brasil. O levantamento envolveu várias regiões metropolitanas brasileiras e já é considerado o maior, até o momento. A maior concentração ficou por conta da Região Sudeste, com 896 ações mapeadas até o momento (44.7%), seguida do Nordeste (567), Sul (266), Centro-Oeste (142) e Norte (134).

Notícia publicada em 30/9 pelo Jornal da USP. Veja matéria completa clicando aqui. (Crédito da imagem: Jornal da USP)

Estudantes da USP se organizam para combater os efeitos da pandemia

Alunos, professores e centros acadêmicos da USP estão se organizando para combater os efeitos deixados diariamente pela pandemia do coronavírus. Falta de acesso a itens básicos de higiene e alimentação, ausência de equipamentos para se comunicar e estudar, as grandes filas de pacientes aguardando atendimento e comunidades afastadas que necessitam de informações confiáveis. Situações como essas foram motores de engajamento a diversas iniciativas de voluntariado nos campi da USP. A maioria delas se concentra em levar o conhecimento adquirido para fora dos muros da Universidade, aliando o desejo de ajudar à oportunidade de praticar o que aprendem em sala de aula. Conheça algumas destas ações a seguir e saiba como ajudar ou pedir ajuda.

Notícia publicada em 17/7 pelo Jornal da USP. Veja matéria completa clicando aqui. (Crédito da imagem: Cedidas pelas iniciativas)


USP contra a covid-19: conheça as várias ações da Universidade para ajudar no combate à pandemia

Diante da pandemia de coronavírus, pesquisadores das várias áreas do conhecimento na Universidade de São Paulo sentiram-se desafiados a direcionar suas linhas de pesquisa para novas investigações com o objetivo de auxiliar a sociedade a conter o avanço da doença. Conheça os caminhos das novas pesquisas da USP (...)

Notícia publicada em 17/4 pelo Jornal da USP. Veja matéria completa clicando aqui. (Crédito da imagem: Arte sobre imagem/123RF)


Tecnologia Aplicada no combate ao COVID-19

O combate ao Covid-19 gerou e gera iniciativas inovadoras nos mais diversos campos de atuação da humanidade, incluindo a tecnologia: o Núcleo Especializado de Tecnologia de Informação (NETI), a Diretoria Clínica, os Centros de TI (CETIs) dos Institutos, Engenharias Clínicas, Centros de Inovação do HCFMUSP e diversas empresas de tecnologia propuseram e desenvolveram diversas soluções para apoio aos profissionais da Saúde nas suas diversas tarefas.

Saiba mais clicando aqui. (Crédito da imagem: Reprodição/Tecnologia Aplicada no combate ao COVID-19)

Aplicativo COMVC ajuda a monitorar a saúde mental dos alunos de graduação

Os estudantes de graduação da USP já podem contar com uma nova ferramenta para ajudar a manter a saúde mental em dia. Está disponível gratuitamente, para smartphones com sistema Android e iOS, o aplicativo COMVC.

O app oferece mais de 60 vídeos educativos sobre saúde mental, abordando temas como depressão, ansiedade, estresse, raiva, meditação, relaxamento, mudanças de hábitos, alimentação e resolução de problemas.

Além dos vídeos, o estudante também pode responder a um questionário com perguntas sobre mudanças de humor, ansiedade, burnout, sono e saúde. As informações obtidas servem de base para recomendações de vídeos específicos ou para um eventual encaminhamento a uma consulta. (...)

Notícia publicada em 27/10 pelo Jornal da USP. Veja matéria completa clicando aqui. (Crédito da imagem: Divulgação)

Estudo pode dar origem a teste capaz de prever se paciente com COVID-19 precisará ser hospitalizado

Uma metodologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) permite prever, com um simples exame de sangue, o risco de um paciente diagnosticado com COVID-19 vir a desenvolver complicações e precisar ser hospitalizado.

A técnica consiste em analisar o conjunto de proteínas presentes no plasma sanguíneo para descobrir se corresponde a um padrão classificado pelos autores como de “alto risco”. Os detalhes do trabalho, que contou com apoio da FAPESP, foram divulgados na plataforma medRxiv, em artigo ainda sem revisão por pares. (...)

Notícia publicada em 27/10 pela Agência Fapesp. Veja matéria completa clicando aqui. (Crédito da imagen: Chokniti Khongchum/Pixabay)

Hábitos para prevenir COVID-19 resultaram em atitudes mais saudáveis

O professor José Carlos Farah traz a discussão para os novos hábitos que farão parte da vida em sociedade após o período da pandemia. A seu ver, assim como outras doenças que se alastraram pelos continentes no passado influenciaram o modo de vida das pessoas, as novas medidas adotadas para proteção contra a covid-19, sobretudo as de cuidados com a higiene e a da valorização da prática regular de atividade física, são positivas e ajudarão as pessoas a viver melhor.

Notícia publicada em 26/10 pelo Jornal da USP. Veja matéria completa clicando aqui.

Veja outras matérias: