Tornar-se um jogador de futebol profissional é uma caminhada que deve começar cedo. Os pais do futuro atleta precisam entender que a modalidade, atualmente, demanda de jogadores preparados para atuar com o maior nível de excelência possível muito jovem.
As idades adequadas para começar a trilhar a história dos gramados são quatro ou cinco anos, até o começo da adolescência, entre os 12 a no máximo 13 anos. Depois deste período, o jogador já passou ‘do ponto’.
Isso porque um jogador que começa antes nas categorias de base tem mais ‘bagagem’ para ser lançado ao profissional.
O jogador mais novo a ter um patrocinador é Kauan Basile, uma joia de apenas 8 anos do Santos com patrocínio da Nike. Para ter um ideia Neymar Júnior começou na escolinha do Santos aos 4 anos e só assinou o seu primeiro contato aos 14 anos
Neymar Júnior
Hoje os exemplos de começo tardio no futebol são cada vez mais raros.
Apesar de as chances serem diminutas em relação aos jovens que passam por peneiras, é sempre possível realizar esse sonho para aqueles que têm técnica, condição física, possibilidade de começar de baixo em times menores e sem um salário adequado.
Kauan Basile,
Não adianta você ser o melhor jogador jovem do lugar se não conseguir sequer se inscrever para participar dos testes.
Para isso, o mais importante é que você saiba que existem alguns documentos que são primordiais para a inscrição. Sem eles, você simplesmente não vai conseguir participar da peneira.
Os documentos que são requisitados são uma cópia do RG do atleta e uma cópia do RG do responsável por este atleta, bem como apresentação dos originais no momento dos testes.
Além disso, é necessário realizar um cadastro, que normalmente é feito a partir do site do clube que a peneira está sendo realizada. No entanto, isso varia de acordo com cada instituição, e você deve prestar bem atenção.
Para quem for realizar uma peneira no exterior, o documento necessário é o passaporte, exame que comprove que o jogador não tem doença contagiosa é necessário realizar um cadastro prévio com a instituição.
Clube grandes não cobram, mas terá o custo das viagens, que deverão ser muitas, logo deve estar na conta a passagem da criança, do acompanhante, alimentação e a estadia, pois poderão ter ficar até uma semana à disposição do clube e terá de se hospedar em um hotel ou pensão.
Até conseguir um contrato poderá ter de participar de muitas peneiras Brasil afora e haja dinheiro para isto.
As ”peneiras” são testes em que os melhores atletas são selecionados para treinarem em grandes clubes e terem a possibilidade de integrar um time profissional. Se não participar de muitas peneiras não será jogador profissional
Todos querem ser atacantes, mas te possibilita crescer e ter a posição de acordo com suas habilidades. Treinar em uma posição inadequada pode ser perda de tempo.
É preciso muita dedicação e isso significa ter de abrir mão de alguns desejos e certos momentos: ir a festas, confraternizações, entre outros.
A falta de humildade , geralmente, é um dos maiores erros cometidos pelos jovens que desejam ser jogadores de futebol. Quanto chegar nas peneiras passa a ser o alvo a ser vencido!.
O futebol vai além da habilidade e da força física. É preciso ter inteligência e saber qual a melhor jogada a ser feita em cada momento. Uma dica interessante é fazer cursos de idiomas,
É importante se preparar desde cedo e cuidar da alimentação, outra necessidade é dormir bem, jogadores de futebol precisam estar descansados e com disposição.
Ao ser selecionado em uma peneira é preciso se destacar no dia da peneira, independente da posição em que joga..
Não será selecionado na primeira “peneira” que participar. É preciso ser persistente e a cada vez que não for aprovado, treinar e se preparar ainda mais.