Bebras: Promoção do Pensamento Computacional nas Escolas
O Bebras é um projeto internacional que tem como principal objetivo promover o Pensamento Computacional entre os alunos do 3.º ao 12.º ano de escolaridade. Através de desafios criativos e estimulantes, pretende despertar nos jovens o interesse pela Matemática, pela Ciência de Computadores e pela resolução de problemas de forma lógica e estruturada.
Mais do que uma competição, o Bebras é uma iniciativa educativa que incentiva os alunos a pensar de forma crítica, analisar padrões, resolver problemas e desenvolver estratégias eficazes — competências fundamentais nos dias de hoje.
Em Portugal, o projeto é dinamizado pelo Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sendo organizado por uma equipa multidisciplinar de profissionais ligados à Educação e à Ciência de Computadores.
No presente ano letivo, na nossa escola, participaram 169 alunos, distribuídos por 12 turmas, demonstrando um forte envolvimento e entusiasmo por esta iniciativa. Destacamos com orgulho o desempenho do aluno Davi Conchinha, da turma 8.ºC, que se classificou no top 1% a nível nacional, um feito notável que evidencia o talento e o empenho dos nossos estudantes.
Com uma abordagem acessível, inclusiva e divertida, o Bebras tem contribuído significativamente para aproximar os jovens das áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), inspirando-os a explorar novos caminhos de aprendizagem e desenvolvimento do pensamento lógico e computacional.
Davi Conchinha 8.ºC 👏
Martim Fonseca 8.º A
Maria Santos 8.º C
João Espadinha 8.º C
Daniela Lagareiro 8.º C
Rafael Ramalho 8.º C
Simão Palma 10.º C
Ricardo Banha 12.º A
Dinis Alves 7.º B
Marta Teodósio 7.º B
António Gato 7.º D
Rodrigo Grenho 8.º A
Gabriel Duarte 8.º C
Bernardo Janota 8.º C
Rafael Lopes 8.º C
Dinis Candeias 10.º B
Isabel Alves 10.º C
Beatriz Rosado 10.º C
Henrique Passinhas 10.ºG
Ana Mousinho 10.ºG
Pedro Branquinho 10.ºG
Vasco Barradas 11.ºG
Eduardo Cordeiro 12.º A