Nos separadores reservados à Matemática, para já, podes encontrar informação sobre, os eventos realizados/ a realizar na nossa escola; desafios e recursos que podem ajudar ou complementar o seu estudo. Também podes encontrar trabalhos realizados/ a realizar pelos alunos da nossa escola, disponibilizados no separador "Trabalhos de alunos".
Bom trabalho!
Sabem como é que se celebra o Dia Internacional da Matemática na nossa escola?
E o que pensam os participantes sobre esta iniciativa?
Assiste ao documentário produzido pelo Bernardo Valente no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do Curso Profissional de Técnico de Multimédia que defendeu, com talento e técnica, em julho de 2025.
Parabéns pelo teu trabalho, Bernardo!
Estejam atento que estamos a preparar novidades para celebrar o Dia Internacional da Matemática em 2026!
Recentemente, a nossa comunidade escolar foi convidada a embarcar numa viagem pelo Espaço com o projeto interdisciplinar "Do infinito ao 1". A iniciativa, que contou com uma apresentação sobre os temas estudados, tendo unido as disciplinas de Matemática e Físico-Química para explorar a organização dos corpos celestes e as escalas do cosmos, bem como com a apresentação de trabalhos elaborados pelos alunos das turmas A e D do 7.º Ano, culminou numa apresentação do programa Stellarium realizada pelo professor Francisco Nascimento, na qual se puderam observar vários corpos celestes em formato virtual.
Os alunos da turma 7.º A explicaram os conteúdos teóricos que sustentam a ciência das grandes distâncias. Durante uma breve apresentação, destacaram que, para medir o Universo, o "metro" (unidade SI) se torna pequeno, sendo necessário recorrer a unidades mais adequadas.
Entre os conceitos explorados pelos alunos, podem destacar-se:
• Unidade Astronómica (ua): essencial para medir distâncias dentro do Sistema Solar, correspondendo à distância média da Terra ao Sol, cerca de 150 milhões de quilómetros.
• Ano-luz (a.l.): a unidade utilizada para distâncias fora do sistema solar, como a separação entre estrelas e galáxias. Os alunos esclareceram que, apesar do nome, o ano-luz mede distância e não tempo, correspondendo ao trajeto que a luz percorre num ano (cerca de 9,5 biliões de quilómetros).
• Notação Científica: a turma demonstrou como a Matemática permite simplificar números colossais através de potências de base 10 (ex: 1,5×10^8 km), facilitando o rigor e a comunicação científica.
As turmas do 7.º A e do 7.º D tiveram ainda oportunidade de apresentar os seus projetos que transportaram a teoria para a prática, apresentando trabalhos de modelação realizados durante as aulas de Matemática e Físico-Química. A apresentação dos trabalhos práticos incluiu:
• Medições e Proporcionalidade: Com base nas distâncias médias dos oito planetas ao Sol (expressas em ua), os alunos realizaram os seus projetos, quer em representações em papel, quer na representação no campo de futebol da escola, onde, através de medições precisas e desenhos rigorosos em ambiente de geometria dinâmica, colocaram cada astro na sua posição relativa.
• Representação Física: Através do uso de esferas de diferentes tamanhos e cores, os alunos conseguiram ilustrar as diferenças de localização entre os planetas, permitindo aos presentes visualizar a vastidão do espaço num contexto familiar.
Aproveitámos esta oportunidade para participar na campanha do 1 e, juntamente com o Clube dos Direitos Humanos, recolhemos alimentos e outros bens para distribuir por instituições de Vila Viçosa.
Este projeto reflete as diretrizes das Aprendizagens Essenciais, promovendo a literacia científica e a capacidade de estabelecer conexões externas entre as disciplinas de Matemática e Físico-Química e a realidade. Ao envolver a comunicação de ideias e o trabalho colaborativo, os alunos não só aprenderam sobre o Espaço, mas também desenvolveram competências fundamentais de cidadania.
Aguardamos por noites de céu limpo para realizar a observação noturna na nossa escola.
Continuamos a contar convosco!
2025
O Dia Internacional da Matemática aproxima-se e o nosso Agrupamento junta-se às celebrações no dia 14 de março com:
Jogos matemáticos
Oficinas de tapeçaria
Participação em palestras online
Deixe-se inspirar pelo tema deste ano "Arte, Matemática e Criatividade"
Aparece na sala de convívio às 10 h
Palestra - Eleições em Portugal
“Eleições em Portugal” foi o tema da palestra que o Dr. Paulo Ferreira proferiu na nossa escola nos dias 18 e 19 de setembro de 2024 destinadas aos alunos de Matemática A, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Cursos Profissionais do 10.º ano de escolaridade. Em três sessões teórico-práticas, estes alunos perceberam como se vota em Portugal, quem pode votar, como são eleitos os nossos deputados, e entre outras particularidades, quais os tipos de eleições em Portugal e as principais diferenças entre elas.
"Sem a matemática, não há nada que possa fazer."
"Tudo à sua volta é matemática. "
"Tudo à sua volta são números."
Shakuntala Devi
Galeria de Matemáticos
Bento de Jesus Caraça - Matemático calipolense
Prémio Bento de Jesus Caraça
Veja aqui o regulamento do concurso
Pitágoras de Samos foi um matemático e filósofo grego do século VI a.c., que também se interessou pela Astronomia, Música, Literatura, Política e Metafísica. Viveu aproximadamente 80 anos e morreu em Itália. Segundo Pitágoras os números representavam a harmonia e a ordem e por isso eram considerados a essência de todas as coisas. Para Pitágoras os números eram a base da vida na Terra e a codificação do Universo. Fundou a Escola Pitagórica, que era uma organização secreta e sendo os seus seguidores os Pitagóricos. Pitágoras foi influenciado por Tales de Mileto e ao longo dos tempos influenciou matemáticos como Euclides, Kepler, Galileu… bem como filósofos , designadamente Platão, Sócrates e Aristóteles.
Foi um geómetra exímio que contribuiu para a reestruturação da geometria, deixando como legado mais importante, o Teorema de Pitágoras. Os Pitagóricos contribuíram com a descoberta dos números irracionais, dos números figurados e dos números perfeitos, entre outros contributos bastante relevantes na área da Matemática.
A música também foi objeto de estudo de Pitágoras que descobriu uma escala de tons musicais diferentes da que se usava até então.
Ele descobriu que as notas musicais refletem proporções matemáticas, em particular a relação entre as cordas de uma harpa e as frequências harmônicas no som produzido.
Como curiosidade, ele desenvolveu uma ideia conhecida como numerologia, que é a crença de que certos números estão intimamente ligados às forças espirituais e ao destino mortal.
Na área da Astronomia, Pitágoras foi pioneiro na ideia da esfericidade da Terra, assim como no movimento dos Astros, fundamentando-o com conceitos e relações matemáticas e iniciando a Teoria da Harmonia das Esferas, com base num cosmo harmónico.
"A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo"
"O Universo é uma harmonia de contrários"
"A evolução é a lei da vida, o número é a lei do Universo e a unidade é a lei de Deus "