Eventos

Dia Internacional da Matemática 14/03/2024

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Matemática (DIM), cujo tema este ano foi Playing with Math, os alunos do pré-escolar, através de um pequeno vídeo com duração máxima de 15 segundos, mostraram o que é para eles brincar com a matemática! Fantástico 

Educadora Vanda Oliveira - Jardim de infância de Bencatel - sala D

Educadora  Ana Paula Ambrósio  - Jardim de infância de Bencatel - sala E

Educadora Cristina Rebocho  - Jardim de infância de VV - turma C

Grupo 500  - AEVV 

Dia Internacional da Matemática 14/03/2024

 A nossa escola assinala mais uma vez esta data, proporcionando aos nossos alunos conhecimento e diversão. Este ano o tema é Brincando com a Matemática!  Haverá atividades dirigidas a todos os alunos do nosso agrupamento, com muitos jogos, atividades práticas e exploratórias para além da participação nas palestras promovidas pela APM, via zoom 😉 💪

idm-2024-poster-pt.pdf

Dia do PI


Brincando com a matemática


Tente resolver os desafios que se encontram no cartaz  💪


Escher

Link de apoio às atividades do dia do Pi

Uma Homenagem ao Número Infinito

Havia uma pequena aldeia no coração da Grécia antiga, onde os sábios e os curiosos se reuniam para discutir os mistérios do universo. Entre eles, havia um jovem chamado Pythagoras, cuja mente inquieta ansiava por desvendar os segredos matemáticos que permeavam o mundo.

Pythagoras passava horas observando as estrelas, traçando linhas nos grãos de areia e medindo as sombras das árvores. Mas havia um número que o fascinava acima de todos os outros: o Pi. 

Ele sabia que esse número misterioso estava presente em todas as formas redondas, nas proporções do corpo humano e até mesmo nos movimentos das marés.

Um dia, enquanto contemplava o círculo perfeito do sol no horizonte, Pythagoras teve uma epifania. Ele percebeu que o Pi era a chave para entender o mundo. Ele começou a calcular o perímetro de polígonos inscritos e circunscritos a uma circunferência, aumentando o número de lados até chegar a 96. Aproximou-se do valor que hoje conhecemos como 3,14.

Mas o verdadeiro desafio estava além dos números. Pythagoras queria provar que o Pi era mais do que uma simples fração. Ele queria mostrar que era irracional, que não podia ser expresso como um quociente de dois números inteiros. E assim, ele mergulhou em cálculos intermináveis, explorando as profundezas da matemática.

Os séculos passaram e o Pi continuou a intrigar os matemáticos. No século XVIII, finalmente provou-se que era irracional. No século seguinte, demonstrou-se que era transcendente, um número que não podia ser solução de nenhuma equação algébrica com coeficientes inteiros. A quadratura do círculo permanecia um mistério, mas o Pi era a chave para desvendar outros enigmas.

Com a evolução dos computadores, o desafio de calcular mais casas decimais para o Pi, tornou-se uma corrida contra o infinito. Programadores e matemáticos competiam para superar recordes, ultrapassando o bilião de casas decimais. A NASA, no entanto, ainda usava a aproximação de 15 dígitos para lançar foguetões no espaço.

E assim, o Pi tornou-se um símbolo da busca humana pelo conhecimento. Ele lembra-nos que há sempre algo além do que podemos ver, algo que transcende a nossa compreensão. Ele está nos astros, nas flores, nos rios e nos cálculos que fazemos.

Hoje, celebramos o Dia do Pi, em homenagem a essa constante infinita. E enquanto olhamos para o céu, lembramos que, assim como o Pi, nosso desejo de explorar o desconhecido é tão infinito quanto os dígitos que o compõem.


Que o Pi continue a inspirar-nos, desafiar-nos e  lembrar-nos de que a matemática é a linguagem do universo. E que, tal como Pythagoras, possamos continuar a nossa odisseia em busca do infinito.



Isto é matemática 

 Palestra - 11 de outubro de 2023

…mais que uma palestra, e pouco menos                                        que um show…

"Os maiores segredos do mundo", foi o tema da palestra que o Professor Dr. Rogério Martins, Professor e Investigador do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, criador e apresentador do programa "Isto é Matemática" no canal SIC- Notícias, proferiu no dia 11 de outubro no auditório da sede do nosso agrupamento. Foram dinamizadas três sessões com aproximadamente cento e sessenta alunos em cada sessão. A atividade foi direcionada para alunos do ensino profissional, envolvendo também alunos do 2.º, 3. ° ciclo e ensino secundário.

Nestas apresentações, o Professor conduziu os alunos numa viagem pelos mistérios do desconhecido, e porque a matemática está por todo lado, espreitou com os alunos o mundo das coisas que sabemos e das que ainda não sabemos.  

A matemática é uma descoberta ou é uma invenção? Eis a questão. 


No mundo da ciência existem muitas perguntas simples ainda sem resposta e segredos que só a mãe natureza conhece e que podem constituir verdadeiros desafios. De uma maneira lúdica e simples, o Professor Rogério Martins explorou ao vivo diversas situações curiosas, problemas sem resposta conhecida, como por exemplo as diferentes maneiras de dobragem de um mapa, o Sempre Em Pé esquisito que flutua no aquário, e a corrente do ralo da banheira que levita. Desta forma, pretendeu o Professor aguçar a curiosidade e interesse pelo método científico e conduzir ao reconhecimento da utilização da matemática, que articulada com outras áreas da ciência pode constituir uma ferramenta poderosa na descoberta da solução de problemas, permitindo o desenvolvimento científico e tecnológico. 

Esta iniciativa foi promovida pelos professores do grupo de Matemática, coordenada pelas professoras Zita Paulino e Sónia São Brás, enquadrada nas atividades  do Clube de Ciência Viva da escola e teve como objetivos sensibilizar, incentivar e motivar os alunos para a importância da matemática, desenvolver a compreensão e a capacidade de comunicação matemática, promover o espírito crítico e criativo, bem como o desenvolvimento de capacidades que permitam estabelecer conexões diversas em contextos  reais.

Os alunos mostraram-se recetivos e participativos, interagindo com facilidade e manifesto entusiasmo às questões colocadas pelo Professor Rogério Martins. 

No final de cada sessão alguns alunos pediram selfies com o Professor e em coro, alegremente, gritaram, 


"Isto é Matemática!!"

                                                  Veja aqui as fotos…


Dia da Matemática - 14 de março de 2023


No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Matemática (DIM) a Associação de Professores de Matemática (APM) lançou o concurso "O que é a matemática?", cujo principal objetivo era dar a oportunidade a todos os alunos de mostrarem as suas perceções acerca do que é a Matemática. Os alunos do Curso Profissional de técnico de Multimédia (12º F) responderam ao desafio, tendo o grupo formado pela Carolina Rente e Gabriel Rente, sido finalista na fase regional. Este grupo conquistou também o honroso  1.º lugar, a nível nacional, na categoria de Ensino Secundário e na modalidade Digital.  

Muitos parabéns, Carolina Rente e Gabriel Rente!

Assista ao vídeo vencedor

Dia_Matematica6.mov

Dia da Matemática - 14 de março de 2023


Matemática para toda a gente é… torná-la acessível a Tod@s e a cada um, com diferentes sotaques, integrando a diversidade de experiências individuais e assim atribuir significado a uma linguagem simbólica e abstrata, tão caraterística da matemática. Mas também é pensar como é que essas experiências e o conhecimento nos pode ajudar a tomar decisões que contribuam para um mundo melhor.

Deixe-se envolver pelo desafio proposto pela prof. Joana Latas e pelos alunos Carolina Lemes, Gonçalo Rocha e Sarah Barreto e experimente entrelaçar ideias matemáticas e relacioná-las com algumas ações tão banais das nossas rotinas diárias!

Dia da Matemática - 14 de março de 2023


Os jogos divertem e desenvolvem diferentes competências, entre as quais a concentração e o raciocínio. 

Diverte-te!

Dia da Matemática - 14 de março de 2023

No próximo dia 14 de março vai celebrar-se o Dia Internacional da Matemática, este ano com o tema, Matemática para toda a gente! e mais uma vez o AEVV junta-se a esta iniciativa com jogos matemáticos, participação em palestras online e diversas atividades práticas - matemática viva - dirigidas a alunos do ensino básico e secundário.

Outras sugestões:

Desafio proposto pela organização do Dia Internacional da Matemática - Criação de BD

Prazo de submissão até 7 de março


Concurso para alunos: "O que é a matemática?", organizado pela APM

Prazo de submissão até 6 de março


Palestras online organizadas pela APM, com possibilidade de participação por zoom ou assistir via youtube, para públicos desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

Stream talks, organizadas pelo Dia Internacional da Matemática, com palestras em várias línguas incluindo o português. A segunda sessão será com premiados da medalha fields (equiparado ao Prémio Nobel da Matemática). A sessão em português conta com a participação de alunos e professores do nosso agrupamento!

Dia da Matemática - 14 de março de 2023

https://www.idm314.org/  

Isto é matemática - Palestra - 25 de nov 2022

Por Professor Rogério Martins

O Professor Rogério Martins, Investigador no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Doutorado em Matemática na Área de Sistemas Dinâmicos e Equações Diferenciais, esteve na nossa escola, para a apresentação de três palestra e shows de divulgação científica sobre matemática, e cujo objetivo é estimular o gosto e interesse por esta disciplina, numa abordagem lúdica e muito divertida. Nestas sessões, o Professor Rogério Martins surgiu em palco com uma bicicleta, um aquário e uma balança de drogaria para abordar diversas questões colocadas no dia a dia explorando o seu lado matemático, e fez várias experiências entre as quais, o cálculo de áreas com recurso a uma bicicleta e a relação desta com os objetos que flutuam na água, com muitas referências a outras áreas de conhecimento como Ciências Naturais, Física e Química, História e Filosofia. Estas palestras dirigiram-se aos alunos do ensino profissional, mas também envolveram alunos do terceiro ciclo, secundário e do ensino especial.. O Professor Rogério Martins conseguiu encantar a plateia, que se envolveu com entusiasmo, interagindo de forma dinâmica nas apresentações.

Acreditamos que este novo conceito de abordagem da Matemática e da Ciência de modo leve e descontraído, mas de elevado conteúdo científico, contribuirá seguramente para a motivação e desenvolvimento de aptidões e competências no domínio do conhecimento matemático