O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Martinho Árias, Soure, desenvolve processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências para adultos/as, na vertente Profissional ou de Dupla Certificação, com base nos Referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), nas áreas:
346 - Secretariado e Trabalho Administrativo
Assistente Administrativo/a;
Técnico/a Administrativo/a;
761 – Serviço de Apoio a Crianças e Jovens
Acompanhante de Crianças;
Técnico/a de Ação Educativa;
761 – Trabalho Social e Orientação
Agente em Geriatria;
Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade;
811 - Hotelaria e Restauração
Empregado/a de Restaurante/Bar;
Técnico/a de Restaurante/Bar;
861 - Proteção de Pessoas e Bens
Técnico/a de Proteção Civil
Nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissional, o portefólio agrega documentos e outros elementos comprovativos destinados a evidenciar as competências e fazer prova da execução de realizações profissionais, podendo também ter uma dimensão reflexiva consoante o perfil do/da candidato/a, de modo a permitir a validação das mesmas face ao referencial de competências profissionais.
A validação de competências compreende a autoavaliação pelo/a candidato/a e a heteroavaliação realizada pela técnica de orientação, reconhecimento e validação de competências e pela equipa formativa das diferentes áreas, formalizada em reunião convocada e presidida pelo coordenador do Centro Qualifica.
As/Os candidatas/os devem frequentar um mínimo de 50 horas de formação complementar assegurada pela equipa formativa do Centro Qualifica ou por outras entidades formadoras para as quais as/os candidatas/os sejam encaminhadas/os.
No sentido de apoiar a/o candidata/o na preparação da prova de certificação a apresentar perante o júri, a equipa dispõe de um máximo de 25 horas de formação a serem utilizadas após a etapa de reconhecimento e validação de competências, com vista ao apoio na estruturação das aprendizagens e das competências profissionais detidas.
A certificação das competências validadas exige a apresentação do/a candidato/a perante um júri de certificação que reúne por convocatória da entidade promotora do Centro Qualifica.
A deliberação do júri relativamente à certificação de competências tem por base o desempenho da/o candidata/o numa prova de certificação, conjugado com a análise do portefólio e dos instrumentos de avaliação aplicados durante a etapa de reconhecimento e validação de competências.
Na certificação de competências profissionais, a prova de certificação consiste numa demonstração eminentemente prática, perante o júri, das competências detidas no âmbito do referencial de competências profissionais.
A certificação de competências pode ser total ou parcial.
A obtenção de uma certificação profissional total depende da certificação de todas das unidades de competência, identificadas no referencial de competências profissionais em causa.