Desenvolvimento dos processos de RVCC para adultos/as, na vertente Escolar, nos níveis básico e secundário;
Nível B1 – 4º Ano de escolaridade
Nível B2 – 6º Ano de escolaridade
Nível B3 – 9º Ano de escolaridade
Nível Secundário - 12º Ano de escolaridade
O reconhecimento de competências consiste na identificação das competências desenvolvidas ao longo da vida, em contextos formais, não formais e informais, através do desenvolvimento de atividades específicas e da aplicação de um conjunto de instrumentos de avaliação adequados, por meio dos quais a/o candidata/o evidencia as aprendizagens previamente efetuadas, designadamente através da construção de um portefólio de caráter reflexivo e documental.
Nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências escolar, o portefólio é um instrumento de caráter reflexivo, no qual se explicitam e organizam as evidências das competências adquiridas pelo/a candidato/a ao longo da vida, que agrega documentos de natureza biográfica e curricular, de modo a permitir a validação das mesmas face ao referencial de competências-chave.
A validação de competências compreende a autoavaliação pela/o candidata/o e a heteroavaliação realizada pela técnica de orientação, reconhecimento e validação de competências e pela equipa formativa das diferentes áreas, formalizada em reunião convocada e presidida pelo coordenador do Centro Qualifica.
As/Os candidatas/os devem frequentar um mínimo de 50 horas de formação complementar assegurada pela equipa formativa do Centro Qualifica ou por outras entidades formadoras para as quais as/os candidatas/os sejam encaminhadas/os.
No sentido de apoiar o/a candidato/a na preparação da prova de certificação a apresentar perante o júri, a equipa dispõe de um máximo de 25 horas a serem utilizadas após a etapa de reconhecimento e validação de competências, com vista ao apoio na estruturação das aprendizagens e das competências que concorrem para a reflexão no âmbito da temática integradora a explorar.