Entre culturas

Exposição Virtual

Estamparia Block Printing inspirada na cultura da etnia Baniwa

Artes Visuais - 6°ano - 2018

Professora: Luana Minari

Assistente de ateliê: Ana Silva

Coordenação de área: Rodrigo Silveira

Apresentação (Processo)

A mostra virtual Entre culturas revela parte do processo percorrido pelos alunos ao longo do 6° ano nas aulas de Artes Visuais.

Este trabalho teve início no segundo bimestre, momento em que os alunos foram organizados em grupos e se dedicaram à pesquisa conceitual em torno de aspectos culturais da etnia indígena Baniwa. A partir das aulas, cada grupo escolheu um recorte temático para aprofundar esse estudo e passou a atuar como um coletivo de criação, compartilhando ideias e pesquisas, com o auxílio de materiais disponíveis para consulta no Móbile Virtual e textos acessados durante as aulas.

Vídeos, mitos, imagens e reportagens sobre esse povo indígena inspiraram a criação de matrizes feitas em linóleo-gravura, confeccionadas ao longo do terceiro bimestre. Nessa etapa, os alunos puderam conhecer parte do vasto universo que compreende as técnicas de gravura, em que uma imagem é gravada em uma matriz e pode ser reproduzida inúmeras vezes. Cada aluno entalhou duas matrizes, acordadas coletivamente no projeto desenvolvido no bimestre anterior. Estabelecemos uma relação de confiança e procedimentos de segurança que foram respeitados com muita maturidade pelos alunos. E, então, pudemos experimentar duas formas de impressão da gravura no papel feita com o uso de uma colher de pau (método bastante utilizado por inúmeros artistas através dos tempos) e com uma prensa própria para gravura.

Foi no quarto bimestre que todo esse percurso culminou na produção de tecidos estampados (dimensão (1x1,5m), fazendo uso da técnica milenar conhecida por block printing (estamparia artesanal feita por meio de matrizes entalhadas em madeira ou linóleo). Durante as aulas, os grupos de alunos experimentaram um ambiente de criação colaborativo, projetando, tomando decisões, dividindo e alternando tarefas para a impressão das matrizes.

Os tecidos apresentados nesta mostra virtual revelam aspectos significativos da etnia Baniwa. São composições simbólicas que narram histórias e costumes por meio de um conjunto de escolhas feitas pelos alunos, que passam desde a seleção do recorte temático até as imagens, uso das cores e composição das matrizes em cada tecido. Neles, é possível notar que alguns aspectos da cultura Baniwa despertaram o interesse e a curiosidade dos alunos ganhando destaque em suas produções, tais como a relação profunda deste povo com os peixes, o cultivo da pimenta e da mandioca, a diversidade e a complexidade da produção de cestarias e trançados e a peculiaridade dos instrumentos musicais Baniwa.

Estes trabalhos são também uma homenagem à diversidade cultural dos povos indígenas do Brasil.

Acesse as abas no canto superior direito do site para visualizar as produções e os textos desenvolvidos por cada grupo, assim como imagens de todo o processo.

Boa visita!