Línguas Maternas da Brotero

As Línguas Maternas da Brotero

Numa escola com cerca de 25 nacionalidades, a Biblioteca Escolar  dinamiza atividades no âmbito do projeto «Línguas maternas da Brotero» para comemorar e valorizar a multiculturalidade na nossa escola. 

Ano 2023/2024

Celebramos as 25 nacionalidades da Brotero

No âmbito do Projeto «As Línguas Maternas da Brotero», a Biblioteca Escolar dinamizou uma exposição e uma tertúlia para comemorar e valorizar a multiculturalidade na nossa escola. 

A exposição decorreu de 17 a 31 de maio, com o destaque de livros e outras formas de expressão artística e cultural, para a qual todos os elementos da comunidade escolar foram convidados a participar, através do empréstimo materiais que caracterizassem o seu país /cultura (ex: postais, estátuas, tecidos, peças de roupa, fotografias, artesanato, etc.). 

No dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, participaram na tertúlia 24 alunos/as e 9 professores/as que, com grande entusiasmo, partilharam numa conversa informal e de proximidade, singularidades das dezassete nacionalidades de origem. Esta atividade contou com a colaboração do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) e ainda com a presença de um ex aluno da nossa escola, de nacionalidade ucraniana, para testemunhar a sua experiência de aprendizagem da língua portuguesa e a sua integração na comunidade escolar e no país.

Ano 2022/2023

Línguas Maternas da Brotero

A Biblioteca Escolar, em articulação com o Projeto Cultural de Escola dinamizou uma atividade designada "Línguas maternas da Brotero" para comemorar e valorizar a multiculturalidade na nossa escola. 

Exposição

Neste contexto, de 22 de maio a 9 de junho, realizou-se uma exposição, com o destaque de livros e outras formas de expressão artística e cultural, na qual alunos/as e professores/as participaram através do empréstimo de objetos que caraterizam um país / cultura (ex: postais, estátuas, tecidos, peças de roupa, fotografias, artesanato, etc.).


Tertúlia

No dia 5 de unho realizou-se uma tertúlia com alunos e alunas de várias nacionalidades, com o objetivo de, numa conversa de proximidade e informal, partilharmos singularidades das várias culturas de origem.