A biblioteca Brotero, responde ao desafio da RBE, de mergulhar com ousadia no V Centenário do Nascimento do poeta Luís Vaz de Camões, dinamizando um conjunto de atividades com o objetivo de incentivar a comunidade educativa a (re)descobrir o legado do poeta.
A biblioteca Brotero associou-se à iniciativa «leitura simultânea de textos camonianos», da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Neste contexo, foram realizadas diversas iniciativas, em articulação com o núcleo de experssão dramática:
Leitura no átrio da escola: 23 de janeiro de 2025 - momento de leitura em voz alta, em formato multilingue, de obras camonianas, dinamizado por um pequeno grupo de alunos e professores.
Leitura nas salas de aula e serviços: 23 de janeiro de 2025 - grupo de alunos dinamizaram, nas salas de aula e serviços, uma breve atividade de leitura de obras camonianas.
No âmbito das Comemorações V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões, as Bibliotecas Escolares da Escola Secundária de Avelar Brotero e da Escola Secundária Infanta D. Maria promoveram a dinâmica "Camões entre nós", que consistiu na oferta de oficinas conjuntas, relacionadas com o herói nacional e respetiva obra literária, destinadas a alunos do 10.º ano.
Esta atividade incluiu visitas guiadas às exposições patentes em ambas as escolas, num intercâmbio de oportunidades de enriquecimento académico e cultural.
Dimensões temáticas da exposição:
Biografia /Contexto
Mulheres na vida de Camões
Flora na poesia
Reflexão sobre a vida
Oficina camoniana
A biblioteca Brotero, consciente da importância de integrar as múltiplas iniciativas da Celebração do V Centenário do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões desenvolveu, em articulação com o Projeto Eco B da escola, o projeto «A flora camoniana na Brotero», ambicionando proporcionar à comunidade educativa a (re)descoberta da obra de Luís Vaz de Camões, através de uma abordagem centrada nas plantas mencionadas pelo poeta. Assim, desafiámos os alunos, nas disciplinas de Português, de Biologia e Geologia e de Desenho A, a explorarem a obra camoniana e, simultaneamente, a transpô-la para os espaços verdes da escola.