Programa Revitalização de Nascentes
A SEURBS, por meio do Departamento de Gestão Ambiental, desenvolve diversos programas e projetos para a promoção do equilíbrio ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população de São José dos Campos. Entre os programas realizados em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania, que mantém fina sintonia com o tema do Congresso “Um Salto para o Futuro” e o Programa Educação 5.0, destaca-se o Programa Revitalização de Nascentes.
O programa tem propiciado a formação em educomunicação a professores e estudantes das escolas parceiras, por meio da produção audiovisual. Desde 2010 os vídeos possibilitam a conscientização ambiental e a divulgação do trabalho junto à comunidade. O acervo de vídeos também permitiu constituir a memória das ações do programa, desde sua origem em 2006 até o presente momento, em que se prepara para a realização de sua 8ª Mostra de Vídeos, a se realizar no mês de novembro de 2023.
Alunos participando do programa Revitalização das Nascentes
Estudantes e professores realizam ações educativas, como visitas de campo às nascentes para análises de água, plantios de árvores e mutirões de limpeza. Ao longo deste ano, além das formações para os professores realizados em momentos de HTC, a equipe formadora da SEURBS também tem organizado exibições públicas dos vídeos produzidos pelos alunos, em parceria com a sociedade civil (Rotary Clube, OSC Ecomuseu, associações de amigos de bairro, etc.) em horário noturno e em locais públicos como praças, parques e nas próprias escolas participantes.
O Programa Revitalização de Nascentes mantém um site em que se pode visualizar a localização das 38 nascentes em áreas públicas urbanas que recebem ações de melhoria e conservação e a relação das 18 escolas municipais participantes. O site também possibilita o download do livro “As Nascentes e a Cidade”, relatando 15 anos de ações do programa, os materiais didáticos como os subsídios desenvolvidos para professores e estudantes, as informações para a adoção das nascentes conforme o decreto 18.748/21 (Subprograma Nossa Nascente), bem como os relatos das últimas ações e informações pela mídia.