Abaixo estão algumas das minhas reflexões sobre o porquê eu estudo. E estas reflexões irão nos ajudar a entender o porquê de nós virmos para a escola.
Por que eu estudo?
Para nós, estudantes, existem algumas idéias que irão nos auxiliar nesta caminhada como eternos alunos. Irei citar quatro ideias que me fizeram parar para refletir sobre o porquê devemos estudar.
A primeira das ideias eu retirei de um dos livros do autor Alexandre Dumas
(ou Diumá, na pronúncia) que escreveu o livro “O Conde De Monte Cristo”que é da onde eu retirei a ideia. Esse autor também escreveu vários outros livros famosos como por exemplo Robin Hood e também Os Três Mosqueteiros. A frase que foi retirada é: “A única coisa que não pode ser tirada de um humano é o conhecimento”. O que eu quero dizer sobre esta frase é que independente do que aconteça contigo, seja perder suas casas, perder seus bens, o que você não perderá é o seu conhecimento. No próprio livro tem um exemplo disso que é quando o personagem principal ele é preso e vem uma pessoa para tirar ele da prisão, e no meio do caminho o personagem principal ele se depara com dois caminhos, sendo um caminho cheio de tesouros e riquezas e do outro lado a saída da prisão, mas o ajudante fala “ Por aqui você terá riquezas, mas por lá há conhecimento. Mas a diferença é: as riquezas podem ser retiradas facilmente de você, mas o conhecimento ninguém irá retirar”.
A segunda ideia é do escritor sobre educação Friedrich Nietzsche a ideia que foi retirada desse autor é: “Não trabalhe para o Estado ou para o mercado de trabalho”. O que eu quero dizer é que você não deve trabalhar só pelo salário no fim do mês, mas sim, para um conhecimento próprio.
A terceira Ideia Força foi retirada do segundo livro mais conhecido no mundo “O Pequeno Príncipe” escrito pelo autor Saint Exupéry. A frase que eu retirei do livro é: “Nunca abandone uma pergunta”. O que eu quero dizer é que você sempre tem que procurar respostas para as perguntas, porque se você não procurar você não terá as respostas. Pode parecer meio óbvio, mas se você por isso em prática, você terá muito mais conhecimento do que uma pessoa que não procura as respostas.
E a quarta e última, mas não menos importante, é a ideia do autor "Pedro Demo" que escreveu o livro "Educar Pela Pesquisa". A frase que é retirada desse livro é " Estudar é modo de vida; é para a vida toda!" Eu quero passar esta mensagem para todos. Estudar é para vida toda, você não pode simplesmente parar de estudar. Vou citar um exemplo, imagina que você passou quatro anos se ralando para ganhar um diploma, e nesse diploma há uma parte escrita "Vencimento dia 15/03/24" após o vencimento você terá que fazer uma prova para ver se você continuou estudando. Parar de estudar não é uma opção.
FEITO POR: ELIÉZER VARGAS
Este é Alexandre Dumas, autor do livro "O Conde de Monte Cristo" e também do famosíssimo livro "Os Três Mosqueteiros"
(1802-1870).
(1844-1900).
(1900-1944).
Este é Pedro Demo, sociólogo nascido no Brasil e autor do livro "Educar Pela Pesquisa"
(1941 - ...).