Esse texto diz a respeito do meu relatório a uma saída de campo ao Observatório Astronômico da UFRGS
Saída de Campo ao Observatório Astronômico da UFRGS
No dia 29 de setembro de 2025, foi realizada uma saída de campo da escola E.M.E.F. Porto Novo para o Observatório Astronômico da UFRGS, organizado pelo Profº Mestre em Geografia Donarte e pela Profª Aline, especializada na área da Ciência, sem contar com a ilustre presença da diretora da escola, Dir.ª Solange. O dia estava completamente limpo, pois no dia anterior a essa saída científica, havia chovido, portanto, o céu havia sido “lavado”. Esse Observatório Astronômico está localizado na Av. Osvaldo Aranha, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90050-161.
Às 18h30min, aproximadamente, adentramos ao transporte que nos levou ao Observatório, percorrendo um caminho próximo a 20 km (média de 35 min. de carro).
Após desembarcamos, nos dirigimos até onde os orientadores, Gabriel e Tâmara, nos mostraram duas constelações, sendo elas: Escorpião e Centauro, apontando às principais estrela de cada uma delas, respectivamente Antares e Alfa Centauri A (Rigil Kentaurus).
Conseguimos observar a lua, com a sua clássica característica rochosa. A Lua estava em estado Gibosa, quando está próximo a Lua Cheia. Também podemos observar o planeta Saturno, porém, obviamente, não conseguimos ver de uma forma tão clara por conta de sua distância em relação a Terra.
Nos contaram um pouco da história da arquitetura “art nouveau”, o tipo de arquitetura que foi utilizado para construir o Observatório. É interessante lembrarmos que neste complexo, há a Musa Urânia, conhecida como a Musa da Matemática e Astronomia.
Entrando no Observatório, nos foi apresentado vários Teodolitos (instrumento óptico de precisão usado para medir ângulos horizontais e verticais) e outros objetos que auxiliaram no estudo dos astros. No segundo andar, também conhecido como “Sala do tempo”, contaram a respeito de como descobriram a hora em relação de lugar à lugar. E por fim, no terceiro andar, onde havia a Cúpula do Observatório, foi dito que o telescópio que havia lá era uma das poucas construídas pelos franceses no início do séc. XX que existem no mundo.
Concluindo, este Observatório, é um dos mais importantes na história da indústria do Brasil, pois, assim como foi citado anteriormente, a partir de lá é que podemos saber que horas são, sem contar que boa parte do conhecimento atual dos astros, foi por conta dessa influência do Observatório Astronômico da UFRGS. Esta foi uma das minha melhores experiências na carreira. Com certeza esse conhecimento obtido nesse lugar será lembrado por mim pelo resto da minha vida.
A seguir está um link redirecionando a um vídeo criado pelo próprio Instituto: OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DA UFRGS
Aqui está a imagem do interior da Cúpula, juntamente com o orientador Gabriel.
Aqui está a imagem da arquitetura "Art Nouveau", com a Musa Urânia na parte superior