Aqui está um breve histórico do Cemitério da Santa Casa de Misericórdia
Saída de Campo ao Cemitério da Santa Casa de Misericórdia
O Cemitério da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, inaugurado em 1850, é o mais antigo ainda em funcionamento no Sul do Brasil. Sua criação ocorreu porque o antigo cemitério, localizado atrás da antiga Igreja Matriz, tornou-se inadequado durante a ocupação farroupilha, quando o número de enterros cresceu e o terreno, muito inclinado, já não suportava novos sepultamentos.
Após debates sanitários iniciados em 1834, a Câmara Municipal autorizou a transferência da necrópole, e em 1844 o Presidente da Província, Luís Alves de Lima e Silva, adquiriu um terreno no alto da Colina da Azenha, onde o novo cemitério passou a ser administrado pela Irmandade da Santa Casa. A primeira inumação ocorreu em 6 de abril de 1850, antecipada pela epidemia de febre amarela.
Ao longo dos séculos XIX e XX, o cemitério acompanhou a expansão urbana de Porto Alegre e tornou-se um importante patrimônio histórico e cultural. Ali estão sepultadas diversas personalidades marcantes do Rio Grande do Sul, como Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado, Borges de Medeiros, Iberê Camargo e Teixeirinha, reforçando seu valor como espaço de memória da cidade e do estado.
OBS: Não pude comparecer a saída de estudos, portanto, fiz um resumo sobre a história desse local.