V Mostra de Faróis do Saber e Inovação
V Mostra de Faróis do Saber e Inovação
Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2024, aconteceu no espaço IMAP, localizado no Parque Barigui, a V Mostra de Faróis do Saber e Inovação. O evento reuniu professores dos espaços makers, que apresentaram uma variedade de propostas de atividades práticas e interativas produzidas por estudantes.
Os projetos abordaram temas diversos, como os biomas brasileiros, explorados por meio de caixas com texturas representativas, podcasts, jogos, terrários e vídeos em realidade virtual. A interatividade com Makey Makey permitia que, ao tocar em animais programados, fossem acionados vídeos nos quais os estudantes explicavam os biomas. A maquete representativa do Cerrado, intitulada "A Caixa d'Água do Brasil", que evidenciava o papel vital do bioma como principal fonte de água doce do país, e uma maquete que representava a linha de turismo na regional CIC, trouxeram também novos aprendizados para os estudantes. Outra maquete com animais da fauna brasileira completava a exibição ao reproduzir sons característicos, programados com Makey Makey.
Houve ainda a exposição de engenhocas construídas por crianças, criadas para oferecer soluções que amenizem os impactos do lixo em seus bairros. Materiais sobre as invenções de Leonardo da Vinci também marcaram presença, conectando história e inovação. Além disso, os estudantes puderam interagir com as maquetes utilizando os robôs montados com os kits Ludobot, observar os cogumelos luminosos com tecnologia Arduino, e conhecer sobre a história do cinema, através de construções como zootropos, praxinoscópios e flipbooks.
A Mostra encantou cerca de dez mil estudantes, que puderam explorar, interagir e aprender de maneira criativa e interativa. E destacou-se como um espaço essencial para fomentar a criatividade e o aprendizado prático, tanto para estudantes quanto para professores. O evento ampliou o repertório pedagógico dos professores, inspirando-os a incorporar novas abordagens e tecnologias em suas práticas diárias. Iniciativas como essa fortalecem a educação inovadora, promovendo o desenvolvimento de competências do século XXI e incentivando o pensamento crítico e criativo.