O evento aconteceu no dia 30 de agosto de 2019, das 8h às 17h30 no SEBRAE, e contou com palestrantes convidados, mostra interativa de trabalhos, oficinas e muitas atividades mão na massa distribuídas em 10 trilhas.
Secretária Municipal da Educação de Curitiba
Coordenadora do Laboratório Permanente de Estudo e Criação em Arte e Eletrônica - Ste(A)mLab (UNESPAR/FAP)
Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), autora do livro infantil "Ada Lovelace: a condessa curiosa", secretária da Sociedade Brasileira de Computação, membro do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (SBC) e membro do projeto de extensão Emíli@s - Armação em Bits na UTFPR-CT.
Articulador da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, bacharel e licenciado pela Universidade de São Paulo - USP, mestrando em enino de geografia pela USP, fellow do MIT Media Lab 2016.
Projeto Emíli@s - Armação em Bits da UTFPR
Oficina "Por Dentro dos Bancos de Dados, Literalmente"
Programação e robótica na Mostra Interativa e Oficinas "Corrida Maluca Maker", "Metodologia Científica Divertida" e "Criaturas Fantásticas"
Conhecimento dos conceitos básicos de programação usando o Scratch e os primeiros passos com Arduíno!
Oficina Trilha 1.
Oficineira: Vanessa Romankiv
Fundadora da rede Tech Ladies Brasil, uma iniciativa que conecta, ensina e empodera mulheres através da tecnologia.
Nesta oficina os participantes foram desafiados a construir um protótipo móvel que promete resolver os problemas de emissão de gás carbônico!
Oficina Trilha 2.
Oficineiro: Cleiton Rosa, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Nesta oficina os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma imersão na aprendizagem criativa por meio de uma construção mão na massa coletiva e refletir sobre sua própria comunidade e com o que gostaria de viver e conviver. A atividade usa materiais de baixo custo misturados a componentes eletrônicos, para enfatizar que a criatividade pode ser explorada com recursos acessíveis!
Oficina Trilha 3.
Oficineira: Carolina Ferreira, da equipe da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação da SME
A Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação é responsável pela formação dos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba para integração das tecnologias digitais no processo educativo e por meio da pesquisa e implementação de ambientes inovadores e digitais de aprendizagem.
Nesta oficina, os participantes tiveram a oportunidade de criar de maneira lúdica personagens a partir de materiais recicláveis como estímulo à criatividade como elemento coadjuvante em narrativas ou contações de histórias!
Oficina Trilha 6.
Oficineiro: Darice Alessandra Deckmann Zanardini, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Nesta oficina os participantes aprenderam a lidar com registro e análise de dados de uma forma bem envolvente e divertida!
Oficina Trilha 7:
Quem dará o tom: Ailton Lopes, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
Esta oficina teve como objetivo proporcionar uma experiência diferenciada com os conceitos de Banco de Dados em que, através de uma adaptação de uma atividade de computação desplugada chamada “Human Branching Databases”, o próprio participante se transforma no conceito estudado. Através desta experiência é possível compreender como os Bancos de Dados têm influência na atual sociedade por meio da tecnologia. Após a compreensão dos conceitos e da percepção sobre a área, esse tipo de prática tem se mostrado útil para divulgar e motivar pessoas para a carreira da computação.
Oficina Trilha 8:
Oficineira: Rita Cristina Galarraga Berardi.
Rita, é professora (Adjunto) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Curitiba. Doutora em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desenvolvido em colaboração com a Universität Koblenz-Landau, Instituto West de Web Semântica na Alemanha. Completou o mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, realizado em parceria com Hewlett Packard (HP). Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas. No ensino médio cursou Magistério. As áreas de pesquisa que mais interessam estão relacionadas a Banco de Dados, Linked data (ou dados conectados), Web Semântica e Ontologias. Apaixonada por criar novas metodologias para ensino de computação, principalmente de maneira desplugada. Na Extensão, é membro do Projeto Emílias da UTFPR que visa aumentar a representatividade feminina na computação e discutir os aspectos relacionados à atuação da mulher na área de computação.