Probabilidade e Estatística
Probabilidade e Estatística
Na antiga versão do CCEF, o eixo Tratamento da Informação objetiva que o estudante seja capaz de construir procedimentos para coletar, organizar, representar e interpretar dados, compreendendo os gráficos como forma eficiente de comunicação e análise de informações, para assim proceder às avaliações de forma crítica acerca das informações que o rodeia.
Com a BNCC, observa-se um impacto na organização deste eixo em relação à sua estrutura de conteúdos, o qual referimo-nos agora como unidade temática Probabilidade e Estatística.
Dessa forma, a partir da inserção dessa temática no currículo brasileiro, estudantes desde o 1º ano do Ensino Fundamental deverão ter acesso a conteúdos de Probabilidade e Estatística.
Como prevê a BNCC:
“A incerteza e o tratamento de dados são estudados na unidade temática Probabilidade e Estatística. Ela propõe a abordagem de conceitos, fatos e procedimentos presentes em muitas situações-problema da vida cotidiana, das ciências e da tecnologia. Assim, todos os cidadãos precisam desenvolver habilidades para coletar, organizar, representar, interpretar e analisar dados em uma variedade de contextos, de maneira a fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões adequadas. Isso inclui raciocinar e utilizar conceitos, representações e índices estatísticos para descrever, explicar e predizer fenômenos.” (BRASIL, 2017, p. 272).
No Ensino Fundamental I, é elencada a importância de trabalhar com essa temática relacionando com a prática social e de forma interdisciplinar, com o objetivo de “promover a compreensão de que nem todos os fenômenos são determinísticos” (BRASIL, 207, p. 272). Propõe-se o trabalho com Probabilidade centrado no desenvolvimento de conceitos iniciais da noção de aleatoriedade, favorecendo a compreensão de eventos certos, impossíveis e prováveis, iniciando a construção do espaço amostral.
Sugere-se, então, algumas propostas didáticas realizando atividades que permitam ao estudante a:
levantar dados e informações;
construir gráficos;
observar fenômenos;
explorar o raciocínio probabilístico;
produzir tabelas de duplas entradas;
identificar e interpretar propagandas, rótulos, anúncios, gráficos, tabelas, notícias de jornais, entre outros;
integrar o conhecimento desta temática a outras áreas da Matemática;
utilizar de gráficos e tabelas com dados de mídia social.
No Ensino Fundamental II, os conceitos da Probabilidade teórica devem ser desenvolvidos mediante a ampliação e aprofundamento de conceitos de probabilidade frequentista. Também necessitam ser contemplados problemas de contagem e enumeração dos elementos do espaço amostral.
Em estatística, é importante destacar:
a coleta e organização de dados em uma pesquisa;
a leitura, interpretação e a construção de tabelas e gráficos;
a forma de produção de texto escrito para a comunicação de dados, síntese e justificativa de conclusões.
Da mesma forma, é esperado o desenvolvimento de conceitos que possibilitem o planejamento e elaboração de relatórios de pesquisas estatísticas descritivas, abrangendo medidas de tendência central e construção de tabelas e gráficos diversos, além da definição de questões relevantes e da população a ser pesquisada, seleção de elementos, uso de técnicas adequadas de coleta.