Geometria
Geometria
Esta unidade temática envolve o estudo de um amplo conjunto de conceitos e procedimentos relacionados aos elementos do espaço e forma necessários para a compreensão das propriedades geométricas presentes no mundo ao nosso redor e nas diferentes áreas do conhecimento.
Vale ressaltar que o processo de conhecimento da Geometria se inicia desde a primeira infância, a partir do momento em que interagimos com o mundo a nossa volta, porém é na escola que esses conhecimentos empíricos são aprofundados e sistematizados em conhecimentos científicos. Neste sentido, o CCEF salienta que é papel do professor estabelecer as relações entre os saberes formais e informais, visando os objetivos de aprendizagem desta unidade temática e favorecendo a aprendizagem dos conteúdos geométricos.
A proposta do CCEF elenca como conteúdos essenciais para o desenvolvimento do pensamento geométrico, atividades que se relacionem a: [...] observação do espaço, formas geométricas bidimensionais, tridimensionais, atributos definidores, leitura de mapas, simetria, proporcionalidade, planificação, polígonos, poliedros, área, perímetro e suas partes, reta, semirreta, circunferência, ângulos, volume, teoremas, entre outros.
No Ensino Fundamental I, é importante o trabalho que permita aos estudantes:
“Identificar e estabelecer pontos de referência para a localização e os deslocamentos de objetos, construir representações de espaços conhecidos e estimar distâncias, usando, como suporte, mapas (em papel, “tablets” ou “smartphones”), croquis e outras representações.” (BRASIL, 2017, p. 270).
Segundo a BNCC, quanto às formas é esperado que os estudantes:
Saibam identificar características de elementos bidimensionais e tridimensionais.
Associem figuras espaciais e as suas planificações.
Nomeiem e comparem polígonos considerando os seus vértices, lados e ângulos.
Quanto ao ensino da simetria indica-se que ele seja iniciado por meio de representações de figuras geométricas planas em quadriculados ou no plano cartesiano, além, é claro, da possibilidade de utilização de recursos de “softwares” de Geometria.
No Ensino Fundamental II, é importante a consolidação e a ampliação de aprendizagens anteriores. O ensino da Geometria não deve ser reduzido à mera aplicação de cálculo de áreas ou volumes, nem tão pouco a “aplicações numéricas imediatas de teoremas sobre relações de proporcionalidade em situações relativas a feixes de retas paralelas cortadas por retas secantes ou do Teorema de Pitágoras” (BRASIL, 2017, p. 279).
As ideias de coordenadas devem ser ampliadas para os conceitos de plano cartesiano, como a representação de sistemas de equações do 1º grau, vinculando conhecimentos derivados da ampliação dos conjuntos numéricos e suas representações na reta numérica, destacando também a aproximação com a Álgebra.
Deve ser enfatizada a análise e produção de transformações, ampliações e reduções de figuras planas, bem como a identificação de seus elementos variantes e invariantes, possibilitando o desenvolvimento dos conceitos de congruência e semelhança, que podem resultar em demonstrações simples, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio hipotético-dedutivo.