Grandezas e Medidas
Grandezas e Medidas
No decorrer da história da humanidade, o homem sob diferentes situações de atividade do seu cotidiano sempre esteve em contato com informações referentes às Grandezas e Medidas, e de acordo com a sua necessidade, ele foi criando mecanismos que buscasse atendê-la e meios para realizar a sua medição.
A unidade temática Grandezas e Medidas permite uma relação interdisciplinar entre a Matemática com outras áreas do conhecimento, tais como: História, Ciências, Geografia... Além disso, de acordo com a BNCC, “essa unidade temática contribui para a consolidação e ampliação da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico”.
Nesse sentido, o Currículo Comum do Ensino Fundamental vem ao encontro dessa concepção, quando apresenta o ensino matemático a partir dos elementos lógicos e históricos para a sistematização dos conceitos elencados para o processo educativo apoiando-se nos fundamentos e pressupostos da Teoria Histórico-Cultural enquanto “produto da atividade humana diante das necessidades objetivas enfrentadas historicamente pelos homens” (MOURA, 2016, p. 156).
No Ensino Fundamental I, a organização curricular apresentou algumas adequações em relação aos conteúdos com o objetivo de alinhar as habilidades contempladas na BNCC. Ressalta-se, assim, que esta temática deve ser abordada por meio de problemas originados de situações do cotidiano, sem uso de fórmulas.
Mediante esse pressuposto:
[...] o professor, enquanto mediador do processo ensino-aprendizagem pode encontrar na unidade temática Grandezas e Medidas um campo rico de aplicação da Matemática às práticas sociais, resgatando e valorizando os conhecimentos que a criança traz da sua vivência, enriquecê-los com outras situações de aprendizagem e conduzir tal processo de maneira progressiva destes conhecimentos sistematizados.
Nesse sentido, abordar inicialmente as unidades não convencionais de medida, por exemplo, trará uma compreensão e generalização dos processos de medição. É a etapa em que se deve valorizar os conhecimentos prévios dos estudantes e, a partir deles, aprofundar a formação do conceito de medição, apresentando-lhes as unidades de medidas usuais, por meio da contextualização de tais conceitos matemáticos inseridos nessa unidade temática.
A BNCC destaca que:
“[…] a expectativa é a de que os alunos reconheçam comprimento, área, volume e abertura de ângulo como grandezas associadas a figuras geométricas e que consigam resolver problemas envolvendo essas grandezas com o uso de unidades de medida padronizadas mais usuais.” (BRASIL, 2017, p. 271).
Há uma proposta no CCEF para os anos finais de aprofundar a unidade temática. Nela, retoma-se o trabalho com os processos de medição envolvendo o uso da Aritmética e da Geometria, como o cálculo de áreas de figuras planas e as transformações das unidades de medidas de superfície.
Posteriormente, no CCEF o trabalho com Grandezas e Medidas relaciona os conceitos envolvendo as unidades de medidas com outras unidades temáticas, como a Geometria, Aritmética e a Álgebra. Quer um exemplo? Quando se faz necessária a utilização de equações (1º e 2º grau) para a resolução de exercícios em que há a necessidade de conversão de medidas.