Números
Números
A unidade temática Números imerge na BNCC com a finalidade de desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.
Espera-se que os estudantes resolvam problemas com os números dos diversos conjuntos numéricos. A proposta é oferecer situações que permitam observar a necessidade dos demais conjuntos numéricos e, assim, dominar as especificidades de cada um (BRASIL, 2017).
Concentra-se na utilização de diversos recursos e instrumentos didáticos, entre eles materiais manipulativos, nas quais as atividades permitam a reflexão do aluno por meio de perguntas direcionadas e pelo registro oral ou escrito das aprendizagens. A utilização de ábacos de pinos, cartas especiais, dados, fichas sobrepostas, calculadoras, jogo de boliche, jogos de argolas, palitos, dominós, jogos de percursos, entre outros jogos com intencionalidade pedagógica, também corroboram com a promoção de situações providas de sentido e significados nas quais o desenvolvimento do pensamento numérico se estabeleça.
"Nessa fase, espera-se também o desenvolvimento de habilidades no que se refere à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais por meio da identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos algarismos. Na perspectiva de que os alunos aprofundem a noção de número, é importante colocá-los diante de tarefas, como as que envolvem medições, nas quais os números naturais não são suficientes para resolvê-las, indicando a necessidade dos números racionais tanto na representação decimal quanto na fracionária" (BRASIL, 2017, p. 268-269).
“A expectativa é a de que os alunos resolvam problemas com números naturais, inteiros e racionais, envolvendo as operações fundamentais, com seus diferentes significados, e utilizando estratégias diversas, com compreensão dos processos neles envolvidos. Para que aprofundem a noção de número, é importante colocá-los diante de problemas, sobretudo os geométricos, nos quais os números racionais não são suficientes para resolvê-los, de modo que eles reconheçam a necessidade de outros números: os irracionais.
Os alunos devem dominar também o cálculo de porcentagem, porcentagem de porcentagem, juros, descontos e acréscimos, incluindo o uso de tecnologias digitais. No tocante a esse tema, espera-se que saibam reconhecer, comparar e ordenar números reais, com apoio da relação desses números com pontos na reta numérica.
Cabe ainda destacar que o desenvolvimento do pensamento numérico não se completa, evidentemente, apenas com objetos de estudos descritos na unidade Números. Esse pensamento é ampliado e aprofundado quando se discutem situações que envolvem conteúdos das demais unidades temáticas: Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística.” (BRASIL, 2017, p. 269)