Gerência de
Planejamento Educacional
Gerência de
Planejamento Educacional
Confira as Formações Permanentes
Modalidade: Autoinstrucional
Português
Matemática
História
Geografia
Ciências
Artes
Educação Física
Inglês
Educação Infantil
Alfabetização
Educação Especial
Para realizar a formação é preciso estar cadastrado no Sistema de Gestão de Cursos.
Após a inscrição, a primeira ação é realização do Módulo Inicial. Ao finalizar este módulo, você poderá optar qual (is) cursos pretende realizar e, assim, efetivar a inscrição.
Essa formação foi pensada considerando a dinâmica do educador. A estratégia formativa é proposta de modo autoinstrucional, ou seja, cada cursista tem autonomia para organizar o seu tempo de participação nos cursos.
Educação Infantil:
Especifica (por formação)
Ensino Fundamental:
Especifica (por formação)
Datas, Horários e Período:
Os cursos ficarão disponíveis para inscrição e realização de abril a novembro de 2025, após este período o certificado será disponibilizado no Sistema Gestão de Cursos, no item “Certificados para Participantes”.
Local: Moodle-Bauru
Título: Etnodiversidade e multiculturalismo: práticas antirracistas no cotidiano escolar
Código da atividade: 408
MODALIDADE: Educação a Distância (EAD)
EMENTA: Em conformidade com a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira nas escolas, alterada em 2008 pela Lei 11.645/08, que inclui o ensino da Cultura Indígena, e atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de qualidade, 18 - Igualdade racial, 19 - Arte, Cultura e Comunicação, 20 - Povos Originários e Comunidades Tradicionais, o curso propõe estudos, reflexões e discussões que subsidiem o profissional na luta antirracista, incluindo trocas de experiências e ressaltando a importância da etnodiversidade e o multicultarismo no cotidiano escolar
COORDENAÇÃO: Maria Raquel Carneiro, Raisa Bonani e Luciana Reis Fonseca
PÚBLICO-ALVO:
Categorias Educação
▪ Assistente de serviços na escola – servente de escola.
▪ Agente de serviços na escola – merendeira.
▪ Agente educacional – auxiliar de creche; inspetor de alunos; secretário de escola; cuidador de crianças, jovens, adultos e idosos.
▪ Especialista em educação adjunto – professor substituto de educação básica – jovens e adultos.
▪ Especialista em educação adjunto – professor substituto de educação básica – especial.
▪ Especialista em educação adjunto – professor substituto de educação básica – fundamental I e II.
▪ Especialista em educação adjunto – professor substituto de educação básica – infantil.
▪ Especialista em educação – professor de educação básica – jovens e adultos.
▪ Especialista em educação – professor de educação básica – especial.
▪ Especialista em educação – professor de educação básica – fundamental I e II.
▪ Especialista em educação – professor de educação básica – infantil.
▪ Especialista em gestão escolar – diretor de escola de jovens e adultos.
▪ Especialista em gestão escolar – diretor de escola de ensino fundamental.
▪ Especialista em gestão escolar – diretor de escola de educação infantil.
Funções de confiança
▪ Vice-diretor de escola do ensino fundamental (nomenclatura para fins de inscrição no Sistema Gestão de Cursos).
▪ Coordenador pedagógico do ensino fundamental (nomenclatura para fins de inscrição no Sistema Gestão de Cursos).
▪ Coordenador pedagógico da educação de jovens e adultos (nomenclatura para fins de inscrição no Sistema Gestão de Cursos).
Categorias Público Externo (OSCs)
▪ Professor Educação Infantil das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
▪ Professor Educação Especial das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
▪ Berçarista e Recreacionista das Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
O certificado deste curso será aceito para fins de progressão por qualificação profissional, em conformidade com a lei n° 5.999/10.
Carga horária: 15h
Datas, Horários e Período:
Os cursos ficarão disponíveis para inscrição e realização de abril a novembro de 2025, após este período o certificado será disponibilizado no Sistema Gestão de Cursos, no item “Certificados para Participantes”.
Local: Moodle-Bauru