A apropriação das tecnologias digitais na área da alfabetização é marcada pela ideia de ferramentas, técnicas e recursos digitais. O uso das tecnologias digitais na alfabetização ainda é um campo que desafia as práticas pedagógicas presentes nas escolas, mas, entendemos, são muito necessárias nas práticas docentes. Portanto, aprender a ler, a escrever e alfabetizar-se neste mundo contemporâneo, imerso na cultura digital e na centralidade das redes, envolve compreender e fazer uso de instrumentos de leitura da cultura digital, das tecnologias, de suas novas linguagens e seus meandros percorridos em redes. (ALMEIDA; SILVA, 2018, p. 142-143).
Em diálogo com Vygotsky, o autor reforça a questão:
[...] sustentava que a mente humana tem que ser entendida como resultado emergente de processos cultural-históricos. Ele mostrou como ferramentas cultural – historicamente desenvolvidas medeiam a relação do indivíduo com o mundo e que a competência de manusear tais ferramentas é adquirida em ambientes sociais mediante a orientação de outras pessoas. (DANIELS, 2008, p. 109).
Ferraz, Margareth Siqueira Uzai. Jogos de alfabetização, práticas analógicas e potencialidades digitais: uma perspectiva inclusiva. 2021.