Diálogos entre o Património Cultural e Indumentária 

Congresso Vestindo o Património Cultural


FBAUL - CIEBA

28 e 29 de maio de 2021

Ciclo de conferências com apresentações, mostras de vídeos, mostra de fotografias e diálogos.

Apresentação


Património Cultural e Indumentária 


Propõe apresentar e discutir investigações e práticas referentes às manifestações culturais de distintos grupos de indivíduos (povos, grupos sociais, entre outras), por meio da indumentária, criações artísticas de vestuário e criações artísticas que retratam os vestuários através dos tempos. 


Um convite aos diálogos entre as práticas culturais, artísticas e o corpo, apresentando as diversas formas de comunicação artística, social e cultural através do ato de vestir-se, os significados e linguagens presentes nas diversas manifestações.


Abarca-se, além dos investigadores, profissionais envolvidos com as representações culturais desses povos/grupos, designers, artistas visuais, artistas cênicos, entre outros.

 Eixos temáticos


A.      A criação artística e o patrimônio como inspiração (editoriais de moda, carnaval, artes visuais, cênicas e performáticas)

B.      A indumentária e seu tempo:  cultura, ambiente e práticas sociais

C.      Diálogos entre a moda e as práticas culturais

D.      A linguagem do traje nos grupos sociais: manifestações culturais identitárias 


Conferencistas

28 de maio de 2021

Angela Grando (BR)


Doutorado em Historia da Arte pela Université de Paris I - Sorbonne; Mestrado História da Arte pela - Université de Paris I - Sorbonne; Graduação em História da Arte e Arqueologia pela Université Paul Valéry - Montpellier III. Pós-doutorado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL); Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA); Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, coordena o Laboratório de pesquisa em Teorias da Arte e Processos em Artes - UFES/CNPq; Bolsista Produtividade em Pesquisa (PC- FAPES). É editora da Revista Farol; Membro da AICA, da ABCA; da ANPAP e do CBHA.

Carolina Morgado Pereira (BR)

Professora no Curso Técnico Pós-médio de Produção de Moda da FAETEC-RJ. Doutora e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Graduada em Artes Cênicas - Hab. Indumentária pela UFRJ. Graduada no curso de Bacharelado em Design de Moda da Faculdade Senai-Cetiqt. Pesquisa as aproximações entre as produções artísticas/culturais e a moda, por meio da cultura material e visual, com destaque para o estudo dos trajes mediante a sua materialidade e suas perspectivas históricas e museológicas. Integrante do projeto de extensão “Terminolgia do Vestuário” (Faculdade de Letras e Escola de Belas Artes da UFRJ). Atua na organização, catalogação e conservação preventiva de têxteis e vestuários em acervos, leciona nas disciplinas de história do vestuário/indumentária, projeto e desenvolvimento de coleção de moda, e figurino para teatro, televisão e cinema. 

Daniela Remião de Macedo (BR)

Fotógrafa. Doutoranda na Faculdade de Belas-Artes da  Universidade de Lisboa (FBAUL), mestre em Artes Visuais (2018) pela Universidade  Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Informática (1994) e mestre em  Ciência da Computação (1999) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande  do Sul (PUCRS). As suas principais linhas de investigação são Processos Fotográficos  Históricos e Alternativos, O tempo na Fotografia, Arte e Ciência, As Mulheres na Fotografia, Álbuns de família. 

Elaine Karla de Almeida (BR)


Doutoranda em Belas-Artes - Universidade de Lisboa (FBAUL). Participa do Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património - "Francisco de Holanda" - CIEBA. Mestre em Ciência da Arte - Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Artes Plásticas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como docente na Formação Continuada de Profissionais da Educação, na Educação Básica e no Ensino Superior. Desenvolve investigação sobre a cultura pomerana, com representação no território Capixaba/Brasil. É fotógrafa e atriz.

Luís Jorge Gonçalves (PT)


Coordenador do Grupo de  Investigação e Estudos em  Ciências da Arte e do Património - “Francisco de Holanda'' - CIEBA , Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa. Professor da Faculdade de Belas-Artes, Departamento de Ciências da Arte e do Património. Arqueólogo, Historiador de Arte e Museólogo.

Germana Lopes de Oliveira Cavalcante  (PT)

Atua na área de Humanidades com ênfase em Belas-Artes, História daArte e Arte e Património. É licenciada em História e mestre em Arte e Património pela Universidade deCoimbra. Realizou estágio durante o Mestrado no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, atuandona investigação de Património integrado e estudo técnico e material de revestimento azulejar. Atualmente éestudante de Doutoramento em Belas-Artes na Universidade de Lisboa e Investigadora no Centro deInvestigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA) da Universidade de Lisboa.

Leonor Pinela (PT)

Lisboeta, com costela alentejana. Licenciada em Cinema, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, IPL. Doutoranda em Belas-Artes, na Faculdade de Belas-Artes, UL. Trabalhou em diversas áreas, em cinema, webdesign, como consultora de banda desenhada e animação japonesas, figurinista e, nos últimos anos, tradutora de cinema e audiovisual, tendo colaborado com os maiores festivais de cinema de Lisboa. Também é cosplayer, o tema da sua investigação em Belas-Artes.

Margarida Correia (PT)

Artista Plástica e Investigadora. Doutoranda em Belas-Artes, área de especialidade Arte Multimédia, FBAUL. Mestrado em Fotografia, School of Visual Arts, Nova Iorque. Licenciatura em Pintura pela FBAUL. Professora convidada da Licenciatura de Fotografia na Universidade Europeia, Lisboa.

Mariana Ferrucio Vaz Guedes (BR)

Bacharel em Moda pela Universidade Veiga de Almeida/Instituto Zuzu Angel, Pós graduada em Gestão Cultural e Mestre em História da Arte, patrimônio e Cultura Visual pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Docente e Coordenadora do curso pós-médio de Modelagem do Vestuário da Faetec-RJ.

Michele Augusto (BR)


Doutoranda em Belas Artes - Universidade de Lisboa, na especialidade de Ciências da Arte e do Patrimônio, Mestre em Artes Visuais - UFRJ, Graduação em Figurino (Artes Cênicas - Indumentária) - UFRJ. Complementação em Fashion Folio  and Creative Techniques com a Mª. Renata Estefan (formada pela CSM, atualmente designer da Hérmes). Artista visual e designer de moda e figurino, professora  e pesquisadora de patrimônio e memória associados a processos criativos artísticos de moda, artes cênicas, carnaval, sustentabilidade e upcycling têxtil. Docente do curso técnico de Produção de Moda da FAETEC (2009 - atual), atuou como docente na Escola de Belas Artes UFRJ (2009-2010 - 2016-2018), para os cursos de artes cênicas, Colaboradora do projeto Studio Criativo criação e desenho de moda. Atualmente realiza pesquisas relativas à  investigação de patrimônio e memória com inspiração na prática artística de moda e figurino.

29 de maio de 2021

Alex de Souza (BR)


Artista visual e carnavalesco desde 1996, formado em moda pelo Senai Cetiqt, trabalhou no segmento têxtil, e assistente de figurinista de TV, como freelance. Premiado inúmeras vezes, pela mídia carnavalesca, nas categorias: Enredo;  figurinos e alegorias. Seus figurinos do carnaval de 2014 foram selecionados para representar o Brasil na Costume at the Turn of the Century 1990 – 2015 (Figurinos na Virada do Século 1990 – 2015), no Bakhrushin State Theatre Museum, em Moscou, na Rússia. Exposição que traz grandes figurinos do teatro contemporâneo, que se destacam pela criatividade. O curador geral do projeto foi Dmitry Rodionov, com curadoria-chefe de Igor Roussanoff e curadoria brasileira de Rosane Muniz. Paralelo a seu trabalho com o carnaval, Alex ministra palestras sobre enredo e desenvolvimento de enredo em universidades nacionais e internacionais, como a Universidade de Valencia, na Espanha; além de centros de pesquisa, como o CETE, de Porto Alegre.

Ana Paula Rebelo Correia (PT)

Doutorada em História da Arte pela Université Catholique de Louvain onde fez igualmente a licenciatura e a Agregação em Metodologia das Artes Plásticas. Investigadora independente tem desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre iconografia e fontes de inspiração no âmbito do azulejo e da pintura. Nos últimos três anos foi consultora científica da Coleção de Pintura do Novo Banco. Atualmente é Diretora do Museu da Marioneta em Lisboa. 

Cesar Huapaya (BR)

Fundador do Grupo de Teatro Experimental Capixaba (1977). Encenador performer de teatro, cinema e música. Bacharel em Artes Cênicas - UNI-RIO. Pós-Graduado em Teoria e Prática do Teatro - UFRJ. Mestre em Teatro - Universidade Paris 8. Doutor e pós-Doutor em Estética e Tecnologia da Criação Artística, com especialização em Teatro/ Etnocenologia/Performance pela Universidade Paris, Vincennes Saint-Denis, na França e no IRIS na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS). É professor Titular da UFES, Centro de Artes, onde leciona as disciplinas Artes da Performance, Antropologia do teatro, Interpretação e direção (teatro e cinema). Foi aluno e trabalhou sob a orientação de Jean-Marie Pradier (Paris 8), Jean Bazin (EHESS), Jerzy Grotowski (Collège de France), Eugenio Barba, Jacques Derrida, Pierre Bourdieu (EHESS), Bernard Müller (IRIS,Paris) e Gerd Bornheim (UFRJ). Professor convidado e membro do grupo (IRIS)de Antropologia do teatro da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS) e do Laboratório de Etnocenologia da Universidade Paris 8. Coordenador do Núcleo de Performance e Antropologia do Teatro do CNPq do Centro de Artes da UFES. Vitória. ES. Brasil.

Clara Serra (PT)

Conservadora de Mobiliário e Têxteis do Museu Calouste GulbenkianLicenciada em História - variante em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduada em Museologia e Conservação pela Universidade Lusófona. Fez o Curso Técnico de Tecidos do CIETA (Centre International d’ Étude des Textiles Anciens), Lyon. Integrou a equipa de investigação do Arquivo de Arte do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian.

Cristina Susigan (BR)

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com tese desenvolvida no domínio da arte contemporânea e as mulheres. Mestrado em Estudos Americanos, com ênfase no estudo da ekphrasis. Professora de crítica de arte, percepção visual e história da arte na Faculdade Santa Marcelina, Brasil. Exerceu a docência no ensino superior no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, na área dos estudos visuais e colaborou em disversas instituições portuguesas, nomeadamente a RTP-Porto, como guionista e pesquisadora. Nas suas pesquisas, dedica-se à apropriação nas artes, história, teoria e crítica de arte, bem como às questões de género. Especialista na pintura de Johannes Vermeer. Investigadora do Grupo de Artes e Estudos Críticos do CEEA, da ESAP, Porto.

                                                                                                                                

Dina Caetano Dimas (PT)

Licenciada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduada em “Conservador de Museus” pela Associação Portuguesa de Museus em parceria com a Escola Superior de Belas Artes. Trabalha no Museu Nacional do Traje, desde 1992, como conservadora de museus e é, desde 1994, responsável pelo Sector de Restauro. No âmbito das exposições que organiza no Museu e no exterior, estuda a história do traje e da moda, numa perspetiva estética, sociológica e das mentalidades, tendo vários textos publicados para catálogos, onde se destaca o último “Coleção Anadia: trajes e acessórios”.



Dora Iva Rita (PT)


Licenciatura em Artes Plásticas pela ESBAL, 1981. Mestrado em História da Arte na FCSH da UNL, 1987. Pós graduação em Psicologia da Consciência na UAL, 2006. Conclui o 3º ciclo em Belas-Artes na FBAUL em 2013. Doutoramento em Belas Arte pela Universidade de Lisboa, 2016.. Integra o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da FBAUL. Mantém, desde 1981, uma atividade criativa constante no domínio das artes plásticas, pintura, arte têxtil, arte pública e cerâmica. Participou em diversas exposições coletivas e realizou vinte e quatro exposições individuais. Concretizou catorze intervenções de arte pública em Lisboa e no Algarve de 1990 a 2013 (Lisboa e estuário do Tejo, Sítio do Alto na Manta Rota, Tavira, Cacela Velha, Ria Formosa, Santa Bárbara de Nexe, Faro e Oeiras). 

Elisa Ramalho Ortigão (BR)


Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense, com tese sobre o conceito de arte em Walter Benjamin. Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Letras pela Universidade Nova de Lisboa. Iniciou sua pesquisa sobre o congo na Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Recentemente, coordenou, junto com José Otavio Lobo Name, a pesquisa para a elaboração do dossiê "Congo do Espírito Santo: Celebrações e Formas de Expressão", apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2020 e, atualmente pesquisa sobre Educação Patrimonial. Atua nas áreas de tradução alemão-português, teorias literárias, literaturas e culturas alemãs, judaico europeia e brasileira, patrimônio imaterial e educação. E, desde 2014, é membro da Banda de Congo Amores da Lua.

Ernani Peixoto (BR)


Design de Moda, graduado pela Universidade Veiga de Almeida, com especialização em Moulage, curso Modéliste Nouvelle Couture, ESMOD, Paris/França. Figurinista de carnaval, peças teatrais e espetáculos de dança contemporânea, tendo indicação ao prêmio Shell de melhor figurino com a peça “Deserto Iluminado”, 2003. Atua como julgador das escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro e fora do estado. Produtor visual de eventos, como o Caxias Fashion e a Feira de Arte, cultura na Casa França/Brasil. Produtor de desfiles de Moda, como Center Jacarepaguá e desfiles de formandos FAETEC. Foi professor no curso Técnico em Produção em Moda na FAETEC e no Senai/CETIQT. Atualmente desenvolve pesquisas de processo criativo na criação e realiza figurinos para as quadrilhas juninas da cidade do RJ, julgador, do quesito figurino, dos concursos de quadrilha juninas nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói - RJ, Porto Alegre e Uruguaiana - RS, Guaratinguetá - SP, , Campo Grande - MS, atual e das seleções finais das quadrilhas do Brasil.

Fernando Duarte (PT)

Estudou na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal sob orientação dos professores Maria Bessa e António Rodrigues. Em 1995/96 foi bailarino estagiário na CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1996, onde foi Bailarino Principal. Em 2005/2007 foi Solista no Ballet Nacional da Noruega. De 2011 a 2017 foi Mestre de Bailado, Ensaiador e Coreógrafo na CNB. Lecciona Técnica de Dança Clássica desde 2008. Convidado a participar em conferências sobre Arte e Dança, Fernando Duarte é, também, doutorando em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2018 funda e assume a Direção Artística da Dança em Diálogos e ganha o Prémio da Dança Anna Mascolo da Mirpuri Foundation, com a primeira produção da Dança em Diálogos, o bailado Murmúrios de Pedro e Inês. Fernando Duarte tem um percurso ímpar na reinvenção e adaptação aos novos tempos dos grandes clássicos do final do século XIX e princípio do século XX, assim como recentemente, na criação de um novo repertório para o século XXI que reflete uma ligação entre a memória e a cultura contemporânea portuguesa, em particular com a estreia de O Primo  (2020) a partir do romance homónimo de Eça de Queirós, e Não Canteis a Valsa, três cadernos em dueto (2021) tendo como base a interpretação ao vivo das ‘Melodias Rústicas Portuguesas’ de Fernando Lopes-Graça. 

Habiba Naciri (MA)

Professora no departamento de estudos portugueses da Faculdade de Letras e Ciências Humanas, Universidade Mohammed V-Rabat. É investigadora e membro permanente do laboratório Línguas, tradução, culturas e comunicação da mesma faculdade. Em 2012, defendeu uma tese de doutoramento intitulada O multilinguismo e os processos de aquisição de P.L.E nas universidades marroquinas. Tem publicações sobre a aquisição  do português como terceira língua em Marrocos. As suas áreas de interesse são: Linguística, Aquisição das segundas e terceiras línguas, Didática do Português língua não materna, Tradução. 

Henrique  Guimarães (BR)

Mestrando em Artes Visuais com ênfase em História e Crítica da Arte (EBA/UFRJ). Bacharel em Artes Cênicas - Indumentária, com foco em estudo de trajes históricos (EBA/UFRJ). Foi pesquisador no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro na coleção Sophia Jobim Magno de Carvalho pelo projeto Memória do curso de Artes Cênicas. Integrou projetos de terminologia do vestuário, conservação têxtil e produções cênicas. Pesquisador nas áreas de história do vestuário e preservação e documentação têxtil.

Joyce da Costa Peixoto (BR)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - História e Crítica da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/ UFRJ) e graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Na pesquisa, concentra-se na história das aparências, contemplando o circuito social da moda, moda na imprensa, corpo e gênero, poder simbólico e a relação entre indumentária e artes de vanguarda, com ênfase no século XX. Atua como social media e professora de História e Sociologia.


José Cirillo (BR)


Pós-doutor em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Artista e Pesquisador Produtividade (PC-FAPES). É coordenador do LEENA-UFES (grupo de pesquisa em Processo de Criação). Professor Permanente do Mestrado em Artes (PPGA/UFES) e do Mestrado em Comunicação (PPGCS/UFES) e Artista Plástico. Graduação em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999); Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, ênfase em Artes visuais e Teorias e História da Arte, atuando nos seguintes temas: artes plásticas contemporâneas (em especial no Espírito Santo), escultura e arte pública; teoria do processo de criação e arquivos pessoais; memória e patrimônio. É Coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Desenvolve pesquisas sobre arte pública com financiamentos do CNPQ e FAPES. 

Júlia Mello (BR)


Professora do curso de Multimídia (LMV), Doutorado em Artes Visuais (PPGAV/EBA-UFRJ) com estágio sanduíche na Kendall College of Art and Design of Ferris State University (2020), integrante dos grupos de pesquisa "Imprensa e Circulação de Ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX" da Fundação Casa de Rui Barbosa e "Representações do feminino: arte, gênero e cultura visual no Brasil" do CNPq, pesquisadora no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da UFES (LEENA). Mestrado em Artes (UFES/2015), MBA em Design e Produção de Moda (UVV/2008), Licenciatura em Artes Visuais (Claretiano/2019), Licenciatura Plena em Música (UFES/2008) e Bacharelado em Design, habilitação em Moda e Vestuário (FAESA/2005). Coordenadora e Professora do Curso Técnico de Modelagem do Vestuário (LMV/2021), Professora de Comunicação Social (DEPCOM/UFES 2018-2019), Artes Visuais (NEAD/UFES 2015), Artes Plásticas, Artes Visuais e Desenho Industrial (DAV/UFES/2014) e professora dinamizadora das artes na educação infantil (PMV/2008-2009). Idealizadora e proprietária da marca de vestuário Blue Tree (2009-atualidade).

Lidia Morales (AR)


Nació y vive en Rosario, Argentina. TEATRO:   Se inició con Mimo y Teatro gestual (1986-90). Cursó el Profesorado en la carrera Pedagogía Teatral (2000-03), y Puesta en Escena en la carrera de Dirección Teatral, en el Instituto Provincial de Teatro y Títeres (2003); Entrenamiento en Experimentación Corporal (2002-05), y Talleres de Teatro (2003-05). Docente en el Taller Municipal de Mimo y Teatro Gestual Municipal (1994-2010) y en la EMAU, Escuela de circo (2010-13). Presentó obras teatrales, propias y adaptaciones, dio seminarios, realizó funciones para niños en escuelas y pueblos con obras de mimo de creación grupal, y con su unipersonal infantil; colaboró en la organización de Festivales de Teatro. LITERATURA:   Profesora en Letras, (Instituto Superior de Profesorado, 1967-1970), asistió luego a cursos en Filosofía y en Letras en la Universidad Nacional de Rosario. Fue Docente en Lengua y Literatura (1975- 95). Coordinó talleres literarios, dio charlas sobre la creación poética y el oficio de escribir. Formó parte de un grupo editorial cooperativo, y de la organización del Festival Internacional de Poesía de Rosario por doce años. PUBLICACIONES: El tiempo feliz, 1993; Espacios, poesía, 2010; Perros verdes, novela, 2014; Notas para un Taller de movimiento, registro de la experiencia en taller de teatro gestual, 2019.

Lorena Sender (BR)


Mestre em Ciência da Arte, pelo Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, com a dissertação intitulada "Cenomosaico - análise do diálogo entre concepção e problemática espacial segundo a estética das Estranhezas" (2000) e Bacharel em Artes Cênicas, pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), onde posteriormente foi professora substituta. Artista multidisciplinar, cenógrafa  figurinista e designer de moda slow,  membro e colaboradora do Núcleo de Reflexão Interdisciplinar Fórum Atenas - filosofia, ciências e artes, RJ, desde 1989. Diretora de arte e coordenadora de oficinas sobre processos de criação em cenografia e figurinos do Teatro do Mar - Núcleo de pesquisa e desenvolvimento em teatro físico, RJ, desde 2018. Tem interesse em temas ligados à neurofilosofia e sustentabilidade, como um conjunto de saberes transdisciplinares que envolvem a arte e a ciência.

Luz María Jardón Iniestra (MX) 

Maestría en Lingüística Aplicada (2019 - Actualmente | UAEMéx-CONACYT) – Trabajo de investigación: Desarrollo de la Competencia Intercultural en adultos nivel A1 de inglés a través de materiales basados en el libro de texto. Licenciatura en Lenguas  (2018 – IUFIM) – Trabajo de investigación: Enseñanza del inglés nivel B1 mediante la modalidad B-learning en la Licenciatura en lenguas del Instituto Universitario Franco Inglés de México. Docente – UNITEC (Agosto 2020-actualmente): dar clases en la Licenciatura en Lenguas Extranjeras (Cultura Hispanoamericana, Fonética y Fonología de Inglés y Francés). Docente – My English Coach (Julio 2020-actualmente): dar clases de inglés en distintos niveles (básico, intermedio y avanzado) a adultos, niños y jóvenes.


Madson Oliveira (BR)


Graduação em Estilismo e Moda (UFC, 2002); Especialização no Ensino da Arte (Universidade Veiga de Almeida - UVA-Rj, 2005), Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Design, Pontifícia PUC-Rio. Entre 2013 e 2014 desenvolveu a pesquisa de pós-doutorado intitulada "A criação dos figurinos para o rancho Ameno Resedá, por meio da análise das aquarelas realizadas por Amaro Amaral, em 1913", sob supervisão da profa. Dra. Maria Cristina Volpi Nacif, no PPGAV-EBA/UFRJ. Professor no Programa de Pós-Graduação em Design - EBA/UFRJ (jan./2017). Professor Associado, do Curso de Artes Cênicas na Escola de Belas Artes/UFRJ. Foi Professor assistente A da Escola de Design, na Universidade Veiga de Almeida (2003/2012) e Professor visitante do Curso de Pós-Graduação Moda e Marketing, Marista Católica do Ceará - CE. Professor auxiliar I da Universidade Estácio de Sá (mar. a dez./2007). Coordenador do Curso: de Pós-Graduação Lato Sensu em Figurino e Carnaval (UVA-RJ, de set./2007 a mar./2009). Coordenador do curso Superior de Graduação Tecnológica em Design de Carnaval (UVA-Rj, de jan./2008 a jan./2011). Entre abr./2012 e ago./2014 coordenou o curso de Artes Cênicas/UFRJ (habitações: indumentária e cenografia). A partir de out./2014 assumiu a Chefia do Departamento de Artes Utilitárias - BAU/EBA. Desde mai./2018 é o responsável pelo novo Departamento de Artes Teatrais - BAT/EBA. Tem interesse em pesquisas na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: MODA, CARNAVAL, FIGURINO / INDUMENTÁRIA, ARTES e DESIGN.

Marcela Belo (BR)


Artista Plástica e Pesquisadora. Doutoranda em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. bolsista CAPES, na linha de pesquisa "Preservação do Patrimônio Cultural”. É Mestra em Artes (2014) e Bacharel em Artes Plásticas (2010), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atua como pesquisadora do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes - LEENA no Centro de Artes da UFES, do Grupo de Pesquisa Arte Contemporânea: Preservação e Exibição - ARTECON da Escola de Belas Artes da UFMG e também é pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Arte Pública - Brasil | GEAP-Brasil da UNICAMP. Integra a Comissão Organizadora, o Conselho e a Comissão Científica do Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação - Poéticas da Criação, ES. Possui experiência em produção de projetos culturais; realiza pesquisa na área de Artes, com ênfase nos seguintes temas: Arte Pública (em especial no Espírito Santo); Teoria do Processo de Criação; Memória e Patrimônio; e possui experiência em docência no Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior (nos cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Design e Arquitetura).


Maria Cristina Volpi  (BR)


Professora titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lecionando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. É autora do livro Estilo Urbano. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2018. Também publicou vários capítulos de livros e artigos em revistas científicas no Brasil e no exterior, sobre a história e a historiografia da moda nos séculos XIX e XX no Rio de Janeiro; relações euro-americanas no comércio e vestuário e transferências culturais no século XIX.



Mila Marques (BR)


Bacharelada e Licenciada Plena pela Faculdade de Ensino Superior Anísio Teixeira (2010). Estudiosa autônoma dos temas runas e da cultura viking desde 1992. Morou na Dinamarca onde foi pesquisar in loco sobre esses temas por 2 anos. (2000 até 2002). Terapeuta Holística Comportamental desde 1992, Registrada no SINTE (Sociedade Internacional de Terapia).

Phrygia Arruda (BR)

Docente Aposentada [D.O.Nº236, de  05/12/2013] ; Professor Associado, II  Instituto de Psicologia UFRJ do Departamento de Psicologia Clínica.  Pós-Doutorado em Memória e Patrimônio (PPG Memória e Patrimônio  UNIRIO, 2009}; Doutorado em Subjetividades Contemporâneas (PPGPsicologia/Inst. Psicologia UFRJ(2002); Mestrado Em Teoria da Comunicação (ECO/UFRJ1980) Formação Psicanalítica SPRJ), 1991; Pesquisadora na área de Educação Patrimonial: Projetos sobre: Imaginârios infantís e as cidades , Patrimônios Culturais Imateriais e Paisagísticos do Rio de Janeiro; e  desde outubro de 2019 á  Janeiro de 2020) Voluntária do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Monitora do Meio Ambiente)  deu continuidade até março de 2020, quando o JBRJ fechou, e retornando em abril de 2021 (atualidade).

Raya van der Kroon  (UK)


Raya is an art director and concept developer, with a focus on fashion photography, design, editorials and interactive events. Her work as a visual storyteller varies from photography and videography, to performance and creative writing. She has a distinct background in both the field of art and design, with an Honors degree from the BA Interdisciplinary Arts Maastricht, and a Distinction degree in the Master in Design for Art Direction London, funded by the Young Talent Award of the Prince Bernhard Culture Fund. As a freelance producer she set up multiple initiatives and worked on creative events and performances in Amsterdam, such as at the Bijlmer Parktheater. After defining her craft in visual communication, fashion photography and conceptual thinking, she is currently founding ’Studio Ginger’ in London, specialising in art direction for the fashion and luxury industry.

Ricardo A. S. Bessa (BR)


Bacharel em Estilismo e Moda (Universidade Federal do Ceará) , Especialista em Escrita Literária (Centro Universitário Farias Brito-Ce), Mestre em Moda, Cultura e Arte  (Centro Universitário SENAC-SP), doutorando em Teatro (USP)  pesquisando sobre os trajes de quadrilhas. Participa da Rede Nacional de Pesquisadores em  Cultura Junina. Diretor teatral, dramaturgo e figurinista. Professor do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza. 



Solange Melo (PT)


Estudou na Escola de Dança do Conservatório Nacional sob orientação do Mestre Georges Garcia. Ingressou na Companhia Nacional de Bailado em 1998 onde foi promovida a Bailarina Principal em 2012, tendo dançando os papéis mais relevantes do repertório clássico e neo-clássico da CNB, assim como obras de estética contemporânea de coreógrafos mais recentes. De 2005 a 2007, foi bailarina solista no Ballet Nacional da Noruega. Em 2018, juntamente com Fernando Duarte, fundou e assumiu a Direção Artística da Dança em Diálogos - Plataforma Coreográfica assinando também a Direção Artística das criações da p lataforma, assim como a direção de ensaios e de produção. A Dança em Diálogos tem vindo a apresentar-se, desde a sua criação, em dezenas de locais a nível nacional e internacional. É autora de figurinos de bailados de Fernando Duarte. Juntamente com Fernando Duarte, tem criado e orientado inúmeras Residências Artísticas em Contexto Escolar, contribuindo para o posicionamento da formação artística e estética enquanto elemento basilar educativo. Presentemente frequenta o curso de licenciatura em Bussiness Management da Open University do Reino Unido. É também Professora Convidada em várias escolas de dança em Portugal. 

Vera Felippi (BR)


Doutora em Design pelo Programa de Pós Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como resultado de tese de doutorado a criação do Museu Moda e Têxtil, vinculado à UFRGS. Mestre em Design (PPGDesign-UFRGS) com dissertação de mestrado que estudou as contribuições ao design de acervo de rendas. Graduada em Artes com Habilitação em História Teoria e Crítica, também pela UFRGS. Desde 1996 possui ateliê próprio de criação de tecidos artesanais em tear manual e renda de agulha. E possui experiência de 15 anos atuando como consultora na área de design têxtil em indústria têxtil. Atua como consultora em projetos de resgate e salvaguarda de patrimônio têxtil. Ministra cursos de extensão em faculdades de Design e Moda e como professora convidada em programas de Pós Graduação (lato sensu) nas disciplinas de Design de Superfície e Processos Industriais têxteis. Além de aulas presenciais, ministra cursos online. Integrante grupo de estudos História da Arte e Cultura de Moda, na UFRGS, vinculado ao CNPq e integra o Conselho Consultivo do Museu Moda e Têxtil UFRGS.



Tradutora/Traductora/Translator

Luna Chaparro


Brasileira que reside em Portugal há mais de 3 anos. Experiência com trabalhos em turismo, assistente pessoal e eventos. Tem como principais focos a tradução e as organizações. Conhecimento de línguas (Español/English): tempo de residência na Nova Zelândia e um Background de espanhol como segunda língua.

 O Cabeçalho contém Fotografias de Michele Augusto (imagens à esquerda) e Alex Camelo (imagem à direita) - Portfolio de Alex Camelo clique aqui

Local


Coordenador e orientador: Prof. Dr. Luís Jorge Gonçalves;  

Conceção e projeto: Elaine Karla Almeida, Michele Augusto.


Contamos com sua presença!