FBAUL - CIEBA

26 de junho de 2021

O evento será realizado em formato online, na plataforma ZOOM, através do seguinte link:


ID da reunião: 851 2645 8860

Senha de acesso: 083708


O evento é gratuito. Os interessados em receber certificado de participação deverão inscrever-se no evento através do seguinte formulário: https://forms.gle/sWXtARH5qzZtVY1A6 



Encontro 

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NA ARTE E NO PATRIMÓNIO

 26 de Junho de 2021

Ciclo de conferências de acessibilidade e inclusão em museus

Apresentação

O conceito de acessibilidade aplica-se “aplica-se às estratégias, ações e recursos criados para eliminar barreiras físicas, mas também intelectuais ou sociais, para permitir o usufruto por parte da maioria das pessoas. Cobre, por isso, campos tão diversos quanto a entrada e circulação no edifício, mas também a sinalética, a comunicação e a divulgação, a segurança, a consultoria, o emprego e voluntariado por parte de pessoas com deficiência ou incapacidade, a formação das equipas, a avaliação das práticas correntes para promover o acesso de todos e a política de gestão relativa a todas estas questões, incluindo o preço do bilhete de entrada” (Mineiro coord., 2017, 9-10). 

A Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, constituída por 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, inclui o objetivo da redução das desigualdades promovendo “(…) a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outra” (https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel).

Acessibilidade e inclusão na arte e no património é um encontro que pretende ser um espaço de discussão e troca de ideias, reunindo trabalhos associados à acessibilidade à arte e ao património cultural. Divulgando estratégias que visam melhorar o acesso de pessoas com deficiências (visuais, auditivas, motoras ou intelectuais) ao Património. 

É dirigido a profissionais e académicos que desenvolvam trabalho na área da acessibilidade a museus e património cultural, bem como jovens investigadores de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Estendendo-se a todos os que tenham interesse em participar do público em geral.

PROGRAMA_Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património_26 de junho.pdf

Para mais informações veja o programa do evento   

Ana Bailão


Is an Auxiliary Professor at Faculty of Fine Arts, University of Lisbon, Portugal, where she teaches conservation and restoration. PhD in Conservation of Paintings at Portuguese Catholic University (2015, in collaboration with the Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) and the Instituto del Patrimonio Cultural de España (IPCE), Spain. The doctoral research was about the criteria and methodologies which might help to enhance the quality of painting retouching. The projects are presented through publications, lectures, exhibitions, and presentations. Since 2004 carrying out conservation and restoration works. 

Ana Duarte


Professora e técnica superior de museus aposentada. Diretora de Departamento da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal e museóloga na Câmara Municipal de Cascais. Professora dos mestrados de museologia e educação artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.


Ana Sofia Neves


Doutoranda na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) e investigadora colaboradora do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), desde 2019. Licenciada em Escultura com o Laboratório em Conservação e Restauro de Gessos, pela FBAUL (2013-2016). Mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea pela mesma instituição (2016-2020). A sua área de investigação de mestrado prendeu-se com a conservação de medalhas contemporâneas, tendo como principal objetivo a criação de embalagens de acondicionamento com recurso a tecnologias digitais 3D. Atualmente é assistente técnica no Núcleo de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.


Carolina Martins

Coordenadora de Projetos de Acessibilidade na Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A.(PSML), sendo responsável pelo diagnóstico, desenvolvimento e implementação de melhorias de condições de acessibilidade em todos os monumentos geridos pela empresa. Destaca-se a coordenação do projeto “Parques de Sintra Acolhem Melhor”, distinguido nove vezes desde 2015 por entidades nacionais e internacionais.

É Doutorada em Arquitetura pelo Instituto Superior Técnico, com uma investigação focada em metodologias que melhorem a Acessibilidade em Património, distinguida como Finalista em 2019 no prémio “European Prize Manuel de Solâ-Morales”.

Participou em vários encontros científicos para promoção de estratégias e ferramentas para melhoria da acessibilidade.


Ciliani Celante 

É professora de Artes na Educação Infantil da rede municipal de ensino - Prefeitura Municipal de Vitória – PMV e também atua como pesquisadora no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes - LEENA - UFES. Mestra em Artes (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Bacharel em Artes Plásticas (2005) e Licenciada em Artes Visuais (2008), ambos na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Atua principalmente nos seguintes temas: Monumento e Memoria Coletiva, Arte Pública e Processo de Criação

Frederico Henriques


Conservador-restaurador. A sua tese de doutoramento foi em Conservação de Pintura (Universidade Católica Portuguesa, 2013) e versou as “Metodologias de Documentação e Análise Espacial em Conservação de Pintura”. É investigador integrado na Unidade de Investigação do CITAR, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, investigador colaborador no CIEBA da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora. O seu tema principal de estudo são as tecnologias de baixo custo para documentação patrimonial, os mapeamentos 3D, e a modelação 3D aplicada ao Património Cultural. Foi bolseiro de pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 

João Linhares


Achieved his undergraduate degree in 'Optometry and Vision Sciences' in 2002 from the University of Minho, Portugal, his MPhil in 2006, from The University of Manchester, UK, and his PhD in 2011 from the University of Minho, Portugal. From March 2011 to August 2013, he lectured at the Anglia Ruskin University, Cambridge, UK. Currently he is an Auxiliary Professor at the University of Minho, Portugal and he is researching at the Colour Science Laboratory, Center of Physics of University of Minho and Porto, Portugal.


João Mateus


Professor na área da Prototipagem Digital 3D, desde 1990, na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha. É doutorado em Estudos Avançados em Métodos e Técnicas de Design Industrial e Gráfico pela Universidade Politécnica de Valência e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta. É investigador no Laboratório de Investigação em Design e Artes e do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto. Os seus principais interesses de investigação são as ligações entre as tecnologias de prototipagem digital, o processo de design e produto sustentável. 

João Rodrigues


Licenciou-se em Eng. Eletrotécnica, obteve o Mestrado em Eng. de Sistemas e Computação e Doutoramento em Eng. Eletrónica e Computação. É Professor no Instituto Superior de Engenharia, Universidade do Algarve, onde leciona UC das Ciências da Computação e Visão Computacional desde 1994. É Pró-Reitor para a Transferência e Inovação, membro do LARSyS (ISR-Lisboa) e CINTAL (UAlg). Participou em mais de 20 projetos científicos financiados, alguns dos quais como o coordenador, é coautor de mais de 200 publicações científicas. As principais áreas de conhecimento são: visão computacional, iteração homem-máquina e inteligência aumentada.  

José Cirillo

Pós-doutor em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Artista e Pesquisador Produtividade (PC-FAPES). É coordenador do Programa de Pós-graduação em Artes e do LEENA-UFES. Professor Permanente do Mestrado em Artes (PPGA/UFES) e do Mestrado em Comunicação (PPGCS/UFES) e Artista Plástico. Graduação em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo; Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas sobre arte pública com financiamentos do CNPQ e FAPES.

Liliana Cardeira


PhD in Science of Art at the Faculty of Fine Arts of the University of Lisbon (FBAUL). Graduated in the Science of Art and Heritage and a Master's Degree in Conservation, Restoration and Production of Contemporary. She also has a post-graduate course in Museology and Museography. She has been developing her work in the field of conservation and restoration on the academic paintings of Adriano de Sousa Lopes, belonging to the Painting Collection of FBAUL. She is a researcher at the Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) and the Laboratório HERCULES, at the University of Évora.


Marcela Belo

Artista Plástica e Pesquisadora. Doutoranda em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (bolsista CAPES). É Mestra em Artes e Bacharel em Artes Plásticas, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como pesquisadora do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes - LEENA - UFES, do Grupo de Pesquisa Arte Contemporânea: Preservação e Exibição - ARTECON da Escola de Belas Artes da UFMG. Integra a Comissão Organizadora, o Conselho e a Comissão Científica do Seminário - Poéticas da Criação, ES

Mariana Ramos

Mariana Ramos, concluiu o Bacharelato em Turismo pela Faculdade de Jaguariuna (Brasil) em 2006, onde especializou-se em planeamento de eventos. Em 2013 defendeu sua dissertação e concluiu o Mestrado em Museologia e Museografia na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Voltou a ingressar na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa em 2018, no curso de doutoramento em Belas-Artes na especialidade Ciências da Arte e do Património onde investiga o papel do design de comunicação, nomeadamente a experiência do usuário ou user experience, na acessibilidade museológica para pessoas com deficiências, nos museus de Portugal e do mundo. Concomitante ao doutorado, é aluna na Interaction Design Foundation onde concluiu os cursos Accessibility: how design for all e User Experience: the begginer’s guide, e a finalizar o curso: User Research: methods and practices. Atualmente atua de forma independente como Copywriter e Junior User Research. 


Michel Reis

Licenciado em Relações Internacionais – Secção Especializada de Relações Políticas e Culturais, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau. Encontra-se a frequentar o curso de Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a proposta de investigação “O Património Musical Monumental do Real Palácio de Mafra, a Mais Importante e Singular Expressão do Barroco Musical Europeu, no Contexto da Demonstração de Poder e da Obra de Arte Total que é o Palácio/ Convento/ Basílica/ Enfermaria/ Jardim/ Tapada: D. João V e a Defesa das Artes”.

Estudou piano com os pianistas Tania Achot e Paulo Santiago e teoria musical no Instituto Gregoriano e na Academia de Amadores de Música, em Lisboa. Exerce as funções de Técnico Superior Assessor Principal na Divisão de Comunicação Cultural do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau. É autor e apresentador do programa de música clássica da Rádio Macau Scherzo e colaborador do Jornal Hoje Macau.


Sergio Nascimento


Is an Associate Professor with Aggregation in Physics at Minho University, Portugal, where he teaches optics, vision sciences, and color science. His research focuses on colorimetry and color vision, in particular applications of spectral imaging, color constancy and color rendering, color in art and models of color vision. He is a member of the Board of Directors of the International Color Vision Society and topical editor for color vision of the Journal of the Optical Society of America A.


Tâmyris Jaffe


Licenciada em Ciências Biológicas (UESPI) e em Fonoaudiologia (Centro Universitário UNINOVAFAPI). Mestre em Ciências da Educação na área de Especialização Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor (UTAD). Possui experiência em terapia fonoaudiológica com ênfase na área da voz, linguagem, fonoaudiologia educacional e tecnologias assistivas. Tem interesse pela área das acessibilidades, na qual tem desenvolvido alguns trabalhos sobre esta temática. Atualmente é Doutoranda em Ciências da Educação pela UTAD, e faz parte de um projeto com escolas do município de Vila Real, no âmbito do Programa Academias do Conhecimento da Fundação Gulbenkian. 

Tânia Vilhena


Licenciada em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2008).

Pós-graduada em Ciências da Informação e da Documentação, vertente de Arquivo, na Universidade Europeia (2010), com um trabalho final realizado na Secretaria-Geral da Administração Interna.

Técnica superior de arquivo em diversos projectos, em organismos públicos e privados. Finaliza, na Faculdade de Belas Artes, o mestrado em Museologia e Museografia, com a dissertação: A Colecção Museológica da CGTP-IN: Estudo e Proposta de Reserva Visitável.

Desempenha a sua actividade profissional no Centro de Arquivo e Documentação da CGTP-IN. 



O Encontro "Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património" faz parte do Ciclo de Conferências “Encontros no Largo das Belas-Artes”, organizado pelos alunos do 1.º ano de Doutoramento em Belas-Artes, pertencentes ao Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património – “Francisco de Holanda'' integrado no CIEBA - Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes 


Coordenador e orientador: Prof. Dr. Luís Jorge Gonçalves;  

Comissão Organizadora do Encontro Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património : Ana Bailão (FBAUL-CIEBA/UCP-CITAR) | Ana Sofia Neves (FBAUL-CIEBA) | Frederico Henriques (UCP-CITAR/CIEBA) | Marta Aleixo (FBAUL-CIEBA)


 

Contamos com a sua presença!