Congresso Investigações 

em Ciências da Arte 

e do Património

CIEBA - FBAUL

10 de abril de 2021

Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património - "Francisco de Holanda"

 Apresentação


Nesta primeira sessão dos encontros, os alunos do 2º Semestre/1º Ano do Doutoramento em Belas-Artes (FBAUL) apresentaram o Congresso Investigações em Ciências da Arte e do Património. 

Para assistir as conferências gravadas acesse >>


Para mais informações veja o programa do evento  

Conferências de Abertura

Luís Jorge Gonçalves (Coordenador do Grupo de  Investigação e Estudos em  Ciências da Arte e do Património - “Francisco de Holanda'' - CIEBA , Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa )

Fernando António Baptista Pereira (Presidente da Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa)

Ilídio Salteiro (Presidente do CIEBA, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Belas-Artes - Universidade de Lisboa)

Conferencistas

Álvaro Silva

Licenciado em Gestão do Património Histórico e Cultural, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e mestre em Arte e Património no Contemporâneo e Atual, pela Universidade da Madeira. Integra o quadro efetivo da Associação de Colecções | Coleção Berardo, coordenando projetos de musealização de coleções, como o Museu Berardo Estremoz e o B-MAD | Berardo Museu de Arte Deco, Lisboa. Coordenou o projeto do Museu Palácio da Bacalhôa; o inventário e gestão da coleção de azulejaria da Associação de Colecções | Coleção Berardo, que culminou na exposição “800 Anos de história do Azulejo”.  Participação no projeto de recolha de amostras da azulejaria do Palácio e Quinta da Bacalhôa, em articulação com o LNEC. Atualmente doutorando na Faculdade de Belas-Artes, na especialidade  de Ciências da Arte e do Património, com a investigação intitulada “Reflexos Espanhóis. Origens Portuguesas. Estudo da azulejaria do Palácio e Quinta da Bacalhôa”.


Ana Cláudia Sousa

Mestre em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa com a dissertação intitulada “As quintas de recreio do século XVI em Portugal: a relação entre arquitetura, espaços verdes e recursos hídricos” de 2015. Integra a equipa da Associação de Colecções | Coleção Berardo nas áreas de investigação, inventariação, coordenação e gestão de coleções, realização de desenho expositivo e coordenação de montagem de exposições, salientando-se as exposições “800 Anos de História do Azulejo, 800 Años de Historia del Azulejo” no Museu Berardo Estremoz de 2020 e a de Arte Deco no Berardo - Museu Arte Deco, em Lisboa. Atualmente é Doutoranda na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa na especialidade de Ciências da Arte e do Património com investigação no tema da Azulejaria.



Ana Guerin

Iniciou os seus estudos em Conservação e Restauro em 1995 com curso profissional de Técnico de Conservação e Restauro de Bens Culturais. Em 1999 vai para o Instituto Politécnico de Tomar onde realiza o bacharelato em Tecnologia em Conservação e Restauro. Após vários anos a desempenhar funções de conservadora-restauradora, entra em 2015 no Mestrado de Ciências da Conservação e Restauro e Produção de Arte Contemporânea, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente, encontra-se a frequentar o Doutoramento em Belas-Artes na especialização de Ciências da Arte e Património.

Ana Neves

Doutoranda de Ciências da Arte e do Património da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Investigadora colaboradora do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (CIEBA), desde 2019. Licenciada em Escultura, com o Laboratório em Conservação e Restauro de Gessos, pela FBAUL (2013-2016). Mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea na mesma instituição (2016-2020). A sua área de investigação, de mestrado, prendeu-se pela conservação de medalhas contemporâneas. Tendo como principal objetivo a criação de embalagens de acondicionamento com recurso a tecnologias digitais 3D. 

Carina Bento

Licenciada em Gestão do Património Cultural pelo Instituto Politécnico do Porto (2003) e Mestre em Museologia e Museografia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2009),  colaborou como investigadora, no Arquivo Histórico do Porto – Casa do Infante, como Diretora do Museu Monte Palace, atuou em diversas funções na Coleção Berardo. Deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e Direção Regional da Cultura em 2015.  Desde 2016 integra a equipa da Associação de Colecções (Grupo Berardo). Desenvolve uma linha de estudos na área do património cultural e, principalmente, na área da azulejaria e das Arte Decorativas, no âmbito das suas funções. 


Elaine Karla de Almeida

Doutoranda em Belas-Artes - Universidade de Lisboa (FBAUL). Participa do Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património - "Francisco de Holanda" - CIEBA. Mestre em Ciência da Arte - Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Artes Plásticas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuou como docente na Formação Continuada de Profissionais da Educação, na Educação Básica e no Ensino Superior. Desenvolve investigação sobre a cultura pomerana, com representação no território Capixaba/Brasil. É fotógrafa e atriz.

Marta Aleixo

Licenciada em Ciências da Arte e do Património e mestre em Ciências da Conservação, Restauro e Produção de Arte Contemporânea pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, focou a sua dissertação na área da conservação e restauro e no processo da reintegração cromática em pintura contemporânea não envernizada. 

Trabalhou como técnica de conservação e restauro, tendo desempenhado funções de reintegração cromática sobre azulejo.

Atualmente frequenta o primeiro ano do Doutoramento em Belas-Artes na mesma instituição, na especialidade de Ciências da Arte e do Património, onde continua a sua investigação no estudo dos materiais e na área da reintegração cromática.

Michel Reis

Licenciado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Gestão das Artes pelo Instituto de Estudos Europeus de Macau. Encontra-se a frequentar o curso de Doutoramento em Belas-Artes, na especialidade de Ciências da Arte e do Património na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com a proposta de investigação “O Património Musical Monumental do Palácio de Mafra”. a Mais Importante e Singular Expressão do Barroco Musical Europeu, no Contexto da Demonstração de Poder e da Obra de Arte Total que é o Palácio/ Convento/ Basílica/ Enfermaria/ Jardim/ Tapada: D. João V e a Defesa das Artes”. Estudou piano com os pianistas Tania Achot e Paulo Santiago e teoria musical no Instituto Gregoriano e na Academia de Amadores de Música, em Lisboa. Exerce as funções de técnico superior assessor principal na Divisão de Comunicação Cultural do Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau. É autor e apresentador do programa de música clássica da Rádio Macau Scherzo.

Michele Augusto

Doutoranda em Belas Artes - Universidade de Lisboa, na especialidade de Ciências da Arte e do Patrimônio, Mestre em Artes Visuais - UFRJ, Graduação em Figurino (Artes Cênicas - Indumentária) - UFRJ. Complementação em Fashion Folio  and Creative Techniques com  Renata Estefan (formada pela CSM, atualmente designer da Hérmes). Artista visual e designer de moda e figurino, professora  e pesquisadora de patrimônio e memória associados a processos criativos artísticos de moda, artes cênicas, carnaval, sustentabilidade e upcycling têxtil. Docente do curso técnico de Produção de Moda da FAETEC (2009 - atual), atuou como docente na Escola de Belas Artes UFRJ (2009-2010 - 2016-2018), para os cursos de artes cênicas, Colaboradora do projeto Studio Criativo criação e desenho de moda. Atualmente realiza pesquisas relativas à  investigação de patrimônio e memória com inspiração na prática artística de moda e figurino.

 

Coordenador e orientador: Prof. Dr. Luís Jorge Gonçalves

Contamos com sua presença!