A Coordenação de Estudos Étnicos-Raciais (CEER) busca subsidiar a implementação das Leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, em todos os estabelecimentos de ensino da Rede Municipal da Serra, Espírito Santo. A CEER também pauta a atuação na Lei n° 12.888/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e AFricana (DCNERER, 2004) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação infantil (DCNEI, 2009).
Considerando a importância da promoção do sentimento de pertencimento, do (re)conhecimento e da valorização da diversidade étnico-racial, a CEER atua em parceria com as unidades de ensino, realizando movimentos formativos com o objetivo de orientar e acompanhar as práticas pedagógicas produzidas, na perspectiva de uma educação que contemple a equidade racial.
Compreendendo a necessidade da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) para todas as pessoas, a CEER expande suas ações com as gerências e coordenações que compõem a Subsecretaria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação da Serra - ES e dialoga com outros parceiros como a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, entre outros.
O adinkra Sankofa (imagem ao lado), é utilizada como slogan da CEER pois representa o símbolo da sabedoria de "aprender com o passado para construir o futuro". No geral, este provérbio africano nos indica que é preciso (re)conhecer a história e cultura negra para repararmos o que é devido e construirmos uma sociedade mais justa e igualitária.