Indicações de Leitura

Paulo Freire: Um menino de 100 anos

Em 2021, Paulo Freire faz 100 anos. Cem anos. Um menino faz cem anos e a forma como suas palavras seguem nos ensinando (ou como ainda precisamos seguir aprendendo com elas) nos leva a perceber que Paulo Freire faz sem anos. E podíamos continuar brincando com as palavras (gesto tão distintivo dos escritos de Walter Kohan): tudo o que Paulo Freire faz hoje fá-lo sem anos. Em sua forma infantil de fazer nascer - sempre e outra vez - a educação como prática da liberdade, mesmo em tempos tão áridos e escassos de alegria e compaixão como os que agora vivemos, Paulo Freire escapa aos ciclos cronológicos e torna-se imortal. Continua em estado nascente, mesmo fazendo cem anos. Continua a fazer-nos nascer, sobretudo fazendo sem anos. 

Autor: Walter Omar Kohan

NEFI Edições 

Link de acesso: https://drive.google.com/file/d/1GT-RtRfX6kC4c5hkfZEDmuFiP0EvYfzf/view?usp=share_link 

Uma viagem de sonhos impossíveis

Uma viagem de sonhos impossíveis narra os sonhos de um viajante e seus anfitriões num percurso de 15.000 km, percorridos durante 100 dias em estradas do Nordeste brasileiro para comemorar os 100 anos de Paulo Freire. Mapas, imagens, testemunhos, cartas, poesias, relatos escritos pelo viajante e seus anfitriões apresentam as andanças de uma pedagogia menina da pergunta em escolas, universidades, assentamentos, associações sociais, centros comunitários, bibliotecas, creches e centros culturais: O que acontece quando um professor universitário, desprovido de sua investidura, encontra interlocutores que o acolhem desejantes de perguntar e perguntar-se? O livro inclui uma conversa com Fátima Freire e os aprendizados de uma viagem inspiradora para leitoras e leitores que queiram seguir sonhando com outro Brasil e outro mundo. 

Autor: Walter Kohan

Editora Autêntica

Faburlações de Escola

Faburlações de Escola é um convite mais que um livro. Um convite à pensar como temos produzido imagens de escolas. Como são as escolas por onde transitamos? Sentimos a vida pulsar por seus territórios? Nosso convite, faburlar, convoca dois verbos em uma ação que nunca pode ser negada à escola: fabular, sempre um ato de criação, e burlar, estratégia da ação insurrecional. Viver a escola nunca é um ato de passividade ou de mera reprodução. Que imagens fazemos de/em nossas escolas? 

Autores: Steferson Zanoni Roseiro; José Raimundo Rodrigues; Alexsandro Rodrigues

Editora Schreiben

Link de acesso:https://www.editoraschreiben.com/_files/ugd/e7cd6e_2bace4f9be8846329b5900c9fc39b7df.pdf 

Afroteca Audiovisual Infantil

A Afroteca Audiovisual Infantil pró Cátia Queiroz é uma lista de filmes e curtas-metragens infantis que contam histórias e abordam temáticas relacionadas a Histórias e Culturas da África e Afro-brasileiras e sobre o sobre protagonismo negro. Ao todo são 16 produções disponíveis gratuitamente no YouTube. 

Link de acesso:https://drive.google.com/file/d/17fi4YLjgVQ0Qx9XnCtrzNxd09qbcExKT/view?usp=share_link 

Brincadeiras africanas para a Educação Cultural

Este livro, é um convite feito pela autora ao aprofundamento de inovações metodológicas com base na cultura do diálogo para a construção de relações de tolerância dentro e fora das unidades de ensino, e tudo isso, tendo por base a alegria que o brincar nos proporciona.

Autora: Débora Alfaia da Cunha

Editora: Castanhal

Link de acesso:https://drive.google.com/file/d/1E3voDdJVsGXwlWl2QUJ-w4Wb5vQv8t-X/view?usp=share_link

Escola como produção de mundos: currículos, insurreições e cotidianos

Escola como produção de mundos é um livro sobre imagens de escola pública. Não que você vá encontrar nele muitas pinturas, desenhos, gravuras ou afins. Encontrará uma aqui ou acolá, porque, para nós, as escritas fazem rugir em nossos dedos o desejo pelo grafite sobre tela, pela tinta entre nossas leituras. Todavia, não são dessas imagens que falamos, ou não apenas delas. Esse é um livro sobre imagens de escola pública porque não acreditamos, nem por um momento, que a imagem padronizada da escola pública precária seja a única imagem viável para essa instituição. 

Organizadores: Steferson Zanoni Roseiro e Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves

Editora: Schreiben

Link de acesso:https://www.editoraschreiben.com/

Se for o currículo, vá embora!

Os capítulos do livro revelam uma escola pública não só como um lugar de ensinagens, socialização e aprendizagens, mas de afetos, resistências, conflitos, corpos, dramas, memórias, diálogos e vida que, muitas vezes, esquecemos ou tentamos abstrair do mundo da escola. De maneira bem leve, reflexiva, cuidadosa e até engraçada, os autores tratam no livro do que chamamos chão da escola. 

Dessa forma, esse livro é para você que aposta em uma escola pública festejante, vibrátil, transgressora, que é cheia de possibilidades, de afetos, diálogos, problemas, conflitos, burlas, mexericos, trocas e encontros. 

Autores: Steferson Zanoni Roseiro e Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves

Editora: CRV

Link de acesso:https://drive.google.com/file/d/1uYEJhg98OpIu47nki0Ksfsed4vHOLAR5/view


Dicionário de expressões (anti) racistas

Expressões fizeram parte da série Expressões Racistas do Cotidiano, produzida e publicada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA em suas redes sociais, agora reunidas no dicionário.


Link de acesso:http://www.defensoria.ba.def.br/wp-content/uploads/2021/11/sanitize_191121-071539.pdf 

Biblioteca do Ailton Krenak 

Essa é uma iniciativa da comunidade Selvagem para catalogar, organizar e acessibilizar os vídeos de YouTube, entrevistas, matérias e/ou artigos do Ailton Krenak. 

Link de acesso:https://bibliotecaailtonkrenak.notion.site/Biblioteca-do-Ailton-Krenak-cd46ab5c7c4448ffb3111f3c9ef833d9

Formação contínua e o coordenador pedagógico da Educação Infantil

Nesta produção, as autoras fazem uma importante e original reflexão sobre a formação contínua do coordenador pedagógico e seu impacto no trabalho como formador de professores na educação infantil. Fundamentam-se no entendimento de que há no trabalho docente, com crianças pequenas, uma indissolúvel relação entre teoria e prática, manifestada na práxis pedagógica cotidiana. Caminham, ao explorarem as particularidades da educação infantil, primeira etapa da educação básica, no sentido de trazer contribuições para o avanço qualitativo das práticas desenvolvidas pelos professores de crianças de 0 a 5 anos. 


Autoras: Karine de Abreu Melo e Kalline Pereira Aroeira 

Editora: Pedro e João

Link de acesso: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/formacao-continua-e-o-coordenador-pedagogico-da-educacao-infantil/

Educação como processo de resistência

O livro “Educação como processo de resistência” vem pensar o currículo como ferramenta de saberes/fazeres que conjugam nossa visão de mundo e de ser humano, procurando tatear/apontar uma direção que se orienta pela pluralidade, igualdade, diferença, ética e inclusão, pensando em uma práxis na qual os diferentes sujeitos tenham voz, visibilidade, representatividade, respeito e amorosidade. 


Marcelo L. Ucelli, Geraldo F. dos Santos, Haroldo Vidal e Marluce Leila S. Lopes (organizadores

Editora: Encontrografia Editora 

Link de acesso: https://encontrografia.com/wp-content/uploads/2021/09/ebook_Educacao-como-processo-de-resistencia.pdf





Currículo e estética da arte de educar

Janete Magalhães Carvalho, Sandra Kretli da Silva,

Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni (organizadoras) – Curitiba: CRV, 2020.

Link de acesso: https://drive.google.com/file/d/1c4ojVrSraDtq-6tBVqlZrfJS6zN-EBBw/view


NEFI Edições 

A editora do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEFI/UERJ) tem como foco temático as relações entre infância, educação e filosofia, tanto no que diz respeito a experiências filosóficas com crianças e à formação de professoras em escolas públicas quanto ao estudo e o exercício mais amplos possíveis da categoria de infância. 

Todos os livros e revistas do site estão disponíveis gratuitamente para download.

Link de acesso: http://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php