Aluno Monitor 2025 - Projeto em andamento.
Finalidade
Orientar os alunos com conhecimentos técnicos básicos do sistema operacional, assim como conhecimentos básicos em Linux Educacional, no uso e acesso ao Classroom e plataformas disponibilizados a Escola no ambiente da Sala de Informática, bem como nas demais tecnologias na Escola, para atuarem de maneira autônoma junto às turmas que o frequentam, desempenhando o papel de monitores-suporte para as aulas desenvolvidas neste espaço.
Objetivo Geral
Qualificar, em curso de formação continuada, com conhecimentos no uso do computador como recurso de aprendizagem, para que possam atuar junto aos professores das demais disciplinas nas aulas realizadas na Sala de Informática (SI), dando assessoria ao uso das máquinas, periféricos e programas, internet, pesquisa de conteúdo; à alunos interessados em se tornar Monitores-Suporte e disponibilizar seu tempo para trabalho voluntário na escola, tornando-os protagonistas de sua própria aprendizagem e de outros.
Atividades desenvolvidas
As turmas do Aluno Monitor Iniciante têm 20 alunos cada e são ofertadas duas vezes ao ano para alunos do 5º ao 8º ano. Já as turmas do Aluno Monitor Intermediário têm 15 alunos cada e são ofertadas aos alunos que já completaram o curso de aluno Monitor Iniciante, independentemente do ano escolar em que se encontram.
Cada escola pode ter até oito alunos monitores, que auxiliam o professor de informática e, na sua ausência, os demais professores. A gestão das atividades desses alunos é de responsabilidade da escola.
As oficinas, tanto para iniciantes quanto para intermediários, acontecem às quartas-feiras, com duração de três horas cada, e após quatro encontros, os estudantes recebem um certificado podendo colaborar com a escola durante o ano, conforme seu interesse.
As aulas para iniciantes são conduzidas por duas professoras que fazem parte da gestão do NTEM. As atividades destinadas aos alunos foram criadas com o auxílio das plataformas ®Wordwall e ®Educaplay pelas próprias professoras e funcionam como jogos para reforçar o conteúdo abordado. Essas ferramentas fornecem relatórios sobre o progresso dos estudantes.
As aulas de nível intermediário sobre Arduino são oferecidas por uma professora convidada, que dedica vinte horas semanais ao Núcleo. As atividades de Arduino são realizadas na Sala Maker, onde os alunos têm acesso a chromebooks, placas e componentes eletrônicos. Para reforçar os conteúdos, são utilizadas ferramentas digitais como o ®Kahoot, e para o desenvolvimento de circuitos, utiliza-se o ®Tinkercad da ®Autodesk.
Colocar os projetos desenvolvidos em 2023