Conheça alguns dos Trabalhos de Conclusão de Curso orientados em nosso curso:
“À insignificância caída”
À INSIGNIFICÂNCIA NO CONCRETO Dores ignoradas, sentidas e gravadas
NATÁLIA DE LIMA CAVALCANTE
2024
Minha pesquisa busca compreender a experiência do julgamento da importância relativa, a sensação existencial constante de questionar o valor de tudo. Por meio da gravura em metal e suas possibilidades, exploro a dimensão física e material do mundo, resgatando a natureza bruta dos elementos. Utilizo blocos de concreto, símbolo da banalidade do cotidiano atual, e os confecciono como objetos de arte. Essa investigação artística se baseia em minha produção nos ateliês de gravura e de modelagem da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre 2022 e 2024. Para fundamentar meu trabalho, aprofundo-me em conceitos do existencialismo de Albert Camus e em poemas de Cecília Meireles, Sylvia Plath e Augusto dos Anjos. O resultado configura obras que elevam o concreto cinza do dia a dia à condição de arte. Por meio da técnica delicada da impressão não usual da gravura em gesso e da melancolia existencialista, levo o que é considerado banal ao foco da importância relativa da vida que diariamente é ignorada.
REMINISCÊNCIAS DO CORPO: contato, memória, impressão e pensamento
MATHEUS FERREIRA DE SOUZA DOS REIS
2024
A realização deste trabalho explora profundamente as reminiscências do corpo através de técnicas como litografia e foto performance. A pesquisa explora o corpo não só como meio de expressão artística, mas também como um reservatório de memórias e sensações. Empregando o corpo entintado para gravação, o projeto vai além da litografia tradicional, gerando trabalhos que são tanto impressões diretas da forma física quanto representações quanto às dimensões abstratas das camadas emocionais e psicológicas que compõem a identidade humana. A foto performance, parte do processo criativo, atua como uma ferramenta de auto exploração, onde o artista se conecta com a transitoriedade de seu ser. Esta técnica permite uma investigação da relação entre o artista, seu corpo e sua arte, criando obras que questionam as ideias tradicionais de auto-representação. Documentando esses momentos íntimos, o projeto captura o corpo e medita sobre a continuidade da existência humana e da memória. Além disso, o projeto oferece outras perspectivas sobre a intersecção entre contato, memória, impressão e pensamento e destaca o potencial do corpo como meio de expressão artística e veículo para a exploração do self.
FARPA: A experiência de criação de uma marca autoral
SOFIA PRAZERES SCHEUFLER
2024
Esse trabalho visa ressaltar a importância da mudança dos modos de consumo atuais, colocando os brechós e a moda upcycling como grandes pilares para esse objetivo. A partir desses conceitos, discorre sobre moda nas ruas e criação de marca e sobre como esses conceitos influenciam iniciativas como é o caso da marca FARPA, que se propõe a ressignificar roupas de segunda mão a partir do garimpo e customização, entendendo esta ação como um trabalho autoral de produção artística.
Esta monografia propõe-se a investigar as explorações que venho conduzindo ao longo de minha jornada, mais especificamente, em relação às gravuras e obras produzidas a partir de embalagens de Tetra Pak (série que chamo de Apanhador de desperdícios). A pesquisa começa apontando relações da prática com tempos anteriores ao da formação acadêmica. A seguir, como forma de registro dá conta do processo de feição das obras e suas inclinações, e, por fim, levanta questões teóricas a elas pertinentes e aos temas que as rodeiam.
Palavras-chave: Tetra Pak, desperdício, reutilização, poesia.
Buril
Gravura em metal
2022
Caminhos da Matriz
TAINÁ VERDE
2023
Trabalho obrigatório como parte do processo de conclusão do curso de artes visuais - gravura da escola de belas artes da universidade federal do rio de janeiro. O seguinte documento apresenta um passeio pelo processo de criação de alguns trabalhos durante minha trajetória universitária, atravessado por pensamentos-vivências sobre memória, ancestralidade afroindígena, gravura e arte contemporânea.
A Criação artística sob uma cosmovisão cristocêntrica reflexões sobre o processo criativo
LETÍCIA EDUARDA MARTINS DOS SANTOS
2024
Este trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre a arte e a criação de uma obra durante seus processos e desenvolvimentos, que nos momentos atuais, aparenta ser percebida como uma qualidade relativa, trazendo um resultado de ilustrações enfraquecidas, na perspectiva artística. As reflexões aqui realizadas indicam uma tentativa de compreender como a visão de mundo e a criação artística que não precisam necessariamente transmitir um ideal, nem uma filosofia relativista, mas exige a natureza de propósito e um processo de desenvolvimento. Em uma cosmovisão cristocêntrica, esse trabalho revela a origem da criação, no aspecto físico e espiritual. Deus é o primeiro artista, criador de obras magníficas, um indescritível criador de arte, ensinando seu modelo de criação muito antes de qualquer outro artista, iniciando sua obra com a luz.
Palavras-chave: Arte. Criação. Deus. Obras artísticas